TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Origem Da Educação Escolar No Brasil

Ensaios: A Origem Da Educação Escolar No Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/6/2014  •  449 Palavras (2 Páginas)  •  343 Visualizações

Página 1 de 2

A ORIGEM DA EDUCAÇÃO ESCOLAR NO BRASIL – A AÇÃO DOS JESUÍTAS COMO PARTE DOMOVIMENTO DA CONTRARREFORMA CATÓLICA.

Os jesuítas faziam parte de uma ordem religiosa católica chamada Companhia de Jesus. A Companhia foi criada no contexto da Contrarreforma Católica, logo após a Reforma Protestante, como forma de barrar o avanço do protestantismo, ou seja, com o objetivo de difundir a fé católica pelo mundo. No Brasil, eles chegaram em 1549 com o objetivo de cristianizar as populações indígenas do território colonial. Logo após sua chegada, comandados pelo Padre Manoel da Nóbrega, quinze dias após edificaram a primeira escola elementar brasileira, em Salvador.

Os jesuítas se dedicaram ao trabalho educativo e à pregação da fé católica, pois não conseguiriam converter os índios sem que os mesmos soubessem ler e escrever.

A Historia da educação brasileira foi marcado de rupturas com a chegada dos portugueses ao território brasileiro com seus padrões de educação próprios, introduziram um modelo europeu, sendo que a população que aqui vivia já tinham suas características próprias de se fazer educação os jesuítas trouxeram a moral, os costumes e a religiosidade europeia, juntamente também os métodos pedagógicos que funcionou durante 210 anos de 1549 todo acesso ao conhecimento laico da época era controlado pela Igreja.

No Brasil os jesuítas se dedicaram à pregação da fé católica e ao trabalho educativo. Quando os jesuítas chegaram por aqui eles não trouxeram somente a moral, os costumes e a religiosidade europeia; trouxeram também os métodos pedagógicos.

CRONOLOGIA DAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES NO BRASIL

Colonização, inicio de nossa historia e educação.

Ano Descrição na fase da Educação no Brasil.

1549 Desembarca no Brasil o Padre Manoel da Nóbrega, a fim de organizar o catolicismo no Brasil.

1549 Os jesuítas tinham a intenção de converter os índios para a sua fé, mas primeiramente teria que alfabetizá-los.

1549 Construíram a primeira escola do Brasil em Salvador.

1550 O Colégio dos Meninos de Jesus foi à primeira escola oficial implantada no Brasil.

1564 Havia certa preocupação referente ao material pedagógico que atendesse às expectativas ao ensino religioso.

1565 A segunda Congregação geral estabelece que o número de colégios deveria ser proporcional aos jesuítas que iriam trabalhar neles. Portanto a criação de novos colégios ficaria restrita.

1606 Havia mais de 36 colégios espalhados pela América.

1570 A companhia era formada por cinco escolas com ensino primário localizadas em Espírito Santo, Ilhéus, Porto Alegre, São Vicente e São Paulo.

1750 A província dos jesuítas possuía 131 casas, sendo delas 17 colégios, e 55 missões entre os índios e até 1734 foram mais de 100.000 índios cristianizados.

1773 No Brasil, os jesuítas foram banidos porque a educação jesuíta não andava de acordo com os interesses comerciais do Marquês de Pombal.

1773 Os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com