TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de Custos e Preços Pesquisa de Mercado e Comportamento do Consumidor Planejamento de Vendas

Por:   •  8/6/2015  •  Projeto de pesquisa  •  2.868 Palavras (12 Páginas)  •  389 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

POLO l

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL

MÉRCIA COLEN PEDROSO CHARNECA - 8743990601 

PROINTER III – Relatório Parcial

Disciplinas:

Gestão de Custos e Preços

Pesquisa de Mercado e Comportamento do Consumidor

Planejamento de Vendas

TUTORA EaD – Profª Marley Casagranda

Belo Horizonte/MG

2015

SUMÁRIO

Introdução                                                                                 1

Desenvolvimento                                                                ………2

Considerações Finais                                                                         7

Referências                                                                                 8



INTRODUÇÃO/APRESENTAÇÃO

A determinação do preço afeta a posição da empresa, no que diz respeito ao faturamento e rentabilidade, bem como a participação no mercado. A determinação do preço do produto ocorre a partir da identificação dos custos fixos e variáveis da empresa, a partir dessa identificação e do volume de vendas previsto, a empresa calcula o ponto de equilíbrio, que é o ponto em que as receitas e os custos totais se igualam, lucro nulo. Ponto de equilíbrio indica, o preço mínimo pelo qual a empresa deverá comercializar seu produto, para chegar a esse calculo é necessário que o empreendedor, tenha uma noção precisa de sua estrutura de custos. O segundo elemento é a pesquisa de mercado, que é o preço calculado através da percepção do valor do produto pelo consumidor e por fim o terceiro elemento é o comportamento do consumidor de modo que não determinamos o preço somente em função dos preços praticados pela concorrência.

Neste contexto onde as organizações estão inseridas, com transformações intrínsecas no mercado, há uma busca incessante por instrumentos que possam otimizar processos, elevar a competitividade e a flexibilidade das organizações, o que contribui para que esses aspectos sejam atendidos é o planejamento de vendas, por ser uma área de estudo voltada a desenvolver práticas que favoreçam a venda de produtos e serviços que estejam de acordo com as necessidades e desejos dos clientes.

O vendedor deste século deve estar dotado de competência e capacidade para auxiliar seu cliente a ter uma visão do futuro para desenvolver seus negócios, esta atitude conquista a confiança do cliente que sempre buscará a orientação do vendedor em caso de necessidade em relação ao produto adquirido ou a ser adquirido.

 

DESENVOLVIMENTO

Tema: A importância do gerenciamento de custos e preços, da pesquisa de mercado, e do comportamento do consumidor para o Planejamento de Vendas.

A importância do colaborador dentro do ambiente organizacional ganhou forças ao longo dos tempos e hoje é vista como uma possibilidade de criar um diferencial no mercado. O planejamento estratégico de gestão de pessoas é um caminho necessário para que o desenvolvimento do colaborador possa agregar valor ao produto ou serviço no mercado.

O planejamento pode ser estruturado a partir de três etapas distintas que são o planejamento estratégico, tático e operacional, cada uma dessas etapas possusi a sua relevância necessária antes de colocar em prática o que foi traçado no planejamento. Após colocadas em prática é necessário acompanhar a evolução dos resultados em busca de pontos de melhoras que possam otimizar o processo.

Qual a importância na organização da área de vendas e do Planejamento de Vendas?

Diretamente relacionado com o marketing a administração de vendas é uma das ferramentas mercadológicas com que as empresas buscam no mercado recursos para fazer frente as suas despesas e atingir seus objetivos financeiros, em uma empresa a área de venda é de extrema importância para o sucesso dos negócios.  A Associação Americana de Marketing define a administração de vendas como um conjunto de funções, planejamento, direção e controle de venda pessoal, incluindo recrutamento, seleção, treinamento, providências de recursos, delegação, determinação de rotas, supervisão, pagamento e motivação, à medida que essas tarefas são aplicadas á força de vendas.

A venda pessoal é uma comunicação verbal direta concebida para explicar como bens, serviços ou idéias de uma pessoa ou empresa servem às necessidades de um ou mais clientes potenciais, o processo de comunicação esta na essência de um venda, no entanto o seu papel como “distribuidor” produtos em diversos momentos não pode ser ignorado.

O vendedor funciona como uma ligação da organização com o seu cliente, para muitos clientes o vendedor é a organização, por essa razão deve ser dada importância a estruturação da força de vendas, assim como objetivos e estratégias bem traçadas.

A organização orientada para a venda o objetivo dominante é vender muito, sua ação é levar  o produto ao serviço de todos, o foco é vender o que se fabrica. Elaborar um plano de vendas assertivo é de extrema importãncia para o futuro da área comercial.

O Planejamento de Vendas é função do gerente de vendas, consistindo em decidir com antecipação o que deve ser feito, através de uma análise de situação interna e externa, fazendo uma previsão, preparando para atender e executar essa previsão e controlar o trabalho para que tais objetivos sejam alcançados.

As etapas desse planejamento são: Compilação de dados, análise da situação ambiental, através da compilação e armazenamento dos dados, sistema de informações, percepção e estudos dos fatores que possam reduzir a eficiência e o crescimento futuro da empresa, deve-se comparar as informações da análise ambiental com os recursos da empresa a fim de verificar as reais oportunidades existentes para obtenção do crescimento e melhoria da eficiência, análisar pontos fortes e pontos fracos, ameaças e oportunidades, potencial do mercado e potencial de vendas, verificando suposições fundamentais, a partir de opiniões, julgamentos, dados estatísticos, projeções de empresas especializadas, a empresa pode fazer sua previsão de vendas e em consequência disto, o orçamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.1 Kb)   pdf (176.3 Kb)   docx (106.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com