TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Proposta de Revitalização Ambiental na Lagoa das Garças em Medeiros Projeto de Revitalização

Por:   •  19/8/2023  •  Projeto de pesquisa  •  2.982 Palavras (12 Páginas)  •  41 Visualizações

Página 1 de 12
  1.  

Uma proposta de revitalização ambiental na Lagoa das Garças em Medeiros Neto-BA

Projeto de Revitalização

Proponente_______________________________________________________________

Prefeitura Municipal de Medeiros Neto

CNPJ:

Endereço: Avenida Oscar Cardoso, 135, Centro, Medeiros Neto.

Responsável: Adalberto Alves Pinto.

RG

CPF:

Endereço :– Medeiros Neto

telefone : 73-3296-1521

Parceiros da Proposta____________________________________________________

Como parceiro da proposta tem-se o Projeto Jacarandá da Bahia (Anexo 1), o qual surgiu a partir de uma iniciativa do IBAMA, unidade de Teixeira de Freitas, de criar parcerias com instituições privadas, públicas e sociedade civil.

O objetivo geral do projeto é colaborar com a recuperação e preservação da diversidade arbórea da mata atlântica no município de Medeiros Neto centrada na análise, difusão e utilização do conhecimento tradicional e científico desta diversidade. Busca o resgate do conhecimento tradicional sobre a flora local e o levantamento desta como subsídios para recuperação da floresta atlântica. Pode-se ainda destacar a prática da educação ambiental através do envolvimento das escolas rurais do município de Medeiros Neto, a coleta de sementes em propriedades rurais da região e a produção de mudas nativas para recuperação de áreas alteradas.

Neste sentido, para a concretização destes objetivos foi construído um viveiro para produção de mudas de espécies nativas da região, produzidas a partir das sementes coletadas nas propriedades rurais do entorno.

O viveiro do projeto está sendo conduzido pela Associação dos Pequenos Produtores Rurais da Agrovila Panorama e sua viabilidade econômica é garantida pela aquisição de grande parte das mudas pelas empresas parceiras.

Projeto de Revitalização

Apresentação     __________________________________________________________

O Projeto denominado “Lagoa das Garças e da Gente” tem como objetivo revitalizar a micro bacia da Lagoa das Garças, localizada no Município de Medeiros Neto.

Já houve esforços da comunidade em prol da Lagoa das Garças. Alunos da Escola Deolisano , que residem no Bairro Uldurico Pinto, onde se situa a referida Lagoa mobilizaram ação que ensejou a retirada de casas da área de preservação permanente, do entorno da Lagoa. No entanto, faltam ações relacionadas à proteção e revegetação da mesma.

A Lagoa é uma mini-bacia, possui área de 3,65 ha de lâmina d’água, e de 2,98 ha de área de preservação permanente, como se vê na Planta Topográfica em anexo. Está cituada em uma área urbanizada, localizada no Bairro Uldurico Pinto. A geografia do local é semelhante a um vulcão, desta forma tem-se facilmente delimitado o espaço de trabalho físico, que engloba aproximadamente 12 hectares da área que escoa para a lagoa. Segue em Anexo fotos da Lagoa das Garças.

Na região do entorno da lagoa residem cerca de 948 famílias, num total de 3159 habitantes  e limita-se com a Escola Cristina Amarante Mota, a qual possui 525 alunos matriculados.  Assim sendo, estas pessoas serão o público-alvo principal do Projeto “Lagoa das Garças e da Gente”, as quais estarão envolvidas nas etapas de educação ambiental, revegetação, cercamento da área e paisagismo e urbanismo.

A comunidade rural da Agrovila Panorama também estará envolvida no Projeto “Lagoa das Garças e da Gente”, uma vez que a proposta conta com a Parceria do Projeto Jacarandá da Bahia, que trabalha com a produção de mudas nativas com envolvimento de comunidades rurais e proprietários rurais. As mudas serão adquiridas e doadas pelo Projeto Jacarandá (Anexo 5) e a comunidade rural da Agrovila Panorama além do beneficio da aquisição de mudas, será inserida na capacitação para o plantio das árvores nativas.

Desta forma, o Projeto pretende atingir a população do entorno da Lagoa, beneficiando e envolvendo aproximadamente 4.000 pessoas para a modificação de uma área física de 12 ha, sendo destes 3,65 ha de água; 3 ha de revegetação; 9 ha de paisagismo e urbanismo.

O período de execução do projeto será de abril de 2010 a abril de 2011, envolvendo as etapas de execução e monitoramento.

Projeto de Revitalização

Justificativa______________________________________________________________

A Lagoa das Garças, como o próprio nome diz, já abrigou a fauna local, e já foi um local limpo e agradável anterior a urbanização desordenada. Hoje, a Lagoa das Garças é foco de doenças, em função de uma cultura que ainda não associa bem o seu valor, que deseja um ambiente agradável próximo a sua moradia, mas age de forma contraditória, jogando lixo nas proximidades e até mesmo criando porcos nas margens da lagoa. No entanto a lagoa ainda tem uma utilização lúdica. É utilizada para pesca; banho, ou seja é utilizada para lazer e alimentação!!!  Tais fatores indicam que a comunidade ainda valoriza a presença da Lagoa das Garças.

A revitalização da Lagoa das Garças proporcionará um ambiente agradável à comunidade que vive ao seu redor, propiciando qualidade de vida não apenas aos moradores da região, mas ao município de Medeiros Neto como um todo.

Objetiva-se desta forma o trabalho em dois momentos: primeiro o processo de revitalização sem o uso da área a ser revegetada, ou com este minimizado ao máximo e no segundo momento pretende-se usar a área da lagoa já revitalizada. Este uso inclusive poderá servir para atividades de educação ambiental da Escola Cristina Amarante Mota a qual está localizada muito próxima da Lagoa, bem como para atividade de Piscicultura a posteriore.

A revitalização da Lagoa consiste na melhoria da qualidade da água; na proteção e revegetação de suas margens, bem como arborização da mini-bacia e urbanização do entorno. Todo o processo imerso numa ação incessante de educação e divulgação.

Objetivos Geral e Específicos______________________________________________

- Recuperar a Lagoa das Garças;

- Revegetar as margens da Lagoa das Garças;

- Revitalizar a paisagem da Micro-bacia da Lagoa das Garças;

- Proporcionar melhoria na qualidade de vida para a comunidade da Lagoa das Garças;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.8 Kb)   pdf (546.3 Kb)   docx (409.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com