TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Integração Econômica

Por:   •  28/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  338 Palavras (2 Páginas)  •  130 Visualizações

Página 1 de 2

O conceito de Integração Económica aplica-se normalmente a fenómenos de cooperação e unificação entre dois países ou mais, embora genericamente corresponda à ocorrência desse tipo de fenómenos entre espaços económicos diferentes, eventualmente dentro do mesmo Estado.

Assim podemos falar em integração económica Nacional (dentro das fronteiras do mesmo país), Internacional (que é a mais frequente e implica a participação de um número restrito de países) e, Mundial (que emgloba um número elevado de países à escala mundial).

O objetivo principal é a manutenção da paz e o desenvolvimento económico dos países

Principais objetivos:

Dá-se o nome de área de livre comércio ou zona de livre comércio a um grupo de países que concordaram em eliminar as tarifas, quotas e preferências que recaem sobre a maior parte dos (ou todos os) bens importados e exportados entre aqueles países. O propósito da área de livre comércio é estimular o comércio entre os países participantes por meio da especialização, da divisão de trabalho e da vantagem comparativa;

Elimina os impostos á importação de produtos;

Facilita a livre circulação de produtos fabricados pelos países terceiros.

Mercosul é um exemplo de uma área de livre comércio entre os países do Cono Sul.

União aduaneira é uma área de livre comércio com uma tarifa externa comum (TEC), ademais de outras medidas que conformem uma política comercial externa comum. Entre um grupo de países ou territórios que instituem uma união aduaneira, há a livre circulação de bens (área de livre comércio) e uma tarifa aduaneira comum a todos os membros, válida para importações provenientes de fora da área.

É a livre circulação de pessoas, serviços e capitais para qualquer país que pertença à União Europeia.

Permite que os trabalhadores se fixem livremente num país de maneira a melhorar as condições de vida (habitação, trabalho, saúde, etc).

Exemplo: Deslocamo-nos para um outro país e decidimos estabelecer a nossa empresa, como precisamos de dinheiro para a poder gerir recorremos ao crédito desse mesmo país.

Tem como principais objetivos:

Organização das políticas orçamentais, defenindo limites para a dívida e o défice públicos.

Destina-se a manter a harmonia entre os estados membros, com vista a assegurar uma moeda única, o Euro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (49.7 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com