TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Logística como Diferencial Competitivo

Por:   •  10/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.194 Palavras (5 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO

CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE ITAPECURU MIRIM

CURSO: TECNOLOGIA EM AGRONEGÓCIO

JAILA CRISTINA MARQUES SOUSA

A LOGÍSTICA COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO NO AGRONEGÓCIO

Itapecuru Mirim Ma

2015

JAILA CRISTINA MARQUES SOUSA

A LOGÍSTICA COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO NO AGRONEGÓCIO

Pré-projeto apresentado como requisito básico para a apresentação do TCC do curso de Tecnologia em Agronegócio, da Universidade Estadual do Maranhão.

                                                                   Orientador (a): Ms. Aline A. Melo

Itapecuru Mirim Ma

2015


SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        4

2.        PROBLEMA CENTRAL        5

3.        HIPÓTESES        5

4.        OBJETIVOS        5

4.1 Objetivo Geral        5

4.2 Objetivos Específicos        5

5.        JUSTIFICATIVA        5

6.        FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        6

7.        METODOLOGIA        7

8.        CRONOGRAMA        7

REFERÊNCIAS        8


  1. INTRODUÇÃO

Com o avanço da tecnologia, as empresas que buscam alcançar um bom grau de eficiência no mercado, necessitam adequar suas estratégias e planejamentos, para se diferenciar das demais. Tal necessidade se deve ao fato de que a sociedade está em constante transformação, provocada pelo efeito da tecnologia e a dependência do consumo. A mudança que tudo isso provocou no mercado, por sua vez, exigiu das empresas uma ampla reestruturação organizacional, na tentativa de melhoria e satisfação do cliente.

Neste sentindo, a logística é uma das atividades que vem se destacando e demostrando ser um grande diferencial para as organizações, pois a mesma tem o poder de maximizar as lucratividades, atendendo as expectativas do cliente, operando a baixo custo. Cabe lembrar, para tanto, que a logística implica em movimentar e armazenar o fluxo do produto, desde o ponto de aquisição de matéria-prima até o destinatário final.

Atualmente, a implementação da logística nas empresas é uma ferramenta essencial, ela atua de forma administrativa, otimizando os recursos materiais e humanos da organização, permitindo à fidelização dos clientes a empresa, rompendo barreiras de novos competidores, além de suprir as necessidades de cada serviço especifico.

Assim, é fundamental que as empresas não só satisfaçam as exigências da entrega do produto, dos artigos comerciais e dos serviços do momento, mas, também, organizem globalmente as funções de abastecimento de materiais, componentes, de produção e de compra no atacado, a função de desenvolvimento dos produtos e de distribuição física, a função de vendas e, assim por diante; é necessário estruturá-las juntamente e fazer das mesmas um sistema.  Dessa forma, este trabalho tem por finalidade estudar o ramo da Logística pelo viés do Agronegócio, tentando compreender sua importância e se, de fato, pode ser considerado um diferencial competitivo para a atividade.

  1.   PROBLEMA CENTRAL

Um bom gerenciamento da Logística pode ser considerado um diferencial competitivo no Agronegócio?

  1. HIPÓTESES

  • Um bom gerenciamento da Logística pode ser considerado um diferencial competitivo no Agronegócio;
  • Um bom gerenciamento da Logística não implica num diferencial competitivo para o Agronegócio.
  1. OBJETIVOS

4.1 Objetivo Geral

Analisar o papel da Logística para as empresas de Agronegócio a partir da ótica de diferenciação competitiva.

4.2 Objetivos Específicos

  • Relatar o processo de consolidação da logística nas empresas de Agronegócio;
  • Demostrar as consequências do emprego de um eficiente gerenciamento da logística no ambiente empresarial;
  • Analisar pontos de diferenciação competitiva na Gestão de Agronegócios.
  1. JUSTIFICATIVA

A logística é de importância global, pois a mesma, sabendo ser utilizada, proporciona a empresa o domínio no mercado e consequentemente o desenvolvimento da cadeia produtiva, permitindo assim a quebra de barreiras internacionais, beneficiando não só a empresa, mas também o país.  Este novo cenário é caracterizado pela busca por maior competitividade, maior desenvolvimento tecnológico, maior oferta de produtos e serviços adequados às expectativas dos Clientes e maior desenvolvimento e motivação de seu capital intelectual (seus recursos humanos).

A escolha do tema se deve ao fato da relevância que a logística tem sobre as decisões empresariais, influenciado na vantagem competitiva, na redução de custos e na melhoria dos serviços das companhias. Proporcionando um melhor desempenho do processo de gerenciamento das empresas.

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Para (BOWERSOX; CLOSS, 2001, p.19), a Logística é o processo de planejamento, implementação e controle eficiente e eficaz do fluxo e armazenagem de mercadorias, serviços e informações relacionadas, desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o objetivo de atender as necessidades dos clientes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (128.1 Kb)   docx (15.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com