TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PORTFÓLIO DE PESQUISA DA UTA FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO FASE I

Por:   •  7/6/2016  •  Dissertação  •  1.665 Palavras (7 Páginas)  •  450 Visualizações

Página 1 de 7

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER[pic 1]

ALINE DE QUEIROZ, RU 1336003, TURMA 2016/02

GABRIELLY SEVERO PIRES, RU 1131157, TURMA 2016/02

LUCIANE INÊS SEIDENFUS, RU 1362662, TURMA 2016/02

 

        

PORTFÓLIO DE PESQUISA DA UTA FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO FASE I

VENÂNCIO AIRES

2016


CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER[pic 2]

ALINE DE QUEIROZ, RU 1336003, TURMA 2016/02

GABRIELLY SEVERO PIRES, RU 1131157, TURMA 2016/02

LUCIANE INÊS SEIDENFUS, RU 1362662, TURMA 2016/02

PORTFÓLIO DE PESQUISA DA UTA FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO FASE I

Relatório de Entrevista, apresentado à UTA - Educação Ciência e Tecnologia e fundamentos da educação, no curso de Licenciatura de Pedagogia.

Tutor local: Maria Zulmira de Moura Portella.

 Centro Associado: Venâncio Aires.

VENÂNCIO AIRES

2016 [pic 3]

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO.........................................................................................................4

2. DESENVOLVIMENTO..............................................................................................5

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS.....................................................................................8

4. REFERENCIAS........................................................................................................9


  1. INTRODUÇÃO

O tema a ser discutido neste portfólio é sobre a análise e reflexão da entrevista “Pensar a Prática” da professora Drª Acácia Zeneida Kuenzer, que corresponde a Unidade Temática de Aprendizagem Fundamentos da Educação Fase I, e tem por objetivo orientar e auxiliar o estudante do curso de Pedagogia na compreensão sobre aspectos da sua formação. Acreditamos que a realização desse trabalho terá grande significado enquanto futuras pedagogas e com isso vamos ampliando nossos conhecimentos.    

Os instrumentos para a realização desta análise, buscaram subsidiar respostas para a problematização proposta a esse estudo. Para tanto, foi feito o presente trabalho, pois como afirma Martins (2012): “...a pesquisa é o caminho natural na busca de respostas e soluções, incorporando a prática e a teoria. Na formação docente a pesquisa, ao mesmo tempo que possibilita ao futuro professor compreender a dimensão dessa profissão, auxilia e promove o desenvolvimento de habilidades necessárias para a investigação na área educacional, permitindo, dessa forma a compreensão da sua pratica por meio do conhecimento teórico”.

Esperamos que este trabalho contribua para nossa formação como profissional da educação comprometido com a pratica profissional educadora e inovadora, nos auxiliando de forma efetiva no contexto escolar e formando pessoas comprometidas com a ética social e com uma sociedade verdadeiramente humana. E assim possamos promover a melhoria no ensino e o enriquecimento do processo educativo.

  1. DESENVOLVIMENTO         

Os conhecimentos vêm se atualizando cada vez mais nos dias de hoje, através da globalização, incorporando, novas tecnologias e assim auxiliando no processo educacional e na ação política que é baseada no que a escola deseja ofertar. Professores, direção e comunidade escolar se unem para um objetivo comum, que é o melhoramento da educação para seus alunos.

A escola recebe metas que deverão ser atingidas, refazem o Projeto Político Pedagógico, discutem opiniões com os professores e pais, mas muitas vezes não recebem o amparo necessário para a que consigam colocá-lo em prática, mas durante o processo de adaptação as mudanças impostas, a escola vai fazendo os ajustes necessários para poder se adequar e atingir as metas. A militância baseia-se em estudos feitos na educação e para a educação, impõe algumas decisões estabelecidas para que as escolas a coloque em pratica.

É a educação que garante qualidade política de um pais, pois com um povo mais educado, consciente e democrático, candidatos melhores serão eleitos e por consequência melhorar a qualidade de vida de todo o país. Ações, atividades desenvolvidas, participações de entidades privadas ou públicas garantem a sociedade os direitos dos cidadãos, a educação é um dever da família e do estado que tem por principal finalidade o desenvolvimento do cidadão para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho.

O conhecimento cientifico, a ação política e a militância política são também distintos e ao mesmo tempo precisam andar juntos para que seja obtido um melhor resultado. Podemos ver a relação entre as três quando pensamos na ação prática do professor em sala de aula que precisa associar todos os conteúdos do currículo aliado a prática de repassar o conhecimento para seus alunos e consiga que eles compreendam e adquiram o conhecimento. Um educador ao seguir essa prática, que não deve ser trabalhada somente dentro da sala de aula e sim deve ser a partir do ambiente escolar, esta construindo a consciência democrática, que ao mesmo tempo potencializa os processos educacionais mais amplos para a formação do entendimento de prática educativa que além do ambiente escolar pode ser trabalhada em espaços e contextos diferentes.

O professor precisa atuar como um sujeito crítico e não se contentar em repassar conteúdos que só gerem reflexão aos alunos, ou então ele tem que se impor no meio dessa reflexão, e assim possibilitar a criação de uma educação emancipadora que faz o aluno compreender e transformar sua realidade social.  Nas palavras de Martins (2012): “...não basta transmitir um conteúdo mais crítico, é preciso romper com o eixo da transmissão-assimilação em que se distribui um saber sistematizado falando sobre ele. Não se trata de falar sobre, mas de vivenciar e refletir com. Aquilo que é vivenciado e analisado provoca mudanças mais profundas do que aquilo que é apenas ouvido, no fazer, gera-se o SABER. ”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)   pdf (117.9 Kb)   docx (17 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com