TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A RESENHA LIVRO DIDÁTICO

Por:   •  21/6/2017  •  Resenha  •  865 Palavras (4 Páginas)  •  350 Visualizações

Página 1 de 4

RESENHA LIVRO DIDÁTICO

Aluno: Matheus Figueiredo Capanema

Profa: Angela Campos

I – Dados dos Livros

COLEÇÃO QUANTA FÍSICA

COMPONENTE CURRICULAR: FÍSICA

EDITORA: PEARSON

CÓDIGO DA COLEÇÃO: 27617COL22

AUTORES:

- Carlos Aparecido Kantor

- Lilio Alonso Paoliello Junior

- Luís Carlos de Menezes

- Marcelo de Carvalho Bonetti

- Osvaldo Canato Junior

- Viviane Moraes Alves

II – Visão Geral

Pode-se perceber um desenvolvimento gradual nessa coleção. Uma visão ampla sobre a física é construída a partir do desenvolvimento de cada tema. De uma forma geral, cada unidade trabalha um conteúdo central, de forma que cada conceito ou lei são apresentados em um momento e são reabordados e revisados durante o decorrer do desenvolvimento teórico.

Em toda coleção há atividades que contribuem para o desenvolvimento das competências e habilidades dos alunos. Essas atividades servem como meio para aprofundar os estudos sobre os conceitos aprendidos e suas aplicações, além de desenvolver nos alunos a capacidade de trabalhar com diversos tipos de linguagens.

Deve-se ressaltar também o tratamento claro e adequado dado sobre os conceitos de Física Moderna e Contemporânea e uma preocupação em contextualizar os conceitos de física com o cotidiano.

II – Estrutura

A coleção é composta por três unidades, uma para o primeiro ano do ensino médio, uma para o segundo ano do ensino médio e uma para o terceiro ano do ensino médio. Cada uma é responsável pelo desenvolvimento de um tema central. Elas são divididas por capítulos, os quais apresentam um grau de especificidade maior sobre o tema principal. Entre as seções de texto se encontram partes denominadas “Veja Mais”, “Conexão”, ”Faça Parte” e “Sua Parte”.

Veja Mais – Apresentam textos complementares ao texto principal;

Conexão – Apresentam textos interdisciplinares;

Faça Parte – Atividades que promovem participação ativa dos alunos; atividades em equipe;

Sua Parte - Atividades que promovem participação ativa dos alunos; atividades que verificam os conhecimentos adquiridos;

Os conteúdos programáticos são desenvolvidos da seguinte forma:

  • Volume 1 (272 Páginas)

Unidade 1 - O mundo da energia; Uma presença universal; Recursos energéticos naturais; Afinal - o que é energia?; Máquinas e processos térmicos; Eletricidade, geração e usos.

Unidade 2 - Transporte, esportes e outros movimentos; Abrindo o jogo; As regras do jogo; Usando as regras do jogo nos esportes e transportes.

  • Volume 2 (256 Páginas)

Unidade 1 - Comunicação e Informação; Produção, processamento, propagação e armazenamento da informação, Campos elétricos e magnéticos; Luz, imagens e processamento; Informática, sistemas e redes;

Unidade 2 - Os astros e o cosmos; Visões do céu; A visão moderna do sistema solar; Via-Láctea: nascimento, vida e morte das estrelas; Evolução do Universo.

  • Volume 3 (272 Páginas)

Unidade 1 - Radiações, materiais, átomos e núcleos; As radiações e a matéria; O átomo quântico; As radiações, o núcleo atômico e suas partículas; Estrutura da matéria e propriedades de materiais.

Unidade 2 - Toda a Física, hoje e através de sua história; A Física como parte da cultura humana, tecnológica e científica; O estudo dos movimentos – a mecânica; O estudo do calor - a termodinâmica; Os campos de força clássicos – a gravitação e o eletromagnetismo; Física quântica e relatividade; Energia, economia e meio ambiente; A aventura do conhecimento é um livro eternamente aberto e nunca terminado.

III – Análise

Todos os três volumes da coleção procuram ensinar a física a partir de um processo que envolve o cotidiano. Eles oferecem oportunidade de refletir sobre as interações entre a ciência, tecnologia, sociedade e ambiente e o papel da historia da ciência na construção do conhecimento físico. De forma geral desenvolve no aluno autonomia e senso crítico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (174.4 Kb)   docx (54.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com