TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO DOS PRINCÍPIOS ATIVOS DO KIT DE LIMPEZA DE PELE BIOAGE

Por:   •  16/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.580 Palavras (7 Páginas)  •  356 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

ESTUDO DOS PRINCÍPIOS ATIVOS DO KIT DE LIMPEZA DE PELE BIOAGE

Ana Flavia Gomes, flagomez@gmail.com [1]

Kézia Kauane Kaul, kezia_kauane@hotmail.com[2]

Irenilda Barros, irenildabs31@gmail.com[3]

Resumo

É fundamental o conhecimento sobre os princípios ativos que vão nos cosméticos, tanto quanto a sua composição neles. Para um resultado significativo de um ativo cosméticoo o mesmo deve atingir  as camadas a nivel de derme. Os princípios ativos são responsáveis pela ação do produto cosmético. Nos produtos de limpeza de pele, existem muitos ativos que  irão atuar melhorando o aspecto da pele, tambem fazendo a remoção de sugidades  acumuladas na epiderme como resíduos de maquiagem e poluição e excesso de oleosidade, fazendo a  desobstrução de poros, também aumentando  a nutrição dessa pele. Alguns destes princípios ativos irão melhorar a renovação celular e remover células mortas, que aparentam um  aspecto escamoso á pele. Pesquisas feitas  para identificar as atividades e os mecanismos dos ativos, indentificamos que a pele evolui no sentido de impedir a entrada de materiais exógenos no corpo, sejam químicos ou  microorganismo, tornando um grande desafio na cosmetologia, a penetração dos ativos, limitando a atividade fisiológica das substancias topicamente aplicadas.

Palavras-chaves: Princípios Ativos. Eficácia. Pele. Limpeza Facial.

INTRODUÇÃO

Na pele é refletido o mal funcionamento dos organismo, disturbios internos podem  repercutir na epiderme. Nossa aparencia é muito levada em consideração e a saude da cutis tende a afetar a auto-estima de muitas pessoas do mundo, se sentem desvalorizadas diante da sociedade, inseguras, e os procedimentos de limpeza de pele feita corretamente, com ativos corretos para cada tipo de pele,com certeza pode sim obter ótimos resultados em alguns sintomas e problemas que afetam essas pessoas, devendo se ter o conhecimento dos ativos que contém em cada produto cosmético de uma limpeza de pele. (KEDE, SABATOVICH, 2009) (EBRAHIM; Karla, 2017).

Vale ressaltar a importancia de  usar cosméticos corretos  com princípios ativos eficazes vizando o  melhor resultados no tratamento, devendo-se ter conhecimento para o uso de ativos  presentes na composição de cada produto, o não conhecimento pode ocasionar problemas ou não alcançar o resultado desejado com o tratamento, por esse motivo a indústria cosmética vem a desenvolver intensas pesquisas com a finalidade de disponibilizar ao mercado novos princípios ativos eficazes atendendo a necessidade dos profissionais de estética. (PEREIRA. Carlos. 2017).

O objetivo deste estudo foi mostrar a importância do conhecimento sobre a utilidade dos princípios ativos que compõe os produtos de limpeza de pele, e os beneficios dos memsos na pele, a atuação e a funcionalidade  de cada principio ativo dentro de cada cosmético usado na limpeza de pele, a importancia de ter produtos cosméticos que auxiliam na melhora das queixas do paciente, através dos princípios ativos escolhidos para esse procedimento, promovendo a renovação celular, removendo células mortas e preparando a epiderme para o surgimento de uma pele mais macia e hidratada. (TASSINARY, 2017).

METODOLOGIA

ESTE TRABALHO FOI REALIZADO.......

RESULTADOS E DISCUSSÃO

O protocolo de limpeza facial, geralmente é composto por assepsia, esfoliação, tonificação, emoliência, cauterização com alta frequência, aplicação de máscara e aplicação de fator de proteção solar. (EBRAHIM; Karla, 2017).

A limpeza de pele facial é um dos protocolos mais importantes da estética facial, pois antes de qualquer tratamento é indicado à realização desse procedimento, para manter a pele limpa, nutrida e revitalizada. (EBRAHIM; Karla, 2017).

Alguns dos produtos usados na limpeza de pele são: Loção Tônica, ela reequilibra o pH da pele, suaviza, cicatriza e hidrata através das mucilagens e flavonóides, ação adstringente dos taninos e principalmente como antisséptico obtido através do farnesol. (JUNIAS, 2020). Utilizado devido a extração de cravos e células mortas, para uma pele mais macia. Contém ativos em sua formulação como Tília, aloe vera e camomila.

Também é usado creme emoliente que é ideal para facilitar o procedimento de extração, minimizando a dor durante a remoção de cravos e espinhas, ela contém ativos como óleo essencial de melaleuca, camomila, arnica e carbonato de sódio em sua composição. (JUNIAS; Fisio, 2020).

    Outro produto usado é a trietanolamina, promove maior emoliência, facilitando ainda mais a extração de comedões e pústulas, também outro produto usado gel esfoliante, que tem ação adstringente, e esfoliante químico e físico, que promove o afinamento da pele de forma segura e eficaz, sem provocar sensibilização da pele, preparando-a para o procedimento de limpeza de pele. (JUNIAS; Fisio, 2020).

???????????????????Contém ativos como extrato fermentado de cacau, esfoliante de nozes e damasco, ácido mandélico 4%, ácido glicólico 4%, ácido tartárico 2%. Sobre os ativos contém propriedades que iram atuar na pele, como o óleo essencial de melaleuca: ação anti-inflamatória, antibacteriana, antisséptica e antifúngica.

TABELA 1 : ESTUDO DA COMPOSIÇÃO DO PRODUTO COSMÉTICO X

ATIVO

INCI NAME

FUNÇÃO

ARNICA

A arnica: analgésica,anti-inflamatória,estimulante,tonificante e cicatrizante. A trietanolamina, poder emoliente. A glicerina ajuda potencializar a emoliência, o ácido glicólico, ácido tartárico,ácido mandélico, alfa hidroxiácidos de ação esfoliativa,perfeitos para auxiliar a remoção das células mortas presentes na camada córnea e assim facilitando a emoliência, absorção dos ativos, a remoção de comedões e lesões acneicas, além de acidificar o pH da pele. (JUNIAS; Fisio, 2020).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)   pdf (428.5 Kb)   docx (171.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com