TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância do Conhecimento

Por:   •  9/10/2016  •  Dissertação  •  323 Palavras (2 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 2

Oficina de Produção Textual UNEB

Atividade 1: Elaboração de Texto: A importância do conhecimento

A importância do conhecimento

     A importância do conhecimento está na evolução e no progresso da humanidade ao decorrer de toda a sua existência. Sem conhecimento a humanidade viveria num ciclo de ignorância, entregue à própria sorte e talvez já estivesse extinta há muito tempo, já que o conhecimento é inerente e necessário ao ser humano, pois qualquer coisa que faça ou deseje fazer requer conhecimento de alguma ação prévia.

     Graças ao conhecimento repassado de pessoa para pessoa, os seres humanos foram capazes de criar nossa atual civilização, desenvolver tecnologias avançadas e aprimorá-las todos os dias, descobrir a cura e a prevenção para diversas doenças e tantas outras coisas que atualmente não conseguiríamos mais viver sem.

     O filósofo francês Pierre Levy diz que, hoje, o conhecimento está nas mãos das pessoas que aprendem, transmitem e produzem conhecimentos de maneira cooperativa em sua atividade cotidiana. Disse também que quando a informação é transmitida de uma pessoa para outra, esta não a está perdendo; e que quando esta informação é utilizada, ela não é destruída.

     O conhecimento pode ser classificado em diversos tipos como, por exemplo, mítico, ordinário, dogmático e científico. O conhecimento mais valorizado é o cientifico, isso porque ele surge após a investigação e comprovação científica de algo estudado. Embora, como o conhecimento é limitado, muitas vezes estas comprovações acabem sendo refutadas no futuro, assim transformando o conhecimento cientifico em algo questionável.

     O conhecimento vem do homem e o homem é falho, não tem toda a sabedoria do mundo. Para que determinada informação seja vista como correta, existem conhecimentos errôneos e suposições infundadas acerca daquilo, mas que sem eles o conhecimento fundamentado nunca teria sido comprovado, assim tornando todo conhecimento importante, nem que este seja apenas um meio para um fim.

     

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (46.9 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com