TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Limpeza de pele

Por:   •  1/6/2015  •  Projeto de pesquisa  •  2.232 Palavras (9 Páginas)  •  2.213 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

ANTONIELE NASCIMENTO ALMEIDA

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 JUSTIFICATIVA        

3 OBJETIVOS .......................................................................................................5

 4 REFERENCIAL TEÓRICO.............................................................................6

5 METODOLOGIA............................................................................................9

6 CRONOGRAMA...........................................................................................11

7 CONCLUSÃO..............................................................................................12

8 REFERÊNCIAS...........................................................................................13



  1. INTRODUÇÃO

Quando o assunto é limpeza de pele, muitas pessoas não sabem a qual profissional recorrer. Afinal, limpar a pele, a princípio, parece ser um procedimento simples. Dermatologista e esteticista, esses dois profissionais, são responsáveis pelos cuidados com a pele das pessoas e devem sempre andar juntos.

Nesta pesquisa vamos abordar a estética visando exclusivamente a importância da limpeza de pele que é um método estético, realizado em consultórios ou clínicas de estética. Este tratamento estético é indicado para todos os tipos de pele, porem sempre deve ser tomado alguns cuidados dependendo do tipo de pele.

A Limpeza de Pele vai muito além de estética, é saúde. Na limpeza de pele é feita a remoção do estrato córneo (células mortas), dos cravos (comedões abertos e fechados), das pústulas (lesões com pus) e dos miliuns (cisto epidérmico). Controlando a secreção sebácea e a proliferação da bactéria propionibacterium acnes diminuindo a inflamação, deixando assim a pele mais saudável. Em uma pele sã sem lesões inflamatórias a limpeza de pele irá proporcionar luminosidade e melhor permeabilidade aos ativos cosméticos.

Iniciei neste curso no ano de 2013 com a finalidade de me especializar nessa área. Ao longo do curso, estudei assuntos que me interessaram muito, porem, o que mais despertou curiosidade foram os tratamentos faciais. A matéria que contribuiu para minha escolha foi a de recursos estéticos aplicados aos tratamentos faciais, pois, abordava os tipos de pele, como fazer uma analise clinica, sobre a anamnese, as funções e alterações da melanina, tipos de patologias , discromias e seus determinados procedimentos e é sobre esse assunto que trataremos nesse projeto.


  1. JUSTIFICATIVA

O presente trabalho tem por objetivo falar sobre a estética e imagem pessoal frisando especialmente a limpeza de pele. Segundo o IBGE (INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA ESTRATISTICA), é o segundo maior mercado do mundo e existe muita procura por esses tratamentos para melhoria da imagem. Atualmente mais de um milhão de esteticistas trabalham no país, e movimentam uma economia que tem crescido a cada dia.

Segundo Gomes Gabriel (2006), estética é atividade profissional que tem afinidade de corrigir problemas cutâneos capilares, além de conservar e realçar a beleza, por meio de tratamentos específicos.

Cada vez mais, observa-se um crescimento progressivo de profissionais interessados nessa área. O presente século tem valorizado cada vez mais a boa aparência e levado às pessoas a buscarem uma boa imagem. E aí surge o papel desses profissionais, juntar essa exigência do mercado com o desejo das pessoas de ficarem bonitas.

Mas, todo cuidado é muito quando se fala em limpeza de pele. De  acordo com o dermatologista Marcelo Bellini a limpeza de pele é indicada, principalmente, para remoção de cravos abertos (pontos pretos) ou fechados (pontos brancos), remoção de milio (cravos resistentes, cobertos por uma fina camada de pele) e pontos sebáceos. Serve também para desintoxicar, remover as células mortas e manter a pele macia e saudável.

 


  1. OBJETIVOS

3.1 OBJETIVOS GERAIS

  • Unificar teoria e pratica na construção de um projeto integrador sobre o protocolo Limpeza de Pele.

3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Distinguir os diferentes tipos de pele;
  • Aplicar os procedimentos adequados para cada uma delas;
  • Identificar e aplicar os produtos de acordo com o tratamento exigido;
  • Ampliar os conhecimentos sobre a limpeza de pele.


  1. REFERENCIAL TEÓRICO

 

 Hoje, tratamentos de beleza são populares entre homens e mulheres. Existe uma grande variedade nas características e tipo de pele de cada um. É importante que compreenda e reconheça essas diferenças ao analisar a pele e planejar os tratamentos. O Dr Marcelo Bellini nos afirma que a limpeza de pele não é recomendada para peles muitos sensíveis, aquelas que ficam vermelhas com facilidade, que sob o sol fazem rubor; as com muita descamação, e que costumam desenvolver alergias e irritações com facilidade. Além das peles com muita espinha.

Todos os dias, a poluição, sol, vento e impurezas diminuem o brilho natural da pele, obstruem os poros e acelerarem o envelhecimento cutâneo. Para manter a pele saudável e bonita, a higienização melhora o aspecto dos poros abertos, ativa a oxigenação e renovação dos tecidos. O filtro solar também é essencial no nosso dia a dia. Seu uso correto e continuo é capaz de proteger a pele dos raios ultravioletas, os quais são responsáveis por problemas simples e mais graves, desde o surgimento de irritações, lesões e queimaduras superficiais ao perigoso câncer de pele. Pesquisas comprovam que pessoas que se protegem das radiações solares possuem 85% a menos de chance de desenvolver a doença. Sendo também indispensável ao final dos tratamentos faciais o uso do filtro solar no rosto da cliente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)   pdf (184.3 Kb)   docx (50 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com