TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A MATEMÁTICA NO COTIDIANO

Por:   •  26/2/2019  •  Monografia  •  1.904 Palavras (8 Páginas)  •  296 Visualizações

Página 1 de 8

TCC

SUMÁRIO

RESUMO E ABSTRACT  …………………………………………………. 04

INTRODUÇÃO ............................................................................................  05

DESENVOLVIMENTO

A MATEMÁTICA EM CASA .......................................................................06

A MATEMÁTICA NAS ESCOLAS...............................................................07

A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA................................................................08

A MATEMÁTICA E QUEM AS USAM........................................................09

JUSTIFICATIVA..........................................................................................11

OBJETIVOS

OBJETIVO GERAL........................................................................................12

OBJETIVO ESPECÍFICO...............................................................................12

CONSIDERAÇÕES FINAIS.........................................................................13

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICAS............................................................14

RESUMO

Muitas vezes quando jovens chegam ao ensino médio se deparam com contas gigantes, formulas absurdas, e se perguntam para que tudo isso, por que tantos xis e ípsilons. Nesse mesmo período começam os questionários de por que aprender tudo isso, qual a utilidade dessas formulas no dia a dia deles. O objetivo dessa pesquisa é mostrar exatamente onde e quando são usadas certas formulas e cálculos, que o cotidiano de muitos calculistas exige tal conhecimento. Pode ser que em um passeio ao supermercado não usamos Bhaskara, mas um professor que lecione matemática no ensino médio, usará quase sempre esse calculo e muitos outros. Irei apresentar profissões que usam a matemática no dia a dia, e que todos os cálculos passados nas escolas são de extrema importância no nosso cotidiano e em muitas profissões.

PALAVRA CHAVE: dia a dia; cálculos; profissões; cotidiano;  

ABSTRACT

Often when young people reach high school they encounter giant accounts, absurd formulas, and wonder why all this, why so many xis and epsilons. In this same period the questionnaires begin of why to learn all this, what is the usefulness of these formulas in their day to day. The purpose of this research is to show exactly where and when certain formulas and calculations are used, that the daily routine of many calculators requires such knowledge. It may be that on a trip to the supermarket we do not use Bhaskara, but a teacher who teaches mathematics in high school will almost always use this calculation and many others. I will present professions that use mathematics on a day-to-day basis, and that all calculations passed in schools are extremely important in our daily lives and in many professions.

KEY WORD: day by day; calculations; professions; daily;

INTRODUÇÃO

Impossível ir ao supermercado e não “calcular” o quanto irá gastar, olhar no relógio e não “calcular” as horas. Somas, divisões, multiplicações e as subtrações fazem parte do dia a dia de todos, mas quando se trata de formulas e cálculos mais complexos, ai vemos caretas e reclamações. A matemática faz parte das nossas vidas, só é necessário prestar mais atenção nela.

Abordarei todos esses assuntos nesse trabalho, mostrando como realmente é utilizada toda a matemática que os profissionais de exatas utilizam em seus cotidianos.    

A MATEMÁTICA EM CASA.

Sempre usamos a matemática, mas muitas das vezes desconhecemos onde ela é aplicada, pois muitos utilizam apenas cálculos básicos como, soma, subtração, divisão e multiplicação e não vê que em vários momentos a matemática é essencial.

[pic 1]

Figura 1

Como mostra na imagem acima, mostra o quanto a aplicação da matemática é importante. Com toda essa tecnologia que temos esquecemos como devemos utilizar certos cálculos. A fração mesmo é usada muitas vezes na cozinha quando por exemplo, resolvemos fazer um bolo, sempre estará medido os ingredientes em fração.

A tecnologia hoje existe graças a cálculos mansamente detalhada. Nossas casas, meios de transportes, são tão seguros e confiáveis graças a tecnologia dos cálculos, engenheiros precisos.

Pelo fato de temos ainda uma geração analfabeta, esquecemos o quão importante é os cálculos mais precisos em nossas vidas, calcular área, diâmetros, isso é essencial mas não conseguimos visar isso, por pensar que não são necessários, assim na utilizamos e consequentemente não aplicamos no nosso cotidiano.

A MATEMÁTICA NAS ESCOLAS.

Aprendemos a calcular coisas dês do ensino infantil. Começamos a calcular balas e doces, ai chegando ao ensino fundamental calculamos dinheiro e outras coisas mais interessantes, mas quando chegamos ao final do ensino fundamental e entramos para o ensino médio, tudo fica mais complexo, não temos muitas referencias de como e onde usamos tais cálculos. Ai começa o desinteresse pela matéria, tudo fica monótono.

   [pic 2]

Figura 2

Logo observamos que os métodos automáticos de se ensinar não fazem os alunos serem pensantes, eles não conseguem assimilar tal conteúdo com seu “cotidiano”.

Ai é o momento de questionar, como resgatar o interesse por essa disciplina? como inovar o método de ensino?

A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA.

Dês da antiguidade o homem usa a matemática para facilitar e organizar a sociedade. A matemática foi utilizada pelos egípcios para construir pirâmides e nos estudos de astronomia, assim como os gregos antigos também desenvolveram vários conceitos matemáticos.

Abaixo um pequeno histórico da evolução da matemática no mundo.

4000 a.C. - Na Mesopotâmia, os sumérios desenvolvem um dos primeiros sistemas numéricos, composto de 60 símbolos.
520 a.C. - O matemático grego Eudoxo de Cnido define e explica os números irracionais.
300 a.C. - Euclides desenvolve teoremas e sintetiza diversos conhecimentos sobre geometria. É o início da Geometria Euclidiana.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)   pdf (263.7 Kb)   docx (158.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com