TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A MUSICOTERAPIA E NEUROCIÊNCIAS

Por:   •  30/8/2019  •  Resenha  •  632 Palavras (3 Páginas)  •  146 Visualizações

Página 1 de 3

VALDIR ALVES CARVALHO

Musicoterapia e Neurociências

A musicoterapia é uma ciência recente, porém, é utilizada desde a antiguidade de diversas maneiras como medida preventiva, paliativa e, às vezes, até como terapêutica. A musicoterapia, que no decorrer dos últimos anos vem se apresentando como um campo de pesquisa altamente promissor para a área da saúde, em suas inúmeras teorias, tem orientado práticas com resultados promissores no tratamento de patologias que afetam a capacidade física, cognitiva ou subjetiva das pessoas, como é o caso de alguns distúrbios neurodegenerativos, como por exemplo, a doença de Parkinson. Trata-se de uma terapia alternativa não verbal, que possibilita o aumento da autoestima de um indivíduo, além de promover interações em grupo, auxiliar no tratamento de doenças, proporcionando melhor qualidade de vida. Estes benefícios ocorrem através da influência da música, dos sons, movimentos, manuseio de instrumentos musicais, entre outros. A musicoterapia pode ser ativa, quando o próprio paciente utiliza algum instrumento; ou passiva, quando o terapeuta utiliza-se da música para realizar o tratamento.

Investigar a ação da música no cérebro e efeitos que repercutem na prática diferencial da Musicoterapia é base para pesquisas na Neurociência, que nas últimas décadas, o seu avanço tem possibilitado uma maior compreensão sobre a relação entre música e sistema nervoso.

Neurociência é a área que se ocupa em estudar o sistema nervoso, visando desvendar seu funcionamento, estrutura, desenvolvimento e eventuais alterações que sofra. Portanto, o objeto de estudo dessa ciência é complexo, sendo constituído por três elementos: o cérebro, a medula espinhal e os nervos periféricos. Ele é responsável por coordenar todas as atividades do nosso corpo, e é de extrema importância para o seu funcionamento como um todo, tanto nas atividades voluntárias, quanto nas involuntárias. Ela Voltada para musicoterapia é um conjunto de atividades cognitivas e motoras envolvidas no processamento da música. São mecanismos pelos quais o cérebro se organiza para coordenar todas as operações mentais envolvidas com a música. O cérebro todo é ativado quando se ouve música e mesmo que alguma região dele esteja comprometida, com a plasticidade cerebral, o efeito da música continua sendo o mesmo. Ultimamente tem havido muitos estudos sobre neuroplasticidade -  a forma que o cérebro religa-se para ir ao redor das partes danificadas - e como ela é reforçada com a experiência da música.

De um modo geral, o lado direito do cérebro é que controla a melodia, as notas, o padrão acústico, as sensações e a unidade da música. O lado esquerdo é quem controla o ritmo; mas isso, dizendo de um modo até que grotesco, pois a música é capaz de ativar todas as partes de cérebro. Técnicas como imagem por ressonância magnética (IRM) têm possibilitado, por exemplo, a verificação de diferentes volumes de estruturas cerebrais específicas como o corpo caloso, córtex motor e cerebelo quando se compara músicos de alto desempenho e não músicos. A partir disso, aspectos relacionados à dominância cerebral na função dos hemisférios cerebrais, o hemisfério esquerdo contém as habilidades verbais, enquanto as não verbais dependem do hemisfério cerebral direito. A neurociência mostra que o cérebro de um praticante de música em longo prazo, como em músicos profissionais, funciona de uma forma diferente do cérebro de um não músico. O primeiro apresenta maior capacidade de aprendizado, atenção, concentração, controle emocional e normalmente são indivíduos bem humorados. No desenvolvimento de suas atividades, como executar uma peça musical, eles usam os dois lados do cérebro ao mesmo tempo devido ao desenvolvimento das habilidades musicais localizadas em ambos os hemisférios indicando mudanças positivamente mensuráveis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (55.2 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com