TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Ebook Limpeza de Pele

Por:   •  18/11/2020  •  Artigo  •  310 Palavras (2 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 2

​ INTRODUÇÃO À PELE

A nossa pele funciona como uma barreira entre o meio externo e o meio interno, sua composição química é basicamente formada de água, protídeos, lipídios, glicídios, sais minerais, hormônios e etc...

Formada por duas camadas principais: a epiderme e a derme, sendo a epiderme a camada superficial e a derme a camada mais profunda. Na pele da face a epiderme pode ter uma espessura que varia de 0,06 a 1 mm, essa espessura pode variar de acordo com o tipo e estado da pele.

1

A epiderme é uma camada avascular: não possui circulação sanguínea e nem linfática, sua camada mais externa é a camada córnea rica em ceratina (células sem vida formando uma mistura de lipídeos e proteínas que evitam a perda de água da pele).

Seguida pelo extrato lúcido, granuloso, extrato espinhoso e extrato germinativo.

Logo abaixo da epiderme está a derme, camada na qual uma de suas funções é a nutrição, seguida pela camada papilar e reticular.

Formada por tecido conjuntivo, é vascularizada, contém nervos, folículos pilosos, glândulas sudoríparas e sebáceas. É uma camada rica em colágeno e elastina que mantém a sustentação da pele.

Entre as duas camadas citadas, há a camada basal que é produzida pelas duas camadas, nela encontramos os melanócitos onde sua função é produzir melanina e transferí-las para o citoplasma.

LINK para ler: http://www.ufrgs.br/livrodehisto/pdfs/11Tegum

en.pdf

2

​ PERMEABILIDADE CUTÂNEA

É a capacidade que a pele possui de passar substâncias através de sua superfície. Sua capacidade seletiva “escolhe” permitir ou não a penetração de determinadas substâncias, podendo chegar até a corrente sanguínea. As formas de penetração podem ser: via intercelular, via transcelular, via folículos pilosos e via glândulas sebáceas.

Alguns fatores modificam a permeabilidade cutânea, esses fatores podem ser:

biológicos fisiológicos cosmetológicos

físico-químicos e procedimentos estéticos.

Os biológicos referem-se a espessura da epiderme que quando hiperceratinizada tem menor permeabilidade, a idade também interfere, pois há uma diminuição da hidratação e consequentemente da permeabilidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (38 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com