TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Poluição Ambiental

Por:   •  25/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  386 Palavras (2 Páginas)  •  127 Visualizações

Página 1 de 2

Poluição ambiental

 

Discuta três fontes poluidoras no processamento de alimentos (mínimo 300 palavras).

  1. Uso de fertilizantes, pesticidas e outras substância dificilmente biodegradáveis

        Em regiões onde são cultivadas grandes plantações, observa-se um círculo vicioso onde grandes quantidades de substâncias químicas vão sendo depositadas no solo, contaminando os lençóis freáticos e criando alimentos com alta carga de compostos cancerígenos. A acumulação de metais e pesticidas, principalmente nos sedimentos dos corpos hídricos, têm trazido sérias consequências para os peixes, mamíferos e ecossistemas inferiores. As águas subterrâneas, o solo e grande parte das águas superficiais estão contaminadas pela presença de nitrogênio, fosfato e potássio proveniente em grande parte da agricultura. Ademais, substâncias dificilmente biodegradáveis como os metais, pesticidas e outros com postos orgânicos constituem igualmente uma ameaça para a qualidade do solo e dos lençóis freáticos. No caso do solo, este é cada vez mais poluído por pesticidas, fertilizantes e depósitos atmosféricos, além dos lançamentos legais e ilegais de efluentes e resíduos sólidos diversos;

  1. Consumo exagerado de água

        Segundo a organização WWF, a produção de alimentos consome cerca de 34% do solo e 69% de toda a água disponível nos rios, produzindo um terço de todos os gases do efeito estufa. Embora muitos produtos vendam a ideia de serem saudáveis, naturais ou criados com respeito à natureza, a realidade mostra um cenário completamente diferente. Boa parte dos produtos que encontramos nas prateleiras dos supermercados utilizaram, durante o seu processo de produção, práticas pouco éticas de consumo dos recursos naturais. Para se ter uma ideia, para produzir um quilo de carne bovina são necessários mais de 15 mil litros de água. Para cada quilo de chocolate são mais de 17 mil litros de água. Somente a agricultura consome cerca de 70% de toda a água potável utilizada pela indústria mundial.

  1. Poluição sonora

A própria indústria de alimentos já ocasiona poluição sonora. Ademais, a grande maioria dos produtos industrializados utiliza transportes para chegarem até seus consumidores, ocasionando a poluição sonora proveniente da circulação rodoviária, ferroviária e aérea. Sendo assim, quanto mais consumimos, mais poluição promovida por carros, vans e caminhões estamos produzindo.

Referências

https://naraguichontextil.wordpress.com/2019/03/12/alimentacao-e-meio-ambiente-saiba-como-reduzir-o-impacto-no-planeta/#:~:text=Segundo%20a%20organiza%C3%A7%C3%A3o%20WWF%2C%20a,de%20habitat%20de%20diversas%20esp%C3%A9cies. Acesso em 16 de dezembro de 2020.

BRILHANTE, OM., and CALDAS, LQA., coord. Gestão e avaliação de risco em saúde ambiental [online]. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ, 1999..

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (54.3 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com