TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO

Por:   •  19/10/2021  •  Trabalho acadêmico  •  9.535 Palavras (39 Páginas)  •  114 Visualizações

Página 1 de 39

[pic 1]

[pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO

Startup Consultoria de Tecnologia Computacional

Bom Dju Dourado Alves de Souza

Gabriel Santana dos Santos

Valber Alix Muricy Fonseca

Tutor: Armando Rodrigues

Maio de 2021

Salvador/BA

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO

Startup Consultoria de Tecnologia Computacional

[pic 6]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        3

2        OBJETIVOS        4

3        DESENVOLVIMENTO        5

3.1  Tarefa 01: Metodologia Ágil e Controle de Qualidade        5

3.2  Tarefa 02: Projeto Orientado a Objetos e Linguagem de Programação        8

3.3  Tarefa 03: Organização Arquitetural        23

4        CONCLUSÃO        34

REFERÊNCIAS        35


  1. INTRODUÇÃO

Em um mundo cada vez mais competitivo e conectado, as empresas se viram obrigadas a automatizar seus processos, visando uma maior produtividade para suas equipes e mais qualidade para os seus produtos. Em um cenário desafiador como uma pandemia, isso ficou mais claro, exigindo dos empresários alta adaptabilidade, melhores práticas de gestão, redução de custos e produtividade maximizada.

Visando oferecer soluções para tais desafios, a CTC, startup de Consultoria de Tecnologia Computacional, a partir de muita experiência, habilidade e expertise, presta serviços para empresas que buscam qualidade, considerando a sustentabilidade e a inovação.

A partir do case da Construarte, analisamos minuciosamente as atividades da empresa referentes a projetos de software e elaboramos um relatório indicando possíveis soluções para as suas demandas.

Neste trabalho, apresentaremos conceitos da engenharia de software, sobretudo quanto às metodologias ágeis e ao controle de qualidade. Faremos uma breve explanação sobre os paradigmas de programação, focando na Orientação a Objetos, explicando porque esse modelo é o mais usado atualmente e quais linguagens de programação o implementam. Por fim, apresentaremos o conceito de arquitetura de software e de padrões de desenvolvimento (Design Paterns), e porque o MVC (Model View Controller) se tornou tão amplamente utilizado no desenvolvimento de aplicações.


  1. OBJETIVOS

Tendo em vista a situação-problema apresentada, procurou-se abordar de forma prática e descritiva o conteúdo das disciplinas do 5° semestre do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, a saber: Engenharia e Projeto de Software, Projeto Orientado a Objetos e Programação para Web II.

Esse trabalho tem como objetivo principal compreender e aplicar conceitos de desenvolvimento de software. A partir de uma situação hipotética, visa promover o entendimento dos princípios que regrem as metodologias ágeis em projetos de software e como eles influenciam na qualidade do produto a ser entregue; o conhecimento do paradigma orientado a objetos, bem como das linguagens de programação que o implementam; além dos padrões de projeto e soluções arquiteturais no desenvolvimento de aplicações. Por meio do trabalho em grupo, promove a capacidade de adaptação, comunicação, integração e o espírito de equipe.

Para isso, constitui objetivo específico desse trabalho a confecção de relatórios que expliquem os princípios acima mencionados, ressaltando as características de cada conceito abordado e as vantagens na adoção de padrões de desenvolvimento e de processos que visem a garantia de qualidade de um software.

Assim, espera-se que ao final o leitor esteja familiarizado com a realidade profissional de um analista e desenvolvedor de sistemas.


  1. DESENVOLVIMENTO
  1. Metodologia Ágil e Controle de Qualidade:

SCRUM

A metodologia Scrum propõe que um projeto seja dividido em diversos (pequenos) ciclos de atividades, com reuniões frequentes para que a equipe possa alinhar o que vem fazendo e pensar formas de melhorar o processo com agilidade.

O principal é que exista um Dono de Produto (ou de Projeto). Essa pessoa, que representa os interesses do usuário final ou do cliente, é quem vai determinar – junto às outras pessoas – o que deve fazer parte do produto em termos de funcionalidades. A partir disso, ele cria uma lista, por ordem de prioridade, que é conhecida como backlog.

Então, as tarefas começam a ser distribuídas entre o Scrum Team e se iniciam as Sprints – que nada mais são do que intervalos de tempo de desenvolvimento, as quais não duram mais do que quatro semanas.

Ao final de cada Sprint, o time para e faz uma revisão das atividades que foram desenvolvidas, para validar se tudo foi feito como deveria, se há algo que precisa ser refeito ou se é preciso adaptar algum ponto. Então, parte-se para a próxima Sprint, até que todo o backlog esteja concluído e o produto esteja pronto para a entrega.

São características do SCRUM:

  1. Adaptabilidade: Enquanto os métodos tradicionais de desenvolvimento, em especial o Cascata, valorizam a análise extensa e definições rígidas de requisitos, visando “segurança” (ou a falsa sensação dela), o Scrum abraça a imprevisibilidade que um projeto longo possui ao inserir mais resiliência.
  2. Transparência: Geralmente, há receio em mostrar aos times o andamento dos processos e projetos, a fim de “proteger” o time de problemas. Na metodologia Scrum, é o contrário: quando o time e todos os envolvidos têm uma visão ampla e transparente de tudo o que diz respeito ao projeto, fica muito mais fácil conseguir se adaptar às mudanças e entender para onde a equipe deve ir.
  3. Feedback contínuo: O Scrum na prática fornece diversos mecanismos de feedback, o que garante uma transparência em todo o projeto.
  4. Melhoria contínua: Nesse processo, as melhorias ocorrem Sprint a Sprint. A cada novo ciclo, geramos um novo incremento e ajustamos o que não ficou tão bom. É assim que o Scrum no dia a dia faz a diferença. Por isso, conseguimos gerar valor para o produto, pois estamos sempre ajustando e melhorando.

As equipes de projetos geridos com a metodologia Scrum são compostas basicamente por três papéis: o Product Owner, o Scrum Master e o Scrum Team.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (54.7 Kb)   pdf (478.7 Kb)   docx (554.8 Kb)  
Continuar por mais 38 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com