TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Interação Humano Computador

Por:   •  17/9/2023  •  Relatório de pesquisa  •  1.120 Palavras (5 Páginas)  •  50 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

Faculdade de Tecnologia de Sorocaba

Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

INTERAÇÃO HUMANO-COMPUTADOR: DEFINIÇÕES

ATIVIDADE 1

Prof.º Sergio Moraes

Disciplina: Interação Humano-Computador

David Aurelio Gabilan Junior          R.A:0030482221005

Joás Praxedes Dias            R.A:0030482221004

Rute de Almeida Paula          R.A: 0030482121029

Sorocaba

Setembro/2023

Sumário

1.Introdução        3

2.Definição de Interação Humano-Computador        4

2.1.Definições de Heloísa Vieira da Rocha e M.Cecília C. Baranauskas        4

2.2.Definição de Roger S. Pressman        5

2.3.Definição de José Oscar de Carvalho        5

3.Conclusão        6

4. Referências Bibliográficas        7


1.Introdução

Os primeiros computadores tiveram seu uso limitado a pesquisadores e programadores, no entanto, com a expansão da tecnologia da informação para pessoas comuns, houve a necessidade de entender como seres humanos interagiam com sistemas de software.

Seu campo de estudo foi definido como Interação Humano-Computador, com o principal foco em não só entender como cada indivíduo utiliza-se da tecnologia, mas também na busca em aumentar a compatibilidade entre representações de dados/processamento e comportamentos humanos, visando auxiliar na execução de atividades com produtividade maior e segurança.

Este trabalho tem como objetivo referenciar algumas das definições desse estudo, proposto pelo professor Prof.º Sergio Moraes que ministra uma disciplina de mesmo nome na Faculdade de Tecnologia de Sorocaba.


2.Definição de Interação Humano-Computador

Para começar a falar sobre o termo IHC(Interação Homem-Computador), precisa-se compreender primeiramente cada um de seus termos, Recorrendo ao  Mini Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa (Ferreira,2014, p. 433) 8ª edição, para o entendimento de interação, temos a seguinte definição: sf. Ação que se exerce mutuamente entre 2 ou mais coisas, ou 2 ou mais pessoas, etc.[...].

2.1.Definições de Heloísa Vieira da Rocha e M.Cecília C. Baranauskas

Segundo Baranauskas, “O sistema ideal esconde tanto a tecnologia que o usuário nem nota sua presença”; isto é, quando um sistema atende todos os carecimentos do usuário e tem uma fácil interação, sua simplicidade esconde toda a tecnologia complexa usada em seu desenvolvimento, suprindo toda a satisfação e eficiência dele.

 

A Interação Humano-Computador faz-se necessária para que indivíduos realizem suas atividades com a finalidade de auxiliar a comunicação entre computador e usuário, relacionando os sentidos humanos emocionais e físicos durante a interação com a máquina.

Atualmente, há a necessidade de criar mais que um sistema versátil, necessitando-se também de um design eficiente que chame a atenção do cliente.

Uma das diversas maneiras de simplificar a decisão onde os “botões” devem ser posicionados ou qual o visual que o projeto final deve ter, é com a prototipação a partir do levantamento de requisitos, auxiliando na definição de interação do sistema.

Em consequência, não há maneira de estabelecer ou separar o conceito de interação. O ser humano deve interagir com o software de forma simples, porém, há a necessidade de que ele entenda a tarefa que está sendo realizada.

Isto define o estudo do design em conjunto à implementação dos sistemas e projetos de computadores para uso do homem. Compreender as perspectivas como: segurança, características sociais e organizacionais é um dever complexo.

2.2.Definição de Roger S. Pressman

Para Pressman (1995), os aspectos internos do software são importantes para sua qualidade e isso, muitas vezes, fica oculto do usuário final; entretanto, o projeto de interface é totalmente o oposto, considerando que, em sua melhor qualidade, o usuário terá um ritmo natural de interação e esquecerá que está comunicando-se com uma máquina. Caso o projeto seja ruim, causará insatisfação no usuário em reação a insegurança de uma interação não amigável.
Portanto, o projeto de interface relaciona tanto o estudo de pessoas (usuários) quanto os aspectos tecnológicos do projeto: o usuário e seu comportamento, tarefas que o sistema executa, tarefas que são exigidas do usuário como parte dessa interação e, em um nível fundamental: percepção visual, psicologia cognitiva de leitura, raciocínio dedutivo e intuitivo etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (112.2 Kb)   docx (26.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com