TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Informática No Contexto Artístico Da Escola Integral

Ensaios: A Informática No Contexto Artístico Da Escola Integral. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/10/2014  •  5.251 Palavras (22 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 22

1. Introdução Geral

A Era Digital já é uma presença no nosso cotidiano, seja na TV, no cinema, nos jogos eletrônicos; enfim, em todos os lugares e, portanto, a Educação não deve e nem pode desprezar esse dado de realidade, nem "fazer de conta" que ela não existe na vida dos alunos. E, se levarmos em consideração que esses mesmos alunos hoje, serão profissionais no futuro, em uma sociedade ainda muito mais informatizada, se faz imprescindível que a escola os prepare, tornando-os cidadãos críticos/reflexivos e digitalmente alfabetizados.

Quanto mais cedo uma criança desenvolver atividades com computadores, maiores facilidades ela terá para lidar com as novas tecnologias que estão surgindo.

É preciso que o processo educativo informatizado seja agradável e significativo, privilegie a expressão e a comunicação de todos os participantes, promova o encontro, a convivência e a cooperação.

A informática no contexto da escola integral tornou-se importante porque atende facilmente a este processo e desenvolve no aluno a inteligência, socialização, criatividade e reflexão crítica. Seu principal objetivo é trabalhar o desenvolvimento da criança em todos os sentidos (raciocínio, atenção, concentração, coordenação, leitura, etc) e contribuir para que a mesma amplie seus conceitos em várias áreas do conhecimento.

Neste sentido foram e são desenvolvidos na Escola Integral SEA da cidade de Campos do Jordão-SP trabalhos que têm como principal característica a interdisciplinaridade com as atividades artísticas de dança, teatro, artesanato e informática o que enriquece o ambiente escolar e permite às crianças um aprendizado rápido e qualificado. Todos os professores envolvidos assumem papel de facilitadores e orientadores, ou seja, a realização e o desenvolvimento de todos os projetos foram e são realizados pelos alunos que os assumem de forma criativa e significativa.

Este trabalho está dividido em oito projetos - que estão descritos abaixo - que mostram como a informática pode ser aplicada no ambiente educacional da escola integral, visando uma profunda interação entre a pesquisa e a criação, tornando-se inesquecíveis e importantes no cotidiano dos alunos.

O primeiro projeto mostra um Gibi, que foi denominado Gibi-Eletrônico, que conta a história da construção da Escola Integral SEA, onde todos os desenhos dos quadrinhos foram feitos no Paint.,

O segundo projeto denominado “Eleições com Arte” mostra a utilização do computador como ferramenta, onde foram utilizados a internet, word e excel.

O terceiro projeto mostra a utilização inteligente da internet através da metodologia WebQuest no trabalho denominado “Personalidades do Século XX”.

O quarto projeto exibe a utilização de Ensino a Distância, através de ambiente de comunicação síncrona e assíncrona, no projeto “Blog da Escola Integral ”.

O quinto projeto mostra o resultado de um momento reflexivo entre professor e alunos, sobre a utilização da Informática no projeto “Dançando a Vida num Piscar de olhos”.

O sexto projeto mostra a iniciativa dos alunos em construir um site para a Escola Integral SEA.

No sétimo projeto, com um software tutor, os alunos iniciam o processo de alfabetização com o projeto denominado “Aquarela”.

O oitavo projeto mostra uma releitura de uma obra de arte utilizando o software Logo.

Os trabalhos aqui descritos nos fazem perceber a importância nos dias de hoje em se utilizar a informática no contexto educacional, não como modismo ou por imposição, mas por apresentar tanto para professores quanto alunos excelentes resultados.

2. Introdução à Informática

Projeto: Gibi Virtual em : Uma História de Amor - Frei Orestes

Área: Introdução à Informática Educativa.

Interdisciplinaridade: artes visuais - desenho, língua portuguesa e história.

Software utilizado: Editor gráfico Paint.

2.1 Apresentação

Para que o aprendiz alcance um “modo de pensar histórico” e possa se ver como sujeito ativo da História, é preciso estabelecer diálogos entre passado e presente identificando neles permanências e mudanças, simultaneidade e conexão temporal. O presente constitui um tempo vivo do qual participam diferentes tempos do passado, que se manifestam em conflitos, costumes, formas de organização social e modos de viver.

2.2 Objetivos

Este projeto teve como principal objetivo resgatar a história para fortalecer a identidade individual e coletiva dos alunos, levando-os a refletirem e conhecerem sobre a história de suas próprias famílias e a comunidade em que vivem através da história da escola em que estudam e do seu fundador Frei Orestes Girardi.

2.3 Metodologia

a) Os alunos pesquisaram através de livros e entrevistas na escola e em suas casas sobre a vida de Frei Orestes em Campos do Jordão.

b) Após esta pesquisa montaram uma pequena estória sobre Frei Orestes e a construção da SEA (hoje Escola Integral SEA).

c) Com a mesma concluída, começaram a procurar nos gibis da Turma da Mônica quadrinhos que se encaixavam com a estória criada.

d) Era necessário inserir um Frei nos quadrinhos e por isso tiveram que transferir os desenhos para uma folha de seda para então inserí-lo nos mesmos.

e)Com esta parte concluída, foi possível scannear os quadrinhos e no editor gráfico (Paint) os alunos puderam limpar, corrigir e colorir todos eles.

f) Montei um programa (sou programadora) para a manipulação do Gibi no computador, seguindo as idéias dos alunos, como por exemplo, pediram para que os quadrinhos iniciassem em preto e branco e que somente após clicar em cima dos mesmos, aparecessem coloridos e com o texto relativo ao quadro, etc. As figuras 1, 2, 3 e 4 ilustram um pouco deste trabalho.

Figura 1. Capa do Gibi, onde a árvore é o símbolo da SEA

Figura 2. Capa do Gibi após o click do mouse.

Figura 3. Página 03 do Gibi

Figura

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.4 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com