TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância da Gestão do Conhecimento

Resenha: A Importância da Gestão do Conhecimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2013  •  Resenha  •  4.375 Palavras (18 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 18

A Importância da Gestão do Conhecimento: um estudo de caso realizado em duas organizações prestadoras de serviço

fevereiro 13, 2012

Por esab

Print PDF

Resumo

O dinamismo e os níveis de incerteza do mercado, cada vez mais elevados, levam a um ambiente de ameaça à sobrevivência das empresas, aumentando assim a necessidade de se perceber a importância da Gestão do Conhecimento, o qual passa então a ser visto como fator de diferenciação das organizações. O presente artigo tem como objetivo identificar o grau de importância dada à gestão do conhecimento em organizações prestadoras de serviço. Dessa forma realizou-se uma pesquisa bibliográfica e de campo nas organizações Translog e IFPB. Constatou-se que as duas organizações, diferem bastante na forma de tratar o conhecimento em seus ambientes de trabalho e possuem modelos de gestão não alheios a mudanças e ainda bastante aquém do que vem a ser a gestão baseada no conhecimento como diferencial competitivo. Percebe-se então a necessidade de existir programas formais para alcançar os objetivos propostos pelos modelos de gestão do conhecimento.

Palavras chave: conhecimento. competitividade. diferencial. gestão do conhecimento.

Abstract

The dynamism and levels of market uncertainty, ever higher, bring an environmental threat to the survival of companies, thus increasing the need to realize the importance of Knowledge Management, which becomes to be seen as a factor of differentiation of organizations. This article aims to identify the degree of importance given to knowledge management in service organizations. Thus was realized out a bibliography search and field search at the Translog and at IFPB. It was found that the two organizations differ widely on how to treat knowledge in their work environments, your models are not unrelated to changes and very falling short of what is to be based on knowledge management as a differentiator. It can be seen there is the need for formal programs to achieve the objectives proposed by the models of knowledge management.

Keywords: knowledge. competitiveness. differential. knowledge management.

1. Introdução

Em tempos de enorme busca pela competitividade, o conhecimento passou a ser uma ferramenta imprescindível como recurso competitivo nas empresas e no universo econômico. Segundo Davenport & Prusak, 1998, apud (ALVES; PESSOA; CAMPOS; MARIA, 2004, p. 3), a única vantagem sustentável que a empresa tem é aquilo que ela coletivamente sabe, a eficiência com que ela usa o que sabe e a prontidão com que ela adquire e usa novos conhecimentos. A aquisição do conhecimento passou a apresentar uma importância muito grande quando se percebeu que criar, organizar, reter e aprender configurou-se numa fórmula nova contra a concorrência e a favor do desenvolvimento no trabalho.

Como conseqüência destas constatações, várias empresas estão adaptando suas políticas de recursos humanos, qualificando melhor seus funcionários e a gerência, principalmente a situada no topo das organizações, que deve ser capaz de comunicar a todos os subordinados as estratégias da empresa, de forma que mesmo aqueles que estão nos níveis hierárquicos inferiores possam tomar decisões alinhadas às mesmas.

Algumas evidências são então percebidas, entre as quais está a importância do conhecimento, como fator a ser gerenciado para se alcançar o diferencial competitivo.

Reconhecer a importância do conhecimento para a dinâmica organizacional não é novidade, tendo em vista que o mesmo já era reconhecido pelos filósofos da antiguidade. A diferença neste momento é a tentativa de criação de mecanismos que favoreçam a efetiva utilização do conhecimento individual e grupal como fator de diferenciação das organizações e, principalmente, na criação do conhecimento organizacional.

Percorrendo os estudos desta área, depara-se com uma série de conceitos e abordagens que buscam entender desde a diferença entre dado, informação e conhecimento, até modelos para tornar viável a aplicação dos conceitos de gestão do conhecimento na prática. Muitas organizações, a sua maneira, estão interpretando e adequando estes conceitos as suas realidades, buscando criar configurações possíveis para a utilização do conhecimento existente e potencial. Entretanto, a maioria destas desconhece a gestão do conhecimento e nada fazem para se tornar competitiva, permanecendo estagnadas no tempo.

A análise do ambiente organizacional tem demonstrado a necessidade de questionar as formas mecânicas de perceber as organizações. Variáveis como informação, conhecimento, ativos intangíveis, capital intelectual têm evidenciado a importância de revermos as formas de gerenciar as organizações.

Como resposta às mudanças, novas formas de gestão têm sido discutidas como alternativa ao modelo tradicional, uma destas formas é o modelo de gestão baseado no conhecimento, caracterizado por um modo diferente de perceber e pensar as organizações, centrada no conhecimento existente e potencial, alavancado pelas pessoas que as compõem.

Sob esta perspectiva, o objetivo principal deste artigo é identificar o grau de importância dada à gestão do conhecimento em organizações prestadoras de serviço, tomando como ambiente de pesquisa um estudo de caso realizado no IFPB (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba) e Translog (Transportes e Logística LTDA) ambas localizadas na cidade de João Pessoa, na Paraíba.

2. O Conhecimento

Primeiramente é necessário que se saiba a diferença básica entre dados, informações e conhecimentos. Para uma organização, dado é o registro de transações, ou seja, “É o conjunto de fatos distintos e objetivos, relativos a eventos” (DAVENPORT & PRUSAK, 1998, apud ALVES; PESSOA; CAMPOS; MARIA, 2004, p. 3). Entretanto os dados não tem significado próprio se não forem analisados. A partir da seleção e estudo desses, é que podemos criar as informações, que serão essenciais para a criação do conhecimento, logo são dados interpretados, dotados de relevância e propósito. Do mesmo modo o conhecimento toma como referencial a informação. Assim passa a ser uma composição das várias fontes de informações à que estamos submetidos diariamente, fazendo com que o aprendizado esteja sempre fluindo.

Conhecimento pode ser definido como ”o conjunto de crenças mantidas por um indivíduo acerca de relações causais entre fenômenos”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.7 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com