TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Integração do ESG na Avaliação de Empresas.

Por:   •  10/1/2024  •  Relatório de pesquisa  •  4.653 Palavras (19 Páginas)  •  21 Visualizações

Página 1 de 19

Integração do ESG na Avaliação de Empresas

SUMÁRIO

01. INTRODUÇÃO

02. O que significa a sigla ESG?

03. Como surgiu o termo? Por que ESG é tão importante para as empresas e startups?

04. O que são práticas ESG?

05. Aspectos ambientais: um dos pilares do ESG

06. Quais são as bases principais na implantação do ESG em uma empresa?

07. Qual o impacto dos Indicadores ESG no mercado de investimento?

08. Conheça fundos ESG e impacto no Brasil

21. Pilar ambiental do ESG na prática

10. ESG como ferramenta de gestão da sustentabilidade

01-INTRODUÇÃO

Nos últimos anos, as empresas de todo o mundo vêm mudando seu comportamento processos práticas sustentáveis. A percepção de que os recursos da natureza são limitados e de que o homem vem explorando os em velocidade muito superior ao de renovação são os principais fatores que estão fazendo as empresas adotarem essas novas práticas. Entre essas, há a gestão baseada no princípio ESG (do inglês, Environmental, Social and Governance). A gestão ESG se constitui como uma ferramenta em que as organizações podem se apoiar durante as fases de planejamento, implementação, verificação e correção de ações relacionadas ao seu desenvolvimento sustentável. Parte-se do pressuposto de que essas empresas, ao desenvolverem suas atividades econômicas, devem buscar discutir e aprimorar seus papéis com uma postura mais ativa enquanto agentes de transformação social e ambiental. Ademais, a adoção do ESG implica em inúmeros benefícios para as organizações, como: aumento de visibilidade entre investidores; melhoria na imagem da empresa perante a comunidade; ganho de eficiência em processos produtivos; evita sanções ambientais; entre outras vantagens.

A sigla ESG vem do termo em inglês Environmental, Social and Governance referindo-se à Ambiental, Social e Governança. Representa um conjunto de valores e critérios que a empresa desenvolve e/ou incorpora com o objetivo de melhorar o seu relacionamento com o meio ambiente e a sociedade. O ESG vem sendo muito usado no mundo dos investimentos. Consultores financeiros, bancos e fundos de investimento têm avaliado as empresas de acordo com seus impactos e desempenho em três áreas: meio ambiente, social e governança. Eles incorporam questões ambientais, sociais e de governança como critérios na análise, indo além das tradicionais métricas econômico-financeiras e, com isso, permitindo uma avaliação das empresas de forma holística. A adoção de princípios ESG na empresa trás fatores cruciais para o bem da sociedade, manutenção do planeta e construção de um mundo melhor. Além disso, afetam diretamente os resultados da organização de forma positiva, trazendo mais investimentos a ela. ESG é sinônimo de empresa sustentável e socialmente responsável.

02- O QUE SIGNIFICA A SIGLA ESG?

Veja abaixo quais os fatores do ESG: Fatores ambientais: uso de recursos naturais, emissões de gases de efeito estufa (CO2, gás metano), eficiência energética, poluição, gestão de resíduos e efluentes. Fatores sociais: políticas e relações de trabalho, inclusão e diversidade, engajamento dos funcionários, treinamento da força de trabalho, direitos humanos, relações com comunidades, privacidade e proteção de dados. Fatores de governança: independência do conselho, política de remuneração da alta administração, diversidade na composição do conselho de administração, estrutura dos comitês de auditoria e fiscal, ética e transparência. O termo surgiu em 2005 em uma publicação do Pacto Global em parceria com o Banco Mundial, chamada Who Cares Wins. A preocupação crescente do mercado financeiro sobre a sustentabilidade fez com que as questões ambientais, sociais e de governança passassem a ser consideradas nas análises de riscos e nas decisões de investimentos. Isso colocou forte pressão sobre o setor empresarial. Mas isso, somente graças a uma provocação do secretário-geral da ONU Kofi Annan a 50 CEOs de grandes instituições financeiras, sobre como integrar fatores sociais, ambientais e de governança no mercado de capitais.

03-COMO SURGIU O TERMO? POR QUE ESG É TÃO IMPORTANTE PARA AS EMPRESAS ESTARTUPS?

Estabelecer a gestão ESG é um passo importante para as empresas e startups estarem mais bem posicionadas no mercado, além de ter um melhor retorno financeiro. No Brasil os fundos ESG captaram ao menos R$ 2,5 bilhões em 2020. O ESG possibilita o capitalismo consciente, ou seja, a organização deixa marcas positivas no mercado gerando um capital sem causar impactos negativos ao meio ambiente e a sociedade. Como dito anteriormente, o ESG tem sido usado para que muitos investidores avaliem se a empresa merece ou não receber investimentos. Portanto, se essas empresas precisam aprimorar seus processos através de investimentos com certeza as suas políticas ambientais, sociais e de governança serão avaliadas e consideradas. É provável que, em determinado momento, grandes fundos e investidores prefiram aplicar seu dinheiro, exclusivamente, nesse tipo de empresa. Ademais, a sociedade, hoje em dia, tem destacado as organizações que são comprometidas com uma agenda mundial, por meio de uma governança corporativa, políticas ambientais e sociais. Uma vez que os consumidores estão mais exigentes, atender às práticas de ESG tornam as empresas mais responsáveis e preparadas para serem mais eficientes e perenes.

04- O QUE SÃO PRÁTICAS ESG?

 As práticas ESG são atitudes sustentáveis de acordo com os pilares do ESG. São elas: Ambiental A prática ambiental inclui exigências, como: gestão de resíduos; política de desmatamento; uso de fontes de energia renováveis pela empresa; posicionamento da empresa em relação à questões de mudanças climáticas; processos dedicados a reduzir ou eliminar a poluição do ar ou da água decorrentes de suas operações; logística reversa de produtos; gestão de fornecedores; preservar da biodiversidade dentro dos limites da empresa. Social Entre os pontos analisados pelos investidores e pelos gestores de fundos de investimentos, incluem-se como práticas sociais do ESG: qual a taxa de turnover; se há algum tipo de plano de previdência para os funcionários; nível de envolvimento dos funcionários com a gestão da empresa; benefícios e vantagens oferecidos aos funcionários; posição pública ou política sobre questões de direitos humanos; salário dos funcionários; programa de treinamento, qualificação e desenvolvimento dos colaboradores; gestão do relacionamento com o cliente; política corporativa que incentive a diversidade, a inclusão e que busque prevenir o assédio sexual; declaração de missão da organização; em relação com fornecedores avalia a existência de trabalho infantil, trabalho escravo, atuação em áreas desmatadas ou queimadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.9 Kb)   pdf (103.1 Kb)   docx (24.3 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com