TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Origem da educação escolar no Brasil

Tese: Origem da educação escolar no Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/4/2014  •  Tese  •  841 Palavras (4 Páginas)  •  726 Visualizações

Página 1 de 4

“A origem da educação escolar no Brasil - a ação dos jesuítas como parte do movimento da contrarreforma católica.”

Depois da reforma a educação encontrou um lugar privilegiado, foi usada com o intuito de oferecer condições necessárias e igualitárias a todos os homens para que pudessem ler e interpretar a Bíblia, com o objetivo de disseminar e germinar a nova religião eliminando paradigmas na tentativa de enfraquecer o poder do clero. A educação escolar começou no Brasil com a chegada dos portugueses. Com a colonização os portugueses tiveram que “educar” os indígenas para que não atrapalhassem suas usurpações sobre a terra e por fim ter domínio sobre o povo, essa educação era ministrada pelos jesuítas. Ao longo do tempo os jesuítas viram que não era fácil introduzir novos costumes e crenças, principalmente para os mais velhos, então começaram a catequizar os pequenos.

Devido ao grande choque cultural e religioso, o trabalho de evangelização inicialmente foi difícil e lento, e a resistência dos nativos foi grande. Muitos missionários foram mortos por indígenas. Ao fundar uma missão, os religiosos retiravam os índios de suas aldeias e impunham um novo estilo de vida. A prioridade era acabar com alguns costumes tradicionais dos povos indígenas que contradiziam a fé cristã, como antropofagia e poligamia.

A partir dai foram organizadas novas ordens religiosas como a Companhia de Jesus, fundada em 1534 por Inácio Loyola e aprovada pelo Papa em 1540, os jesuítas obedeciam diretamente ao Papa, por influencia dessa Companhia foram criadas diversas leis pelos jesuítas para combater e proibir a escravidão dos indígenas na Colônia. Entretanto na prática, essas leis não foram cumpridas plenamente, pois o poder dos colonizadores eram muito forte e ditavam regras até para igreja.

No Brasil os jesuítas se dedicaram a pregação da fé católica e ao trabalho educativo. Perceberam que não seria possível converter os índios à fé católica sem que soubessem ler e escrever. De Salvador a obra jesuítica estendeu•se para o sul e em 1570, vinte e um anos após a chegada, já era composta por cinco escolas de instrução elementar (Porto Seguro, Ilhéus, São Vicente, Espírito Santo e São Paulo de Piratininga) e três colégios (Rio de Janeiro, Pernambuco e Bahia). Na América portuguesa, além do trabalho com a catequização, os jesuítas dedicaram também á educação dos colonos e dos filhos da elite local. Para isso, fundaram diversos colégios na Colônia.

Em 1554, foi fundado o Colégio de São Paulo de Piratininga em um planalto próximo a Vila de São Vicente. Esse colégio foi ponto de origem da cidade de São Paulo, atual capital paulista.

Apesar dos jesuítas serem os primeiros educadores enviados no Brasil, vale ressaltarmos que eles não tinham a intenção de educar, mas sim catequizar os índios, a fim de angariar trabalhadores para a Coroa, na Terra de Santa Cruz.

Um dos objetivos da colonização portuguesa na América era converter os ameríndios ao catolicismo. Dessa forma, a Coroa esperava facilitar a conquista de suas terras e os jesuítas, difundirem os valores cristãos. Por isso a maciça evangelização foi responsável pela fundação de vilas e escolas marcando profundamente a cultura colonial.

A ação dos padres da companhia distinguiu – se particularmente no ensino

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com