TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS JOGOS COMO FERRAMENTAS DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  6/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.862 Palavras (12 Páginas)  •  433 Visualizações

Página 1 de 12

OS JOGOS COMO FERRAMENTAS DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL

        Elilandia Souza Rufino Chaves[1]

        Thaís Helena Ellery de Alencar[2]

RESUMO

No ambiente escolar atual os jogos são ferramentas que colaboram para a construção da aprendizagem. A criança quando estimulada por meio dos jogos consegue aprender sobre regras, limites e valores, por isso, o jogo torna-se indispensável na Educação Infantil. Nesse contexto, iniciaremos esta pesquisa ressaltando a importância do jogo como ferramenta pedagógica na educação infantil para num segundo momento analisar os tipos de jogos e sua eficiência na aprendizagem. Por fim, analisaremos como o psicopedagogo desenvolver o alunado por meio dos jogos. Esta pesquisa é de cunho bibliográfico. Os principais autores utilizamos foram: Piaget (1994), Wallon (1937), e Vygotsky (1974).

Palavras-chave: Ensino-aprendizagem. Psicopedagogia. Jogos.

1 INTRODUÇÃO

No contexto atual, ainda existe uma desvalorização sobre a importância dos jogos em sala de aula e fora dela também. Faz-se necessário uma constante formação dos professores em relação a utilização dos mesmos sobre esses recursos, pois a falta desse conhecimento faz com que os professores deixem de utilizar essa ferramenta, impedindo que adquira um melhor desenvolvimento das crianças.

Este artigo tem como principal objetivo demonstrar a importância dos jogos no desenvolvimento educacional das crianças embasado em pesquisas bibliográficas.  Tendo como referencial teórico os seguintes estudiosos: Piaget( 1994), Wallon (1937), e Vygostky (1979).

A pesquisa será dividida em três momentos. O primeiro momento busca demonstrar a importância dos jogos pedagógicos na educação infantil. O segundo momento aborda a análise dos jogos pedagógicos e sua eficiência na aprendizagem dos alunos da educação infantil. Por fim, o último momento aponta como o psicopedagogo pode atuar com jogos pedagógicos no desenvolvimento dos alunos da educação infantil. Esta pesquisa é de cunho bibliográfico. Os principais autores utilizaram foram: Piaget (1994), Wallon (1937), e Vygotsky (1974).

2 A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS PEDAGÓGICOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

A palavra jogo tem origem do vocabulário latino ludus, que corresponde a brincadeira, diversão. Os jogos são ferramentas de grande importância para o desenvolvimento das crianças, pois não são apenas fontes de diversão, pois muito além disso, eles proporcionam situações que podem ser  exploradas de diversas maneiras educativas. Ao participar de jogos as crianças têm um único objetivo de ter momentos de diversão. Porém os jogos têm outros objetivos por trazer educação, eles possuem finalidades educacionais e transmitem mensagens importantes para a vida das crianças.

Segundo Piaget, os jogos são formados por uma assimilação funcional, durante a execução das ações individuais é gerado um sentimento de prazer pela própria ação lúdica e pelo o seu controle. Assim, pode-se dizer que os jogos tem dupla função: realizar os conceitos já formados e ocasionar prazer e equilíbrio a criança. Piaget (1976, p.)afirma que :

O jogo é portanto, sobre as suas duas formas essenciais de exercícios sensórios-motor e de símbolo, uma assimilação da real atividade própria, fornecendo a esta seu alimento necessário e transformando o real em função das necessidades  múltiplas do eu. Por isso, os métodos ativos de educação das crianças exigem todos  que se forneça às crianças um material, conveniente, afim de que, jogando, elas cheguem a assimilar as realidades intelectuais que, sem isso, permanecem exteriores a inteligência.

Para Vygotsky (1979) o jogo é uma representação social da realidade em seu aspecto lúdico. Na visão deste autor os jogos e brincadeiras permitem que as crianças se coloquem em posições sociais nas quais não estão preparadas ainda para assumir, com isso elas representam, imitam e inventam situações. Assim, o conhecimento acontece de forma espontânea, com os jogos e brincadeiras, trazendo muitas vantagens em todas as etapas da vida das crianças, e as habilidades que elas desenvolvem podem ser trabalhadas independentes da faixa etária de cada uma. Então podemos definir o jogo, como um exercício físico ou mental dirigido por um conjunto de regras, através do qual as crianças aprendem a agir, adquirem autoconfiança, estimula sua curiosidade, proporciona o desenvolvimento da linguagem, pensamento e da concentração.

Para Piaget (1978), o jogo é constituído de expressões e condições para o desenvolvimento infantil, pois as crianças quando jogam assimilam ideias e podem transformar-las em realidade. O jogo é a construção do conhecimento nos períodos sensório-motor e pré-operatório. Desde pequenas, as crianças, agindo sobre os objetos, estruturam seu espaço, seu tempo, desenvolvem a noção de casualidade e também a lógica (Piaget, 1994). Sendo assim, os jogos proporcionam o desenvolvimento do próprio individuo, e a utilização adequada dos mesmos na escola favorecerá o desenvolvimento da criança enquanto ser humano e o ajudará a assimilar o conteúdo convencional das escolas.

A brincadeira infantil é uma importante arma para o desenvolvimento da aprendizagem das crianças, pois elas não são apenas forma de entretenimento das crianças, mas também enriquecem e contribuem com o desenvolvimento intelectual. A criança que não brinca acaba perdendo muitas coisas, além da diversão, pois ela não desperta interesse pelas coisas, não tem entusiasmo, não demonstra sensibilidade não desenvolve afetividade com as pessoas. É nesse contexto que surge a necessidade de compreender o brincar como uma linguagem infantil, uma maneira própria que as crianças utilizam para falar, para se expressar e também demonstrar seus sentimentos, vontades e inquietações. É no brincar que a criança mostra seu estado emocional, sua capacidade e suas dificuldades. As crianças utilizam-se do brincar para mostrar o que elas aprendem no dia-a-dia, daí a necessidade de se atentar ao que estão querendo falar na hora da brincadeira.

Para a psicopedagogia, a aprendizagem é quando acontece a transformação da conduta através de vivencias e descobertas, variando de pequenos hábitos ao desenvolvimento de técnicas complexas. A aprendizagem se faz com a seguinte estrutura: a tarefa, o que será aprendido; e o contexto, onde e como ocorrerá aprendizagem. O contexto em que ocorre a aprendizagem é essencial. Quanto melhor e mais adequado o contexto, mais eficiente será a aprendizagem. O contexto durante os jogos podem ser recreativo, individual, ou em grupo, competitivo, com ou sem objetos, entre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.9 Kb)   pdf (150 Kb)   docx (17.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com