TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância Dos Métodos De Ensino Do Futsal Nas Escolas

Por:   •  4/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  3.336 Palavras (14 Páginas)  •  92 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1]

Centro Universitário Leonardo Da Vinci

Rafael Dias Pereira Da Silva

LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA

(LEF 0687)

[pic 2]

PROJETO DE ESTÁGIO:

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II

COLÍDER/MT

2021


SUMÁRIO

1 PARTE I: PESQUISA        3

1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA: ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E JUSTIFICATIVA        3

1.2 OBJETIVOS        3

1.3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA DA PESQUISA        3

2 PARTE II: PROCEDIMENTOS DE ESTÁGIO        7

2.1 METODOLOGIA        7

2.2 CRONOGRAMA        8

REFERÊNCIAS        8

APÊNDICES        9


1 PARTE I: PESQUISA

  1. DELIMITAÇÃO DO TEMA: ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E JUSTIFICATIVA

A área de concentração escolhida para o plano de estagio II é Metodologias de ensino e aprendizado de Educação Física. O desenvolvimento desse trabalho será realizado baseado em como o esporte está presente em nosso cotidiano e sua importância na Educação Física Escolar. Desse modo o tema escolhido foi A importância dos métodos de ensino do futsal nas escolas.

O presente trabalho tem como finalidade em apresentar a importância do futsal nas aulas de educação física na escola, tendo em vista que o futsal é um esporte de muita ênfase nas aulas de Educação Física.

  1. OBJETIVOS

a) Analisar várias metodologias de ensino e aprimoramento da técnica;

           

b) Adotar atitudes de respeito mútuo, dignidade e solidariedade em situações lúdicas esportivas, repudiando qualquer tipo de violência e descriminação;    

   

 c) Aperfeiçoar as capacidades físicas e habilidades motoras aplicando-as com discernimento em situações do cotidiano.

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA DA PESQUISA

  1. Nos Últimos anos Muito se Fala Sobre Aprimoramento da Técnica no Futsal, mas o que é Aprimoramento da Técnica?

Aprimoramento da técnica não é simplesmente jogar, mas sim analisar quais os principais fundamentos técnicos da modalidade que normalmente são ensinados nas escolas ou escolinhas de futsal. Porém devemos nos atentar que assim como nos treinamentos físicos e táticos, ambos têm suas fazes de desenvolvimento para cada faixa etária, sem prejudicar ou lesar o desenvolvimento motor da criança, levando em consideração os níveis de execução para cada habilidade, de acordo com seus respectivos níveis técnicos e táticos.

A criança necessitará de um cuidado maior, para se encontrar como o instrumento de jogo, na fase da adolescência busca-se a automatização do movimento, tendo em vista que ao realizar uma jogada o atleta não planeja antes, mas vai improvisando no caminho se tornando algo automático.

                                               

Independentemente da fase de desenvolvimento e das metodologias de ensino, existem os chamados fundamentos técnicos, que são imprescindíveis para o ensino do futsal. É claro que cada faixa etária vai responder de uma maneira ao ensino da técnica e isso precisa ser considerado, porém, para que o participante/ atleta consiga executar o esporte de maneira aprimorada, ele precisará ter um bom domínio dos fundamentos do esporte (SALVADOR,2016, p,54).

        Como discorre Salvador um bom domínio dos fundamentos do esporte fara com que os adolescentes excutem essas técnicas com maestria, mas que fundamentos são esses?

        Segundo Carvalho, Oliveira e Silva (2020) são considerados fundamentos do futsal passe, cabeceio, chute, drible e condução, sendo assim considerados fundamentos matriarcas pois todo atleta que deseja praticar esse esporte tem que ter domínio desses fundamentos.  Já o goleiro e um pouco mais complexo ele tem que ter noção de espaço, flexibilidade, defesa alta e baixa, saída de gol, reposição, fechar o ângulo, colocação da barreira, tempo de reação e acima de tudo ter os domínios de um jogador de linha.

Para os atletas o passe e essencial pois por ele a um meio de comunicação entre eles fazendo assim as jogadas necessárias para alcançar o objetivo principal que é o gol. Como discorre Salvador (2016), para que isso ocorra é preciso que a bola seja arremessada na meta e, como o dito popular: balance as redes. Assim, a melhor maneira para atingir esse objetivo é através do chute.

Percebe-se pelo acima que o jeito mais fácil para marcar um gol e o chute, porém não e tão simples assim o atleta precisa ter uma boa visão de jogo, calcular distância e trajetória e acima de tudo se livrar dos adversários para que o mesmo seja executado.  Ainda sobre autor o domínio e a arte de receber a bola com várias partes do corpo comprimindo a musculatura até a bola seja amortecida e assim submetida ao seu controle, essa habilidade e fundamental há um jogador de finalização, geralmente é por meio dela que são realizadas finalizações ao gol.

De acordo com Salvador (2016) outra técnica que é considerada de alto nível que apenas alguns atletas conseguem executar com maestria é o drible, alguns acreditam que seja talento ou algo genético, sabemos que é uma arte que é um conjunto de habilidades como agilidade, coordenação motora e uma grande noção de espaço, tendo em vista que o atleta tem pouco espaço para a realização desse feito. O ato de driblar é uma ação individual realizado com bola, que é uma combinação de improviso e talvez pouco de velocidade e arranque e alta flexibilidade, seu objetivo principal e ultrapassar o adversário a sua frente como discorre Mutti (2003). Associada a essa técnica temos a condução que é o ato de conduzir a bola sem que o adversário há roube.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.6 Kb)   pdf (276.8 Kb)   docx (334.5 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com