TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância do gerenciamento de custos e preços, da pesquisa de mercado, e do comportamento do consumidor para o planejamento de vendas

Por:   •  10/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.214 Palavras (5 Páginas)  •  542 Visualizações

Página 1 de 5

Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial

DISCIPLINAS NORTEADORAS: GESTÃO EM MARKETING; LOGÍSTICA EMPRESARIAL; GESTÃO DE CUSTOS E PREÇOS; PLANEJAMENTO DE VENDAS E PESQUISA DE MERCADO E COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR

Prointer III

Relatório final

Tema. A importância do gerenciamento de custos e preços, da pesquisa de mercado, e do comportamento do consumidor para o planejamento de vendas.

Polo Presencial Anhanguera – Colégio Interação. Marília - SP

Tutores: Gislayne R S Silva (A distância)

Marília – SP

2017

Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial Projeto interdisciplinar Aplicado aos Cursos Superiores de tecnologia III.

(Prointer III)

Empresa: Distribuidora Mais de Alimentos Ltda.

Endereço: Av. República N° 6930, Marília – SP.

Entrevistado: Walter B. Souza

Função: Gerente de vendas

Polo Presencial Anhanguera - Colégio Interação. Marília - SP

Marília – SP

2017

Introdução

Com base nos estudos anteriores é possível perceber a real necessidade de um Plano de ação para elaborar um sistema de: Gerenciamento de Custos e Preços, com base em pesquisa de mercado, e do comportamento do consumidor para um planejamento de vendas. E que seja adequado, a praça que atua e com foco no perfil de sua clientela. Um sistema de gestão moderno, muitas empresas operam do Brasil , ainda opera com métodos antigos e com a Distribuidora Mais não é diferente, assim como muitas outras empresas do Brasil, o passar do tempo, o crescimento e a modernização faz com que o métodos antigos de administração se tornem cada vez obsoletos a medida que as pessoas e processos de uma forma geral, evoluam.

Descrição

Visto que a empresa conta com diversos fornecedores de diferentes perfis, é necessário um detalhamento da participação de cada parceiro dentro do negócio Para que possamos então fazer ajustes.

Também uma pesquisa de mercado com base em pesquisa de campo aleatória em busca das seguintes informações: se consome ou não Balas, Biscoitos e gomas, se o fator preço é fundamental para decisão da compra ou não.

Assim obter dados para um planejamento de vendas eficaz e também identificar, com base na pesquisa de mercado. Ao final, farei um planejamento fatos abordados e detectados.

Primeiro passo.

A distribuidora embora seja também uma empresa, tem características um pouco diferente das indústrias, é uma empresa comercial, portanto não fabricam e sim distribuem os produtos já acabados. Mas tem sim papéis fundamentais como empresa e se faz uso das técnicas de Markup, a diferença é que faz uso de matéria- prima e sim a comercialização de produtos acabados.

Evandir Migliorini, custos e analise de gestão pg 171 6.2

As empresas comerciais se diferenciam das empresas industriais pelo fade comprarem as mercadorias já prontas de seus fornecedores e revendê-las também prontas, caracterizando-se como intermediarias, sem ampliar ou modificar sua utilidade, enquanto as empresas industriais adquirem matérias-primas e modificam sua utilidade após realizar nelas determinadas operações, caracterizando-as como transformadoras.

Quadro de parceiros e participações

Quadro de parceiros e participações

Parceiros Vendas % Participações Markup

Parceiro 01 500.000,00 50 % 25 %

Parceiro 02 200.000,00 20 % 35 %

Parceiro 03 190.000,00 19 % 35 %

Parceiro 04 110.000,00 11% 45 %

Quadro 1. Própria autoria

Segundo dados levantados em entrevista, o Markup de cada empresa já é estabelecido em contratos de distribuição, portanto não pode ser alterado.

Como já foi dito antes, há um risco eminente que é a discrepância de faturamento entre os demais parceiros.

Sugiro uma mudança de comportamento urgente, pois esse parceiro não pode ter uma representatividade tão grande.

Segundo passo.

Pesquisa de Campo com foco no comportamento do consumidor, nas seguintes Questões:

Entrevistados Você consome Balas, Gomas, Biscoitos e Chocolates? Você entra no PDV só para comprar algum desses produtos? O preço é fator realmente relevante para decisão de compra? O fato de você ver o produto bem exposto, é motivo de compra? Você compra um produto semelhante caso não encontre o seu preferido?

Entrevistado 1 Sim Sim Não Sim Não

Entrevistado 2 Sim Não Não Sim Sim

Entrevistado 3 Sim Não Não Sim Sim

Entrevistado 4 Sim Não Não Sim Sim

Entrevistado 5 Sim Sim Sim Sim Sim

Entrevistado 6 Sim Não Não Não Sim

Entrevistado 7 Sim Não Não Sim Sim

Entrevistado 8 Sim Não Não Sim Sim

Entrevistado 9 Sim Não Não Sim Sim

Entrevistado 10 Sim Não Sim Sim Não

Total 100% Sim 80% Sim 80% Sim 90% Sim 80% Sim

Quadro 2. Própria autoria

A pesquisa de Marketing tem como função o levantamento de dados e informações para entender o comportamento do consumidor de uma maneira

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (84.5 Kb)   docx (14.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com