TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Introdução a Pesquisa Fundamentos Teóricos

Por:   •  26/6/2022  •  Trabalho acadêmico  •  376 Palavras (2 Páginas)  •  128 Visualizações

Página 1 de 2

Fundamentação Teórica

A fundamentação teórica é um dos elementos utilizados na pesquisa científica que irão servir como base para a argumentação dos principais pontos que são abordados, consistindo na revisão de referências teóricos de autores.

 De acordo com os autores do livro Metodologia Cientifica da UNIVASF 2019, a definição da teoria na maioria das vezes é o que nos dá a necessária segurança para se ter uma boa analise, sendo a etapa cruel do encerramento da pesquisa, em que para se ter uma boa fundamentação teórica é necessário fazer a revisão bibliográfica. Sendo assim devemos ter um norte teórico e sermos criteriosos na escolha do autor que irá compor nossa fundamentação.

Podemos fazer sua construção através de materiais coletados em livros, artigos, periódicos, teses, dissertação de mestrado, monografias, documentários etc. É de suma importância na utilização dos referenciais teóricos, fazermos a citação do seu respectivo autor, citando sua fonte e podendo ser feito o uso de citações diretas ou indiretas.

Ao fazermos o uso de citações “Menção de uma informação extraída de outra fonte” ( ABNT 2002; NBR 10520) precisamos saber seu conceito e sua aplicação. Sendo assim ao consultarmos a ABNT encontramos a norma NBR 10520 de informação e documentação, a qual diz que a citação direta é a “Transcrição textual de parte da obra do autor” já a indireta é o “Texto baseado na obra do autor consultado.”

 A citação direta pode ser curta, não se excedendo a três linhas, tendo como exemplo a citação contida neste texto no parágrafo 15;16 para explicar o conceito de citação. Já a citação longa é aquela que se excede a três linhas, sendo exemplificada na seguinte forma:

“Assim, a citação desempenha papel significativo no processo de construção de um artigo acadêmico que se propõe a persuadir: a citação de obras cuja relevância já está aceita e estabelecida na comunidade científica serve como justificativa para as posições tomadas pelo autor do texto que faz a citação, além de tornar clara sua afiliação teórica.” ( Artigos Article; atiana S. de MacedoI; Adriana Silvina Pagano, 2011). ( falta formata aqui)

Na citação indireta temos a expressão da ideia do autor com as nossas palavras, sem alteração de sentido.

Fonte

Livro Metodologia Cientifica UNIVASF 2019:

https://portais.univasf.edu.br/noticias/univasf-publica-livro-digital-sobre-metodologia-cientifica-voltada-para-educacao-a-distancia/livro-de-metodologia-cientifica.pdf/view

NBR-10520-CITAÇÕES.pdf

Artigos Article; atiana S. de MacedoI; Adriana Silvina Pagano,2011: https://www.scielo.br/j/delta/a/HYFSyK7VrMFZ7H387MP4TYy/?lang=pt

 

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (58.5 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com