TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Pesquisa Sobre Fundamentos Teóricos - Metodológicos Instrumentais

Por:   •  16/8/2023  •  Resenha  •  1.464 Palavras (6 Páginas)  •  37 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1] 

UNIDADE DE ENSINO SUPERIOR DE FEIRA DE SANTANA 

 

 

 

 

 

 

 

PESQUISA SOBRE FUNDAMENTOS TÉORICOS - METODOLOGICOS INSTRUMENTAIS

 

 

 

 

 

 

 

MILENA GOMES LAGO DE SANTANA 

 

 

 

 

 

 

SÃO SEBASTIAO DO PASSÉ 

2022 

MILENA GOMES LAGO DE SANTANA 

 

 

 

 

 

 

PESQUISA SOBRE FUNDAMENTOS TÉORICOS - METODOLOGICOS INSTRUMENTAIS

 

 

 

 

 

Trabalho a fins de forma de avaliação da disciplina de Projeto Integrador: Fundamentos Teóricos–Metodológicos Instrumentais, como nota final da disciplina. 

Professor: Conceição Eliana Carneiro.

 

SÃO SEBASTIAO DO PASSÉ 

2022 

Introdução

No que se refere a área profissional do serviço social e importante compreendermos sobre a instrumentalidade e o que vem a ser a instrumentalização, podemos dizer que que seja a capacidade do profissional neste caso o assistente social das habilidades adquiridas ao longo de sua experiência profissional tendo em vista que sempre este profissional tem que se renovar pois os cenários mudam ao longo da história e analisando as principais metodologias técnicas e demonstrando tais práticas, o assistente social busca a transformação da realidade social que a população mais necessita. A instrumentalização realiza ações que auxilia identificando mudanças de ações e intervenções para modificar o cotidiano de quem mais necessita, sendo este objetivo do planejamento da ação. Esses instrumentos ajudam na medição do desenvolvimento e pratica que estão ligados ligadas no desenvolvimento do exercício profissional, construindo métodos para as necessidades que as demandas necessitam.

O assistente social quando presencia determinadas realidades sociais, a situação exige dele uma racionalidade para saber qual decisão tomar, e para isso ele tem que ter acesso profundo da causa apresentada para identificar quais escolhas podem ser as melhores para cada caso com total responsabilidade que a situação exige.

E analisando que cada demanda necessita de observações, entrevistas com os envolvidos, registros de documentação, reuniões e podendo ter a ajuda da comunidade, etc... Tudo isso leva a um planejamento bem analisado levando em consideração todos os fatos ocorridos e exige do profissional a articulação necessária para a resolução do problema proposto e qual caminho ele deve seguir.

Para desenvolvimento deste projeto foram utilizadas de pesquisa bibliográfica, para demonstrar a importância da instrumentalização na pratica profissional do assistente social, seus desafios e do que se trata os fundamentos teóricos e metodológicos do Serviço social.

Desenvolvimento

O serviço social e consequência da relação entre capitalismo e classe trabalhadora, a instrumentalidade na prática profissional do serviço social transforma o modo de ser no centro das relações sociais, transformando o meio para a conquista do objetivo das ações da instrumentação profissional.  

Foi dito que a instrumentalidade é uma propriedade e/ou capacidade que a profissão vai adquirindo na medida em que concretiza objetivos. Ela possibilita que os profissionais objetivem sua intencionalidade em respostas profissionais. É por meio desta capacidade, adquirida no exercício profissional, que os assistentes sociais modificam, transformam, alteram as condições objetivas e subjetivas e as relações interpessoais e sociais existentes num determinado nível da realidade social: no nível do cotidiano. (GUERRA, 2007, pág.2)

Atualmente, para se ter tangibilidade nas ações do assistente social, este tem que utilizar de técnicas, conhecimentos, habilidades e intervenção técnica, porque as demandas da questão social hoje em dia só fazem crescer, e tendo a necessidade de um profissional, que busquem fazer mudanças objetivas garantindo os direitos de população que mais necessita. Sendo que ele vem para fazer acontecer o que muitos só prometem como os políticos, e neste cenário que esta profissão aparece para lutar para cumprir com o que a lei nos garante, trazendo a capacidade de saber ouvir e investigar a fundo a realidade, identificando as necessidades, e criando estratégias para a resolução da situação que o indivíduo está inserido.

No dia a dia o profissional desta área não pode deixar se influenciar pelas aparências imediatas de sofredor, pobres coitados, fragilizados, abandonados pela sociedade, pois o profissional acaba por ter que responder as exigências de forma imparcial e ágil, existem muitas demandas sendo elas profissionais e institucionais, então cabe ao profissional social saber qual posição deve tomar dependendo do que e repassado.

A leitura hoje predominante da "prática profissional" é de que ela não deve ser considerada "isoladamente", "em si mesma", mas em seus "condicionantes" sejam eles "internos" - os que dependem do desempenho do profissional- ou "externos" - determinados pelas circunstâncias sociais nas quais se realiza a prática do assistente social. (IAMAMOTO, 2000, pág.93)

O serviço social tem instrumentos usados que dependem do objetivo que necessitam, eles podem ser utilizados e avaliados da melhor forma dependendo do que necessitam a situação da avaliação do profissional. Podem utilizar como ferramentas para avaliar, entrevista individual ou um contato em grupo, observação participante ou ativa sendo um envolvimento mais próximo, visita domiciliar para entender a realidade social, estudo social ou analise profissional, parecer profissional, relatório social. Essas ferramentas ajudam a tomar a melhor decisão para determinado problema vivenciado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (104.1 Kb)   docx (163.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com