TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Indisciplina

Trabalho Universitário: A Indisciplina. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/8/2014  •  933 Palavras (4 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 4

A Indiciplina

Situação problema:

indisciplina a quase quarenta anos atrás, quase não se ouvia falar em indisciplina, pois quando aconteciam casos os métodos eram castigos severos e até fisicos, ainda bem que muita coisa mudou em relação a indisciplina,hoje os métodos são outros valorizamos a democracia, respeito e cidadania. hoje o professor deve identificar o motivo da indisciplina, muitas vezes eles só estão cansados e acham a aula monótona cabendo ao educador mudar suas estratégias, seu plano pedagógico, há também casos que são estrínsecos á aula e/ou professor. Alunos vivenciam problemas na sua família que refletem no seu comportamento em sala.

Davi tem nove anos e está no 4º ano do ensino fundamental, tem vários problemas de indisciplina em sala de aula, por ter uma família desestruturada, foi abusado na rua, seu pai é alcoólatra e constantemente espanca sua mãe e essa por sua vez sofre calada por medo.

Davi tem mais três irmãos, e com o vício descontrolado do pai sofre com a falta de alimento dentro de casa.

Sua mãe é sempre convocada na escola por comportamentos agressivos de Davi, se envolve em brigas, não obedece a professora e não leva material para a escola.

O comportamento de Davi é diferente dos demais colegas, como agressividade, apatia e na maioria das vezes é considerado um aluno preguiçoso, desatento irresponsável ou seja um aluno problema.

Sendo assim a professora de Davi encaminhou o caso para o conselho tutelar, pois a mãe não comparece a escola e seu desempenho escolar apresenta comprometido devido a situação que Davi se encontra

Relação professor e aluno sugestões

O professor obviamente deve conhecer a criança, mas deve conhece-la não apenas na sua estrutura biofisiológica e psicossocial, mas a relação do professor com esse aluno deve ser de afetividade, cumplicidade e na sua necessidade de criança que chora, ri, dorme, sofre e busca constantemente compreender o mundo que o cerca, bem como o que ele faz lá na escola.

Por outro lado cabe ao professor desenvolver em sala de aula atividades que promovam a motivação do aluno, pois aluno motivado dirige sua atenção e suas ações para a execução da atividade e consequentemente sobra menos tempo para se envolver em atos que comprometam seu desempenho escolar.

Bibliografia:Revista Escola

Wikipédia a enciclopédia.

Metodologia utilizada e conteúdos trabalhados

A indisciplina de Davi é manifestada por fatores ocasionados pelos transtornos familiares e emocionais. A professora avaliou esse aluno e apresentou uma medida para solução do problema com proposta com medidas adequadas . sabemos que docentes e a escola são responsáveis por uma dimensão menor a contribuição por parte da família resultam para melhoria dos problema indisciplinares na sala de aula. É recomendável que a professora e a escola entre com proposta de intervenção e recomendação procurar entender o que esta acontecendo, fazer uma pesquisa com esse aluno e com os pais, analisar por qual motivo desse comportamento indisciplinar. As partes envolvidas , professora escola e pais devem ficar atentos a esse comportamento, para chegar a um diagnostico e que possa acionar ajuda: psicólogo, psiquiatra e devido a situação que David se encontra procurar ajuda do serviço social e fazer encaminhamento que tenha um acompanhamento frequente.

Assim conseguir investigar fatores familiares que ocasiona esse tipo de comportamento.

Conteúdos trabalhados

Para resolver essa dificuldade procurar manter esse aluno ocupado com atividades do seu interesse

Sempre fazer combinado de regras de comportamento , que serão cobrados no decorrer do ano

Assumir postura em casos extremos

Nunca mandar esse aluno para fora da sala de aula

Procurar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com