TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A LIMPEZA DE PELE COM HIDRATAÇÃO E ELETROTERAPIAS

Por:   •  3/10/2022  •  Artigo  •  3.003 Palavras (13 Páginas)  •  68 Visualizações

Página 1 de 13

        LIMPEZA DE PELE COM HIDRATAÇÃO E ELETROTERAPIAS

Elizabete Corrêa Dutra

                   Eloir Fatima Gritti

                   Samira Schmitt 

             

Introdução

        As pessoas sempre buscam manter uma aparência agradável em decorrência dos padrões impostos pela sociedade, logo estão na constante busca do equilíbrio entre a saúde e autoestima.

        Foi através desses padrões que uma paciente procurou a clínica com a principal queixa de acnes e comedões.  A paciente é uma jovem e ao fazermos a ficha de anamnese, colhemos as seguintes informações:

        Maria, adolescente de 16 anos, teve sua primeira menarca aos 14 anos, não faz o uso de anticoncepcional e de nem um outro medicamento. Em relação aos seus hábitos diários ela tem uma má alimentação, onde ingeri alimentos com alto valor de açúcar, frituras e alimentos ricos em gorduras, além disso não possuí o hábito de consumir frutas, verduras ou legumes, ingere também bebidas alcoólicas e não é tabagista e o consumo de água dela é muito baixo. Ela pratica vôlei de praia e se expõem frequentemente ao sol e diz fazer o uso do filtro solar somente quando tem muito sol.

        Ao avaliar o rosto de Maria, vimos que o tipo de pele é mista, já na zona T é oleosa e no restante do rosto é seca. O fototipo é o II, que é pele clara, que sempre queima e as vezes bronzeia, apresenta algumas efélides, não tem alterações vasculares, mas sofre com acne do grau ll e comedões.  De maneira geral sua pele é bem desidratada e ela não faz o uso de cosméticos em casa.

Desenvolvimento

        Após a análise das informações básicas e essenciais coletadas da paciente veremos qual o melhor tratamento a ser realizado.

        Primeiramente, explicamos para a paciente o que são acnes e comedões, ou seja, que é uma inflamação das glândulas sebáceas, e essas glândulas sebáceas produzem uma substância chamada sebo, e ele fica retido formando cravos e comedões, e com isso ocorre um aumento de bactérias na pele, causando a acne.

        No caso da paciente Maria, optamos por fazer um tratamento de limpeza de pele juntamente com um protocolo de hidratação pois além dos comedões e acnes, a sua pele está desidratada.

        A limpeza facial é responsável pela eliminação dos comedões, das células mortas, renovação celular, ajudando a equilibrar a oleosidade, clarear e revitalizar a pele, entre vários outros benefícios.

        Os benefícios da hidratação facial são inúmeros tais como pele mais iluminada, o que ajuda muito no controle da oleosidade, o que deixa a pede menos ressecada, ajuda também na proteção da poluição do dia a dia e tardia o envelhecimento.

        Após a breve explicação dos benefícios da limpeza de pele e da hidratação para a nossa paciente, é assinado o termo de consentimento para o tratamento que será realizado uma vez por mês no consultório a fim de controlar e suavizar pele acneica da paciente.

        O tratamento começa com a maca, os produtos e os instrumentos esterilizados, e usando os equipamentos de P.I, damos início a limpeza de pele facial.

        Na limpeza vamos usar a água micelar, que é uma combinação de bioativos, minerais, vitaminas e antioxidantes que remove as impurezas da pele, retira a maquiagem, e ao mesmo tempo já ajuda a hidratar e tonificar a pele. A água micelar possui micelas que captam a sujeira e a maquiagem, que são uns dos grandes responsáveis do entupimento dos poros, acne e até mesmo o envelhecimento precoce.

        Utilizamos também o sabonete antisséptico, que age removendo as impurezas da pele sem agredir, deixando-a macia e suave, esse sabonete é indicado para peles oleosas e mistas. Contém ativo Zinco Pca que é um ativo funcional de origem vegana, ele reduz o excesso de oleosidade e hidrata. Após ter higienizado a pele vamos esfoliar, como nossa paciente não faz uso de cosméticos e não esfolia a pele, vamos aplicar um pré peeling de bambu Brasil que é físico e químico, a união dos ativos vai promover o afinamento da camada córnea (camada mais externa da epiderme), removendo a barreira protetora, os ativos são: Talos de Bambu que tem ação esfoliante mecânica, Extrato de Bambu que é rico em aminoácidos, vitaminas A, B,C e oligoelementos, e promove amaciamento da epiderme, Sílicas de Arroz que tem ação esfoliante e clareadora e por fim o   Ácido Glicólico (5%) que age como um esfoliante químico, e é conhecido por facilitar a permeação de substancias na pele, possui ação contra os radicais livres e auxilia na formação do colágeno, o ácido glicólico é indicado para peles mais claras e  ajuda muito nas cicatrizes de acne e melhora os poros.

        O emoliente é o cosmético que facilita na hora da extração, ele minimiza a sensação. Os ativos que vamos utilizar nesse cosmético são carbonato de sódio que tem poder emoliente, óleo essencial de melaleuca que expõem propriedades antissépticas, antifúngicas, parasiticidas, germicidas, antibacterianas e anti-inflamatórias, e a camomila que funciona como um antialérgico e anti-irritante, auxiliando no ressecamento da pele, e por último temos a arnica que possui propriedade emoliente, estimulante, anti-inflamatória, anti-sética e analgésica. Após o emoliente vamos para o vapor de ozônio.

        O vapor de ozônio é uma técnica eletroestética que aumenta a temperatura local e a assepsia. Esse calor gerado pelo vapor de ozônio proporciona o amolecimento das estruturas queratinosas. O ozônio é um agente oxidante, ele pode oxidar proteínas, lipídios e carboidratos das células. Podemos deixar o vapor agindo uns 15 minutos e começar a extrair, logo depois utilizamos um tônico descongestionante que tem como função equilibrar o PH e restabelecer a barreira protetora, ajudando a acalmar a pele e devolvendo a umidade cutânea com os ativos: alantoina - tem ação hidratante, anti-inflamatória, calmante e minimizando os poros , a laranja – amarga age como anti-inflamatória , anti-séptica, calmante, relaxante, vitamínica entre vários outros benefícios, a lavanda - ajuda muito com a acne e irritações na pele,a camomila como já mencionado é um grande anti-inflamatório, que trata a acne, reduz eczema, acalma dermatites, melhora o brilho natural da pele.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.4 Kb)   pdf (194.4 Kb)   docx (125.7 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com