TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Logística Internacional, Qualidade em Sistema Logístico

Por:   •  15/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.535 Palavras (11 Páginas)  •  346 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

Curso Superior de TECNOLOGIA em LOGISTICA

4º SÉRIE – 2017/2

PROINTER IV RELATÓRIO FINAL

Administração de materiais,

Operação de Terminais e Armazéns,

Logística Internacional, Qualidade em Sistema Logístico

E Transporte, Distribuição e Seguros

Wellington Floresti - RA 9327807101

Rogério de Jesus Cumin - RA 1299112601

Lucas Vinicius Mendes Santos - RA 3079254349

Vanderlucio Vidal Lobaque – RA 6163678475

Sérgio do Nascimento – RA 8330401826

Tutora à distância: Samuel Franco

Tutora Presencial /Orientadora: Sandra I. Barbosa da Silva

Jundiai SP

2017


RESUMO

Com o intuito de reestruturar diversos setores da siderúrgica Souza & Catarino, este trabalho aborda diversos aspectos da companhia. O trabalho está dividido, basicamente, em três partes: A primeira parte aborda características gerais sobre o setor que a empresa atua e apresenta alguns dados sobre a siderúrgica. Na segunda parte é apresentado um esboço de layout para satisfazer as necessidades de armazenamento da empresa, há delimitação de um estoque de segurança, uma proposta de readequação do sistema de distribuição da empresa e uma tentativa de reduzir os custos do transporte de insumos e matérias primas até a empresa. Por fim, na terceira parte são apresentadas informações que possam tornar a empresa apta a exportar seus produtos.

As considerações finais retomam a discussão sobre a importância da logística e sua aplicação nas indústrias com uma consciência de melhoria contínua.

Palavras-Chave: Siderúrgica. Armazenagem. Transporte. Exportação.


SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        1

2.        DESENVOLVIMENTO        2

2.1        Levantamento de dados sobre empresas siderúrgicas.        2

2.2        Apresentar um esboço de um layout que satisfaça a necessidade de armazenagem da empresa.......................................................................................................................................3

2.3        Delimitar um estoque de segurança para a empresa e verificar procedimentos sobre o setor de compras.        3

2.4        

2.5        Reduzir o impacto dos custos de transporte de matérias primas e outros insumos do fornecedor até a empresa.        6

2.6        Prover informações à empresa que a torne apta para exportar seus produtos.        7

3.        CONSIDERAÇÕES FINAIS        9

4.       REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        10


  1. INTRODUÇÃO

A empresa Souza & Catarino que atua no ramo da siderurgia necessita passar por um conjunto de mudanças e planejamento de suas atividades, já que se encontra em um momento de reestruturação. O momento é de redução de custos e ampliação para exportação de países do bloco MERCOSUL (Argentina; Paraguai; Uruguai).

Toda mudança necessita de planejamento e todo planejamento necessita de conhecimento da teoria e características tanto da empresa, quanto do setor que a empresa atua e da região ou país em que está localizada.

Nesse ponto a logística entra como área fundamental para programar essas mudanças. Nos últimos anos a logística vem ampliando seu campo de atuação e colaborando no processo de atualização e modernização das empresas. Localizando pontos críticos, propondo soluções e colocando em prática melhorias, planejamento e aumento da eficiência com redução de custos e redução de perdas.

Alguns pontos críticos que são fundamentais nessa reestruturação da empresa são: o transporte de insumos para abastecimento da empresa, o transporte de produtos acabados para os clientes da empresa e a reestruturação do armazenamento interno da siderúrgica. Todos esses pontos foram avaliados e analisados em consonância com a realidade brasileira e confrontados com a teoria.

Espera-se que, aplicadas as mudanças, a empresa possa reduzir seus custos, aumentar sua eficiência de armazenamento e transporte de produtos, além de se modernizar tendo um controle maior sobre seu sistema de armazenamento.

[pic 2]

  1. DESENVOLVIMENTO

O parque industrial siderúrgico brasileiro é relativamente novo e passa por um processo de atualização constante.[1] A siderúrgica Souza & Catarino não é uma exceção. É uma empresa de administração familiar que necessita reestruturar, principalmente, seu sistema de transporte ineficiente e antigo, verticalizado no modal rodoviário.

Seu sistema de armazenamento é outro grande problema, possuindo altos custos desnecessários, causados pela ideia de que a quantidade armazenada é sintoma de saúde financeira. Além disso, a falta de planejamento e controle de seu estoque gera mais custos desnecessários à empresa. Para tanto é necessário analisar a situação e propor soluções que melhorem esses custos e planejamento.

  1. Levantamento de dados sobre empresas siderúrgicas.

A empresa Souza & Catarino é uma empresa que atua no ramo de siderurgia, responsável pela manufatura de diversos produtos de aço. Seus principais produtos são: Lingotes, barras, perfis lisos e corrugados.

A metalurgia é um ramo da indústria que abrange um grande número de transformações da matéria-prima (metais), processos que abrangem desde a extração dos metais até sua fundição e tratamento para cada finalidade de seu uso.

A siderurgia está contida na metalurgia, atuando em uma área especifica, a área base, trabalhando, principalmente, com a produção de matéria principal para a fabricação de produtos finais em outras empresas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.8 Kb)   pdf (437.9 Kb)   docx (194.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com