TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ONG usa o empreendedorismo como integração social

Seminário: A ONG usa o empreendedorismo como integração social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/3/2014  •  Seminário  •  447 Palavras (2 Páginas)  •  450 Visualizações

Página 1 de 2

ONG usa empreendedorismo como inclusão social

Grasiela Cardoso

Apostando na educação e no empreendedorismo como estratégia de inclusão social e geração de renda, a organização não-governamental Sofie atua desde 2001 formando comunidades empreendedoras e, ao mesmo tempo, realizando diversos projetos de capacitação social de educadores. "O nosso objetivo é gerar ações educacionais e sociais, por meio de um desenvolvimento constante de todos os atores sociais", afirma a presidente da Sophie, Marilvia Oliveira.

Uma das ações realizadas é a Oficina de Sensibilização sobre empreendedorismo que atinge comunidades em todo o país. A idéia é capacitar os líderes comunitários a fim de que busquem recursos para as entidades das quais fazem parte e montem sua própria micro-empresa ou cooperativa. "Não queremos apenas ensiná-los, queremos também acompanhá-los em todo o processo, inclusive na busca pelo micro-crédito e capital de giro inicial", diz.

Prova disso é que, em Paranapanema (PR), foi criada uma cooperativa alimentícia de doces por um grupo de mulheres sem-terra. Capacitadas pelas oficinas, hoje elas fazem e distribuem os doces em diversos estabelecimentos comerciais. O próximo passo do programa é criar uma incubadora comercial onde as empresas possam cooperar financeiramente com os programas empreendedores.

Outro trabalho realizado pela instituição tem como foco a capacitação de educadores. Para isso, a organização divide seus projetos em três módulos. O primeiro é o próprio portal da entidade, que tem como objetivo orientar os professores para que façam um planejamento de seus cursos e aulas que são realizados nas escolas. Além desse planejamento, o site divulga também agendas e informações úteis indispensáveis para um conhecimento mais amplo do educador.

O segundo módulo, é composto por eventos que são sempre divulgados no portal Net Educação. "Acreditamos que é de total importância criar algo onde o educador tenha um tempo para si mesmo, por isso, criados o módulo de eventos", explica a presidente. O próximo Fórum NetEducação já tem data marcada: dia 30 de junho. O tema discutido será "Humanismo na Educação".

O terceiro módulo é composto por programas educacionais com duração de uma hora, que são transmitidos semanalmente na TV Comunitária da NetEducação. O objetivo é fazer com que os educadores aprendam a construir suas aulas de maneira mais criativa. A idéia é concentrar todos os programas televisionados em um filme que servirá de apoio para os professores. Segundo Marilvia, o grande diferencial desses programas é que eles trazem trabalhos educacionais que mostraram resultados em diversas escolas do país. "Pretendemos mostrar os tesouros que estão escondidos", disse a presidente.

A Sophie foi fundada por um grupo de profissionais com experiências em diversas áreas empresariais e de conhecimento humano. Recentemente a organização foi qualificada e reconhecida como uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP).

Fonte: http://www2.uol.com.br/aprendiz/noticias/fazendo/id070604.shtml

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com