TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Pesquisa Científica

Por:   •  3/10/2015  •  Resenha  •  514 Palavras (3 Páginas)  •  1.309 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE TIRADENTES

ENGENHARIA DE PETRÓLEO

CINTIA CRISTINA DA COSTA FREIRE

RESENHA

PESQUISA CIENTÍFICA

Aracaju

2015

CINTIA CRISTIA DA COSTA FREIRE

RESENHA

PESQUISA CIENTÍFICA

[pic 1]

Aracaju

2015

PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar. Pesquisa científica. In: PRODANOV; FREITAS. Metodologia do Trabalho Científico: Métodos e Técnicas da Pesquisa e do Trabalho Acadêmico. 2ª edição. Novo Hamburgo - Rio Grande do Sul: FEEVALE. 2013. Cap. 3, p. 41-48.

        Cleber Cristiano Prodanov, graduado em História pela Universidade do Vale do Rio do Sinos (1987), Mestre (1992) e Doutor (1998) em História Social pela Universidade de São Paulo, é pesquisador e exerce atualmente a função de Pró-Reitor de Inovação da Universidade Feevale. Ernani Cesar de Freitas, com pós-doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem - PUC-SP/LAEL (2011); Doutorado em Letras, área de concentração Linguística Aplicada (PUCRS/2006); Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2002). Possui graduação em LETRAS, pelo Centro Universitario La Salle (1999). Cursou MBA Gestão Empresarial na UFRGS e MBA Executivo na FGVRJ.

A pesquisa científica é a realização de um estudo planejado, que parte de um problema, de uma interrogação, e sua finalidade é descobrir respostas para questões mediante a aplicação do método científico. Para solucionar esse problema, são levantadas hipóteses que podem ser confirmadas ou refutadas pela pesquisa.

Sendo assim, todos os tipos de trabalhos científicos, precisam ter algumas características, para ser considerado como tal, discutindo ideias e fatos relevantes relacionados a determinado assunto; tendo alguma utilidade, seja para a ciência, seja para a comunidade; dizendo algo que ainda não foi dito; indicando com clareza os procedimentos e hipóteses; fornecendo elementos que permitam verificar, para aceitar ou contestar, as conclusões a que chegou; documentar com rigor os dados fornecidos, de modo a permitir a clara identificação das fontes utilizadas; a comunicação dos dados sendo organizada de modo lógico, redigido de modo gramaticalmente correto, agradável, claro e preciso. Todo trabalho de pesquisa requer: imaginação criadora, iniciativa, persistência, originalidade e dedicação do pesquisador, sendo assim a ética na pesquisa  é uma conduta moralmente correta durante uma pesquisa científica, indicando que o estudo em questão deve ser feito de modo a procurar sistematicamente o conhecimento de forma moralmente correta, pois a apropriação indevida de obras intelectuais de terceiros é ato antiético e qualificado como crime de violação do direito autoral pela lei brasileira, assim como pela legislação de outros países.

        À medida que o pesquisador amplia o seu amadurecimento na utilização de procedimentos científicos, torna-se mais hábil e capaz de realizar pesquisas (BARROS; LEHFELD, 2000b). A honestidade intelectual é fator indispensável aos pesquisadores, e a falta da ética na pesquisa científica é um problema que cresce há muito tempo com a grande difusão de informações na era que vivemos. Sendo assim, o pesquisador deve mostrar-se autor do seu estudo, da sua pesquisa, com autonomia e com respeito aos direitos autorais, sendo fiel às fontes bibliográficas utilizadas no estudo. A edificação e aprimoramento do universitário são conquistas obtidas ao longo de seus estudos, da realização de pesquisas e da elaboração de trabalhos acadêmicos, feitos de maneira honesta e responsável.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (80 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com