TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A NULIDADE DAS CLÁUSULAS DE ARBITRAGEM EM CONTRATOS DE ADESÃO

Trabalho Universitário: A NULIDADE DAS CLÁUSULAS DE ARBITRAGEM EM CONTRATOS DE ADESÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/3/2015  •  872 Palavras (4 Páginas)  •  297 Visualizações

Página 1 de 4

RESUMO

A presente pesquisa tem como objetivo principal proceder a uma análise acerca da legalidade das cláusulas compromissórias no bojo dos contratos de consumo e conscientizar o consumidor quanto a seus direitos a proteção contra cláusulas abusivas nas relações contratuais. Pretende, ainda, analisar as implicações e reflexos processuais da convenção arbitral nos processos judiciais estatais face às regras do ordenamento jurídico brasileiro, realizar análise histórica da arbitragem no cenário nacional até o advento da Lei nº 9.307/96, abordar o conceito de arbitragem, os requisitos para a instituição da arbitragem, a natureza jurídica da convenção de arbitragem e realizar o estudo das implicações processuais da convenção arbitral que repercutem na relação processual estatal. Esta pesquisa investiga a natureza das cláusulas abusivas juntamente com as características dos contratos padronizados e de adesão, buscando caminhos para ampla revisão dos contratos através da aplicação do Código de Defesa do Consumidor, dos princípios fundamentais dos contratos e dos princípios constitucionais.

Palavras chave: Contratos de adesão, cláusulas abusivas, princípios, legalidade.

SUMÁRIO

1. Introdução; 2. Princípios Constitucionais; 2.1 O conceito de princípio como norma jurídica distinta das regras; 2.2 A invocação dos princípios para a invalidação das cláusulas abusivas; 2.2.1 Princípio de igualdade; 2.2.2 Princípio da liberdade; 2.2.3 Princípio da boa-fé objetiva; 2.2.4 Princípio da Vulnerabilidade; 3. Contratos de adesão; 3.1 Cláusulas abusivas; 3.2 Aspectos polêmicos do Direito do Consumidor; 3.3 Cláusulas abusivas na visão do Tribunal de Justiça; 4. Conclusão; 5. Referências.

1. INTRODUÇÃO

A conscientização do consumidor ao procurar seus direitos, sabendo que os mesmos não são respeitados por parte dos comerciantes e que, por consequência, deixam de reclamar nos Órgãos de Defesa do Consumidor. Qual é o objetivo de se fazer cumprir a lei, todos os consumidores serão beneficiados, quais são esses benefícios?

Conscientização do consumidor quanto a seus direitos; A busca pelo cumprimento à Lei 8.078/90, junto aos fornecedores de produtos e serviços O objetivo do presente estudo é proceder a uma análise acerca da legalidade das cláusulas compromissórias no bojo dos contratos de consumo.

Sabe-se que é polêmica a utilização da arbitragem nas relações consumeristas, tendo em vista o art. 6º, VII do Código de Defesa do Consumidor, o qual garante o acesso aos órgãos judiciários e administrativos para solução de conflitos como direito básico do consumidor. Para a grande maioria dos Consumidores, o fato de não reclamar os seus direitos se dá pela demora no cumprimento da lei e não ser compensador pelo trabalho dado nessa busca. Na grande maioria das vezes o consumidor acha que a reclamação só vale à pena quando o objeto tem um valor considerável, numa época em que grande parcela do tempo é dedicada ao trabalho.

Contratos de adesão são aqueles que se apresentam com cláusulas preestabelecidas e impostas por uma das partes, cabendo à outra apenas aderir ou não ao estipulado, sem discutir ou modificar seu conteúdo.

O art. 54 do Código do Consumidor assim define: “Contrato de adesão é aquele cujas cláusulas tenham sido aprovadas pela autoridade competente ou estabelecidas unilateralmente pelo fornecedor de produtos ou serviços, sem que o consumidor possa discutir ou modificar substancialmente seu conteúdo.”

O CDC é uma norma de ordem pública, ou seja, uma norma que não pode ser afastada pela vontade das partes. Assim, quando uma cláusula contratual está

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com