TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Neurociência do Envelhecimento

Por:   •  25/9/2022  •  Dissertação  •  1.006 Palavras (5 Páginas)  •  100 Visualizações

Página 1 de 5

Neurociência do Envelhecimento

Aluno: Thiago Silva Machado

Matrícula: 202122355

        Uma mulher de 67 anos foi internada no hospital por apresentar confusão extrema e agitação. Ela estava razoavelmente bem até três a quatro semanas antes da internação. Sua família, no entanto, informa que a memória da paciente foi piorando ao longo dos últimos três anos. Inicialmente, ela tinha problemas para lembrar eventos de recentes e nomes de pessoas, e tinha uma tendência de voltar ao passado. Ela se perdeu várias vezes enquanto dirigia e, mais recentemente, perdeu-se em um bairro que lhe era conhecido. Às vezes, as suas palavras não fazem sentido. No entanto, seus modos e traquejo social estão preservados e é agradável tê-la por perto, embora ela apresente a tendência de interagir cada vez menos. Ela anda ao redor do quarteirão todos os dias e sua marcha e coordenação parecem bastante normais. Como agora ela passou a chorar intermitentemente, seu médico de família prescreveu uma dose crescente de um ansiolítico, há um mês. Inicialmente ela passou a dormir bem à noite, mas nos últimos dias teve alucinações visuais e gritava de modo incoerente. A paciente estava desatenta e tinha dificuldade em se concentrar em determinada tarefa. Sua fala revelou diversas parafasias, mas de resto ela era fluente. Seu exame neurológico era normal.

QUESTÕES

  1. Quais características e ou manifestações esta mulher apresenta levando em conta os temas estudados em nossa disciplina? (peso: 30%)

O paciente em questão apresenta sintomas da Doença de Alzheimer. De forma geral, o mal de Alzheimer atinge os pacientes de mais idade, sendo que menores de 65 anos de idade também podem ter a doença. Nesses casos, a condição é chamada de Alzheimer precoce.

Algumas características apresentadas pela paciente são sintomas característicos do mal de Alzheimer. Os sintomas do Alzheimer são separados por fases, já que as etapas da doença envolvem quadro clínicos diferentes.

O primeiro estágio, de forma geral, também é quando se apresentam os primeiros sintomas. Nessa fase, o paciente pode demonstrar:

  • comprometimento da memória, até mesmo para atividades que acabaram de acontecer;
  • dificuldade de aprendizado;
  • se perder em locais familiares;
  • dificuldade para tomar decisões;
  • perda de interesse nas atividades que antes eram prazerosas;
  • mudanças de humor;
  • alteração na personalidade;
  • mudanças nas habilidades visuais e espaciais.

 

  1. Estudamos muitos fatores que influenciam o envelhecimento e consequentemente as doenças neurodegenerativas relacionadas à senescência. De acordo como os conteúdos abordados na disciplina, como o profissional da área da saúde, de forma interdisciplinar e multiprofissional, poderá intervir para melhorar o desfecho clínico? (peso: 40%)

A doença não tem cura e, de forma generalista, os remédios para Alzheimer são indicados para auxiliar no ganho de sobrevida do paciente, retardando o surgimento de novos sintomas ou usando medicamentos para amenizá-los. Por se tratar de uma doença degenerativa o tratamento da doença de Alzheimer está baseado na melhora da cognição e das funções do paciente. Para o tratamento da cognição os medicamentos mais usados são os inibidores de colinesterase e os bloqueadores dos receptores de glutamato, esse em menor escala, além dos medicamentos, pode ser utilizados tratamentos não farmacológicos que vão trabalhar a memória do paciente. Já para o tratamento dos sintomas comportamentais e psicológicos podem ser utilizados antipsicóticos, antidepressivos, ansiolíticos, sedativos e estabilizadores de humor. As intervenções não farmacológicas, como o treinamento e apoio psicológico do cuidador, se mostraram importantes no tratamento dessa doença, sendo que um cuidador, ainda mais se for um membro da família, mais preparado pode diminuir os níveis de stress do paciente e melhorar sua qualidade de vida

O profissional da saúde pode recomendar ações para prevenir o mal de Alzheimer, manter uma dieta equilibrada e saudável, praticar atividade física adequada para a idade com constância e evitar o tabagismo e o alcoolismo, além de tratar e prevenir condições cardiovasculares, como o diabetes, o colesterol alto e a hipertensão podem ajudar na prevenção do mal de Alzheimer.

Além disso, manter o cérebro ativo sempre, fazendo palavras cruzadas ou testes cognitivos de raciocínio lógico, também ajuda.

É importante observar a importância do convívio social, das trocas com amigos e familiares e dos vínculos afetivos. Esse equilíbrio é importante não só para prevenir o mal de Alzheimer, mas também para a saúde mental na terceira idade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (87.2 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com