TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Palatização do Conceito

Por:   •  6/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  987 Palavras (4 Páginas)  •  107 Visualizações

Página 1 de 4

Anhanguera Educacional

[pic 2]

Disciplina: ENGENHARIA DE MÉTODOS

ATPS P1

Turma de Engenharia de Produção

5º Serie

NOME

RA 

Catrina de Cássia

7420662582

Esther de Souza S. Silva

7420630198

Flávio Cardozo Rocha

7093580568

Helyson Salles

9977019219

Lucas Santos

7414611063

Niterói

2015

Sumário

Etapa 1 - Passos 2,3 e 4......................................pág. 3,4,5 e 6

Etapa 2 - Passo 1................................................pág. 7

Etapa 2 - Passos 2 e 3.........................................pág. 8 e 9

Referências bibliográficas..................................pág. 10

Etapa 1: Passos 2, 3 e 4

Paletização Conceito

Paletização: vem a ser a disposição por camadas, das embalagens dos produtos, formando pilhas, obtendo-se um volume paralelepipedal, cuja altura é determinada pelo peso e o espaço disponível. A paletização é feita sobre placas ou estrados, geralmente de madeira chamados de paletes (do inglês pallets).

• Vantagens da paletização:

• Redução drástica nas avarias de produtos;

• Redução no roubo de cargas;

• Agilização na conferência de mercadorias;

• Padronização de embalagens e equipamentos;

• Aumento da eficiência de carga e descarga;

• Aperfeiçoamento de controle de estoque

• Otimização de mão-de-obra;

• Agilização e melhoria do fluxo logístico total.

1. Os problemas na operação:

Um dos grandes problemas da paletização, são altura, espaços pequenos, sobras nas primeiras embalagens. Isso gera um aumento de custo, perda na eficiência logística.

2. Analisar esses problemas:

A análise isolada de apenas um componente da logística sem levar em consideração os demais e a interdependência que há entre eles. Daí a importância da visão sistêmica da logística, quando da análise de qualquer dos seus elementos.

Logística - é um processo abrangente que integra o fluxo de materiais e informações, desde a fase de projeto e planejamento de um produto, recebimento de matérias-primas e componentes, produção, armazenagem, distribuição e transporte, de forma atender às necessidades do cliente. Por sua vez, o ciclo descrito é apenas de um dos elos da cadeia de abastecimento, de somente uma das empresas envolvidas. Se por um lado é importante a visão sistêmica, por outro é necessário o estudo individual das características, inter-relações e custos dos elementos.

Logística de produção - tem início com o planejamento, programação e controle da produção (PPCP), lotes, produção, manuseio, movimentação interna e estoques em processo.

Logística de armazenagem - recebe os fluxos da produção e providencia a movimentação e estocagem de produtos acabados, unitização, processamento e expedição de pedidos.

Logística de distribuição e transporte - efetua o planejamento da distribuição (centralizada, CDs, atacadistas, varejistas, representantes, etc.), define as modalidades e rotas de transporte, sendo responsável desde a retirada dos estoques, expedição até a entrega no local designado pelo cliente.Fluxo de informações - é fundamental na logística, contando com modernas ferramentas de TI (Tecnologia de Informação) como: ERP (software corporativo), EDI (intercâmbio eletrônico de informações), WMS (gerenciamento de armazém), código de barras, roteirizadores, rastreadores, etc.

Caracterização das restrições e condições para preservação;

Acondicionamento (embalagem e unitização);

Acondicionamento - na sua forma mais abrangente, é um item fundamental para preservação dos produtos em toda a logística de distribuição, principalmente porque normalmente é especificado em conjunto com o desenvolvimento do produto, tornando difícil qualquer adaptação durante o processo, desde o momento da embalagem, armazenagem e transporte, até o ponto de venda e utilização pelo consumidor final. O projeto e a operação de um armazém não pode restringir-se apenas a otimização do aproveitamento do espaço tridimensional, porem deverá conciliar todos os conceitos logísticos com as restrições e condições relacionadas à preservação do produto.

Alguns fatores e atividades que devem ser considerados:

Recebimento e expedição: é nessa fase que ocorrem as transferências e transbordos, que são menos problemáticos quando o material está paletizado, porém o manuseio poderá gerar danos à embalagem e ao produto.

Para agilizar o processo devem ser utilizados sistemas de código de barras e softwares de gerenciamento de armazéns.

3. Propor soluções possíveis:

A partir de tudo que foi exposto, concluímos que, para que haja eficiência logística na distribuição de produtos, é preciso que sejam seguidos todos os procedimentos das atividades, entendendo todas as restrições e condições no desenvolvimento das embalagens ,afim de se conseguir transportar e armazenar os produtos de forma correta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (159.7 Kb)   docx (44.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com