TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PIRÂMIDE ALIMENTAR COMO NOVA FORMA DE ALIMENTAÇÃO SAUDAVEL

Por:   •  5/3/2020  •  Artigo  •  2.818 Palavras (12 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 12

UCAM – UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES

MARIA APARECIDA FERREIRA

a pirâmide alimentar COMO NOVA FORMA DE ALIMENTAÇÃO SAUDAVEL

PORTO ESPERIDIÃO-MT

2019

UCAM – UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES

MARIA APARECIDA FERREIRA

a pirâmide alimentar COMO NOVA FORMA DE ALIMENTAÇÃO SAUDAVEL

Artigo Científico Apresentado À Universidade Candido Mendes – UCAM, Como Requisito Parcial Para A Obtenção Do Título De Especialista em Nutrição Alimentação Escolar.

pORTO ESPERIDIÃO – MT

2019

a pirâmide alimentar COMO NOVA FORMA DE ALIMENTAÇÃO SAUDAVEL

MARIA APARECIDA FERREIRA

RESUMO

Esse estudo objetivou em analisar as possibilidades, e a contribuição dos estudos e quais os efeitos do conhecimento da pirâmide alimentar frente a obesidade como nova forma de alimentação saudável e alguns dos passos galgados foi identificar os dados encontrados sobre a pirâmide alimentar, verificamos como que funciona a pirâmide alimentar, bem como nesse modelo comparamos, e identificamos como eles foram abordados da mesma forma levantamos os desafios da pirâmide alimentar frente a obesidade, para tanto, foi utilizado como método para coleta de dados a pesquisa bibliográfica, esse estudo teve por finalidade realizar pesquisa aplicada uma vez que utilizará conhecimento da pesquisa básica para resolver problemas, a partir da análise de dados foi possível perceber a importância da pirâmide alimentar para alimentação dos seres humanos, os resultados obtidos foram partir de autores especializados, através de livros, artigos científicos e revistas, enfim por meio de todo o estudo realizado teve como objetivo geral contribuir para quais os efeitos do conhecimento da pirâmide alimentar frente a obesidade e uma nova forma de alimentação saudável com a finalidade de contribuir com o benefício de uma alimentação adequada e saudável para todos.

PALAVRAS-CHAVES: Conhecimento. Alimentação. Resultados. Obesidade. Benefecio.

INTRODUÇÃO

O estudo da pirâmide alimentar, tem por finalidade contribuir para que as pessoas possam se alimentar bem e ainda conseguir o corpo ideal, para poder se manter se bem nutrido e assim realizar seus afazeres diários. Tanto que, a pirâmide alimentar além de contribuir com valores nutritivos, exerce a função de satisfazer a necessidades das pessoas. De forma geral a pirâmide alimentar busca mostrar na atualidade os melhores alimentos para que todos possam consumir e manter se saudável. Essa pesquisa foca em estudar a pirâmide alimentar como forma e a troca de informações corretas aos cidadãos.

A área que as pessoas estão mais buscando nos dias atuais são um corpo e uma mente saudável para que possa se fortalecer e ganhar energias diárias e manter se bem consigo mesmo. Portanto, buscou-se reunir dados/informações com o propósito de responder ao seguinte problema de pesquisa: quais os efeitos do conhecimento da pirâmide alimentar frente a obesidade, despertar nas pessoas o interesse por uma alimentação saudável e de alto valor nutritivo.

Devido a complicação, com a obesidade essa pesquisa se justifica através do conhecimento da pirâmide alimentar em contribuição para o seu público alvo em benefício de uma alimentação adequada e saudável. Para tanto, os princípios de alimentar se bem e corretamente.

DESENVOLVIMENTO

A pirâmide alimentar na atualidade

Pode-se dizer que a prática de alimentos como formas de uma boa alimentação. Neste contexto, para Tucunduva Philippi (2015) fica claro que e o indivíduo que decide e escolhe quais alimentos consumir no dia a dia para boa alimentação saudável. O mais preocupante, contudo, é constatar que para o homem que busca uma alimentação com equilíbrio e remota mais e recente com a preocupação de alimentos saudáveis.

Uma boa dieta também significa comer todo o alimento que você precisa para ficar saudável e bem nutrido. Significa comer para adquirir toda energia que seu corpo necessita. Mas não há razão para achar que os alimentos saudáveis não são gostosos geralmente significa alimento saboroso também. O perigo especialmente no ocidente e comer demais. Para maioria dos homens ficar pesado faz parte de ficar mais velho, mas não há motivo para resignar-se com o fato de estar gordo depois que passa dos 35 anos. (Brewer, 1998, p.7).  

O autor deixa claro que é interessante, aliás, devido a complicação com a obesidade, mas há um fato, que sobrepõe o conhecimento da pirâmide alimentar mesmo assim, conforme citado acima não parece haver razão para que as pessoas não conheçam a pirâmide de alimentos saudáveis. É sinal que de tempos em tempos a sociedade vai se reorganizando e vai consumindo alimentos para uma boa alimentação.

É evidente que nem precisaríamos de dados numéricos para nos dar conta de que a epidemia de obesidade e um fenômeno atual. Basta olhar álbuns de fotografias e assistir a filmes antigos para verificar que nas ruas das cidades quase não havia mulheres, e os homens eram magros. Há 50 anos, eram poucas as mulheres no mercado de trabalho, e a divisão de responsabilidades era clara: ficavam e ainda ficam na maioria das sociedades a seu encargo os cuidados com a casa e a família. (VARELLA, 2009, p. 8). 

Ora em tese, os mesmos autores têm vários anos de diferenças nas publicações e percebemos as mesmas ideias. Caso contrário, para ter uma alimentação saudável temos agora a pirâmide alimentar. Conforme citado acima não se trata de pessoas mal informadas sendo que nos dias atuais temo os meios de comunicações que informa sobre o básico de alimentações adequadas e saudáveis, lamentavelmente, as propagandas de televisão as vezes exageras em suas informações sobre alimentações. (Brewer,1998).  

É interessante, aliás, lembrar que a obesidade tem aumentado muito na última década, mas há um fato que se sobrepõe, por exemplo, a obesidade pelo fato que se associa a uma série de problemas graves a saúde. Mesmo assim, por exemplo não parece haver razão para que a pirâmide alimentar não possa ajudar como guia adequado nas refeições diárias da população. É sinal de que há, enfim, todos os profissionais da saúde ou não, devemos assumir a responsabilidade de nos envolver nessa tarefa como forma de buscarmos uma vida saudável e com melhor qualidade de vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.4 Kb)   pdf (110.2 Kb)   docx (20.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com