TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Influência Da Teoria Comportamental No Plano De Carreira

Por:   •  15/10/2013  •  2.489 Palavras (10 Páginas)  •  449 Visualizações

Página 1 de 10

Resumo:

Este artigo apresenta como as teorias comportamentais criadas por filósofos, influenciam diretamente na motivação humana e o desempenho profissional no plano de carreira. Cada filósofo tem uma teoria diferente, sendo que todas servem para a motivação humana. As teorias mostram varias formas de motivar um profissional dentro de uma empresa, como condições físicas e ambientais, salários, benefícios sociais, as políticas da empresa, tipo de relação entre direção e funcionário, oportunidades existentes, reconhecimento e crescimento profissional, satisfação do cargo, entre outros. Verifica-se também que o planejamento de carreira é importante tanto para a empresa quanto para o funcionário. O desenvolvimento profissional é a educação que visa ampliar, aperfeiçoar, desenvolver pessoas para crescer profissionalmente. A metodologia utilizada neste artigo se baseia em pesquisa bibliográfica realizada em livros e sites específicos.

Palavras chave: Teoria comportamental. Plano de carreira. Influência

Abstract:

This paper shows how behavioral theories created by philosophers,directly influence human motivation and work performance in the career plan. Each philosopher has a different theory, all of whichserve to human motivation. The theories suggest several ways to motivate a professional within an organization, such as physical and environmental conditions, wages, benefits, company policies, type of relationship between management and employees, existing opportunities, recognition and professional growth, job satisfaction,among others. There is also the career planning is important for both the company and for the employee. Professional development is education that aims to expand, improve, develop people to growprofessionally. The methodology used in this article is based onliterature search was undertaken books and specific sites.

Key-words: Behavioral theory. Carrer plan. Influence.

1. Introdução

O objetivo do presente trabalho é abordar a motivação humana e o plano de carreira, mostrando os benefícios que trás tanto para o colaborador quanto para empresa.

A carreira profissional recebe a influência de comportamento que tem sua origem em filósofos, como Herzberg, que se baseia em dois fatores: fatores higiênicos ou extrínsecos e fatores motivacionais ou intrínsecos.

Já Mc Gregor criou dois conceitos que mostram a relação entre as empresas e seus trabalhadores, chamados de X e Y.

Porém, Maslow apresenta a teoria da motivação, conhecida como pirâmide de Maslow.

Outro filósofo, Kurt Lewin, foi um dos pioneiros em levar em conta o ambiente na motivação humana.

Por fim, David McClelland leva em conta a satisfação das necessidades dos trabalhadores.

Com base nessas teorias pesquisadas, o artigo tem como o objetivo mostrar a relação entre as formas de motivação que a empresa usa para atuar no planejamento de carreira de seus funcionários. Será levantada a questão sobre de que maneira as empresas atuais estão utilizando essas teorias?

2. Teoria Comportamental

A Teoria Comportamental surgiu em 1947 nos Estados Unidos, dentro de uma fundamentação democrática. Esta teoria trata a motivação humana como um dos principais temas, os principais filósofos são: Maslow, Herzberg e Mc Greogor.

2.1 Teoria dos dois fatores de Herzberg

Frederick Herzberg, propôs um modelo motivacional baseado em dois fatores que, para ele, abordam a situação de motivação e satisfação das pessoas.

- Fatores Higiênicos ou Extrínsecos:

Relacionados com o meio que o funcionário atua, são fatores determinados pela organização, e que fazem parte da cultura da empresa. Esses fatores são necessários para ajustar os colaboradores a seu ambiente, porém não são determinantes para gerarem motivação ou produtividade a longo prazo. São fatores que referem-se às condições que rodeiam o funcionário enquanto trabalha, englobando as condições físicas e ambientais de trabalho, o salário, os benefícios sociais, as políticas da empresa, o tipo de supervisão recebido, o clima de relações entre a direção e os funcionários, os regulamentos internos, as oportunidades existentes etc. Constituem os fatores tradicionalmente utilizados pelas organizações para se obter motivação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com