TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Intolerância Religiosa

Por:   •  5/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  271 Palavras (2 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 2

        Intolerância religiosa no Brasil.

Falar de intolerância religiosa é começar a discutir sobre o que se acredita e de onde se vem. No Brasil o Estado é laico, entretanto fomos colonizados por católicos, e as premissas do catolicismo estão implementadas em nosso dia a dia.

A Constituição de 1988 vêm prescrevendo a total liberdade a escolha de religião e proscreve a intolerância e o fanatismo. Contudo, no parâmetro contemporâneo brasileiro existe um grande preconceito camuflado de religião para religião, e na maioria das vezes é ignorado ou simplesmente esquecido por não haver busca pelos agressores, entretanto dados do G1 apresentam grande aumento de denúncias entre julho de 2012 e dezembro de 2014, o que demonstra uma possível passagem de preconceitos camuflados para explícitos, como no caso da menina Kailane Campos que foi apedrejada por apresentar uma religião com crenças diferentes ao dos agressores, felizmente isso é uma exceção, pois atualmente o respeito da maioria é recíproco.

Por mais que o respeito ainda lidere e aceite-se críticas sobre os dogmas religiosos, isto imposto pela Constituição Brasileira, muitas críticas são seguidas por desrespeito, ofensas e violência, o que deixa de ser legal e passa a ser crime, quebrando a ideia de laicidade do País. Com o avanço da tecnologia esses crimes se tornam mais propícios por meio das redes sociais, e é normal ver preconceitos verbais não apenas sobre religião, mas contra quaisquer crimes de ódio, todavia são feitas em anonimato, o que dificulta denúncias.

Mediante disto, é necessário que os profissionais da área de Direitos Humanos, implementem as leis já criadas, aumentando a pena e consequências. E cabe à educação investir e interferir educando os brasileiros.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (60.1 Kb)   docx (750.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com