TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Mineração sempre foi considerada como uma das atividades mais perigosas

Por:   •  29/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.845 Palavras (8 Páginas)  •  315 Visualizações

Página 1 de 8

Ao longo da história, a mineração sempre foi considerada como uma das atividades mais perigosas. Em um passado remoto, trabalhar na indústria minerária era considerado como castigo, cabendo a realização desta atividade muitas das vezes aos piores criminosos como parte de suas penas. Considerada pelos próprios mineiros como “comedores de homens”, o trabalho nas minas sempre ofereceu grande riscos aos seus trabalhadores como: soterramentos, afogamentos, atropelamentos, intoxicações, contração de doenças típicas da atividade extrativa tais como: pneumonia, tuberculose e pneumoconioses, em especial a silicose. Somente durante o século XX houveram 102.938 óbitos na indústria de mineração de carvão dos Estados Unidos da América.

No Brasil, durante o período compreendido entre os anos de 2002 a 2010 foram registrados na indústria da mineração, 33.641 acidentes de trabalhos, levando a óbito 341 trabalhadores. Neste contexto, a participação do poder público no sentido de legislar e fiscalizar acerca do cumprimento de normas técnicas de segurança e saúde ocupacional a serem aplicadas na mineração faz-se de maneira fundamental para a diminuição do número e gravidades dos acidentes de trabalho deste setor. No Brasil atualmente as legislações de segurança e saúde ocupacional aplicadas a indústria da mineração são a Norma Regulamentadora nº 22 – Segurança e Saúde Ocupacional na Mineração do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e as Normas Reguladoras da Mineração (NRM) do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), autarquia vinculada ao Ministério de Minas e Energia (MME), cabendo a estes órgãos a fiscalização quanto ao cumprimento destas normativas.

O Brasil tem um rico subsolo, com muitos tipos de minérios como alumínio, cromo, níquel, ouro, chumbo, prata, zinco, ferro, cobre, diamante, carvão, entre outros. A extração desses minérios pode ser feita por mineração a céu aberto ou subterrâneo dependendo da profundidade onde se encontra o produto da extração. Para que seja um processo seguro e eficaz, a mineração subterrânea exige um elaborado planejamento logístico, mesmo com o emprego dos métodos mais modernos de mineração subterrânea mecanizada.

A mineração é iniciada com o trabalho de máquinas e equipamentos pesados, e somente depois que a terra já foi bastante escavada e está totalmente escorada, é que os trabalhadores entram em ação com a escavação manual e a coleta dos minérios.

O primeiro passo para a mineração subterrânea é o desenvolvimento da mineração, no qual alguns eixos são cavados no local para tornar mais fácil o acesso aos minérios. Durante esta fase, além dos eixos, outras instalações são feitas, como a parte elétrica, juntamente com elevadores e escoramentos para suportar as paredes rochosas da mina. Uma vez que a mina é desenvolvida, a produção de mineração ativa pode começar, com o minério a ser extraído manualmente ou por máquinas, ou, ainda, por ambos.

Na mineração de eixo, um eixo é escavado abaixo da superfície da terra com a finalidade de que os depósitos de minérios sejam acessados. Os trabalhadores podem entrar e sair da mina através de elevadores instalados dentro do poço, e mais alguns eixos adicionais podem ser escavados de forma a criar saídas de emergência e atender as necessidades de ventilação. Na mineração de inclinação, um eixo de inclinação é escavado de modo que o acesso das pessoas à mina seja feito pela descida de um declive. Um equipamento motorizado é usado geralmente para que os operários consigam entrar e sair da mina rapidamente.

RISCOS AMBIENTAIS

Riscos ambientais são aqueles causados por agentes físicos, químicos ou biológicos que, presentes nos ambientes de trabalho, são capazes de causar danos à saúde do trabalhador em função de sua natureza, concentração, intensidade ou tempo de exposição. São divididos em riscos físicos, químicos e biológicos.

Riscos Físicos

São riscos ambientais que se apresentam em forma de energia como os ruídos, vibrações, radiações ionizantes, radiações não-ionizantes, frio, calor e umidade. 

Ruído: decorre pela utilização de grandes equipamentos, britagem ou moagem, atividades de perfuração, sendo ela mecânica ou manual, utilização de ar comprimido e atividades de manutenção em geral.

Calor: ocorre em níveis inferiores de minas subterrâneas, sendo dependente do grau geotérmico da região e do sistema de ventilação utilizado na mina.

Frio: ocorre em minas a céu aberto em regiões frias e altitudes elevadas. Em níveis superiores de minas de subsolo, cujo sistema de ventilação exige o resfriamento.

Vibração: decorre do uso de equipamentos e maquinas de pequeno ou grande porta, para utilizar na mineração.

Radiação Ionizantes: está presente na mineração de certos matérias como o urânio em mina subterrâneas.

Radiação Não-Ionizantes: ocorrem em atividade como solda e corte. Em minas a céu aberto, ocorre pela exposição ao sol.

Umidade: ocorre em operações de perfuração a úmido, usinas de beneficiamento e em casos de percolação de água (movimento subterrâneo da água através do solo) em trabalhos subterrâneos.

Riscos Químicos

São produtos ou substâncias que possam penetrar no organismo pela via respiratória, nas formas de poeiras, fumos, névoas, vapores, ou que, possam ter contato ou ser absorvidos pelo organismo através da pele ou por ingestão.

Poeiras: são partículas sólidas de qualquer tamanho, que estão presentes nos processos mecânicos de uma mineração. Um exemplo de poeira minerais é a sílica que está presente na mineração, por sua abundância na crosta terrestre.

Fumos Metálicos: partículas sólidas que surgem quando um material sólido se evapora e ao arrefecer condensa. Está presente no processo de solda e corte e em atividade de beneficiamento como a fundição.

Névoas: composta por partículas no estado líquido, que são produzidas por substâncias líquidas que sofreram ruptura, se tornando pequenas partículas que acabaram por se dispersar no ar. Estão presentes nos processos de perfuração decorrentes do óleo de lubrificação do equipamento, sendo mais importantes na perfuração manual.

Vapores: é uma substância na fase de gás à uma temperatura inferior à sua temperatura crítica. O de maior relevância é o metano, por causa do risco de explosão e incêndio, principalmente em minas de carvão e potássio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)   pdf (93.1 Kb)   docx (15 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com