TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Recuperação do zinco contido no PEA via processo Waelz

Por:   •  2/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.046 Palavras (13 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

UNIVERSIDADE PAULISTA

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR IX

VOTORANTIM METAIS

Paraíso do Tocantins – TO

Abril de 2017

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR IX

VOTORANTIM METAIS

MARILENE MENDES DE O. FERREIRA

CURSO SUPERIOR EM SEGURANÇA DO TRABALHO

RA: 1515180

Paraíso do Tocantins – TO

Abril de 2017


RESUMO

O presente trabalho pretende apresentar a gestão de meio ambiente e da saúde no trabalho à gestão corporativa do Grupo Votorantim. Este trabalho foi focado na unidade de Juiz de Fora da Votorantim Metais, na qual, assim como nas demais unidades do Grupo, são desenvolvidos projetos de a fim de evitar a toxicologia ambiental, obter um melhor controle no uso de recursos naturais e manter um ambiente mais saudável para os funcionários. Foram abordadas técnicas utilizadas para a redução de resíduos gerados pela empresa, como reciclagem e reutilização das sucatas para processo de obtenção do zinco e outros metais; além destas foram abordados também sobre os programas que colaboram com a higiene e saúde dos trabalhadores. Como conclusão, buscou-se mostrar que para manter-se de acordo com as leis, reduzir os impactos ambientais e garantir boas condições de saúde para os funcionários, depende acima de tudo do compromisso da empresa, que aliado às políticas da organização se tornam responsáveis em manter uma harmonia entre a empresa e meio ambiente.

Palavras-chave:         Meio ambiente,                 Resíduos,                Saúde.


ABSTRACT

The present work seeks to present a management of environment and health without work in the corporate management of the Votorantim Group. This work was focused on the Juiz de Fora unit of Votorantim Metais, in which, as in the other units of the Group, projects are developed to avoid environmental toxicology, to obtain a better control in the use of natural resources and to maintain an environment Healthier for employees. Techniques used to reduce waste generated by the company were addressed, such as recycling and reuse of scrap for the process of obtaining zinc and other metals; Besides these were also approached about the programs that collaborate with the hygiene and health of the workers. As a conclusion, the aim was to show that in order to keep up with the law, reduce environmental impacts and ensure good health conditions for employees, depends above all on the company's commitment, which, together with the organization's policies, are responsible In maintaining a harmony between the company and the environment.

        

Keywords: Environment, Waste, Health.


SUMÁRIO

1 – INTRODUÇÃO5

2 – TOXICOLOGIA AMBIENTAL 6

2.1 – Disposição dos Resíduos 6

2.2 – Ecologia Industrial 7

2.2.1 – Projeto Polimetálicos 7

2.2.2 – Recuperação do zinco contido no PEA via processo Waelz 8

3 – CONTROLE AMBIENTAL E RECURSOS NATURAIS 9

3.1 - Gestão de Resíduos 9

3.2 – Impactos no Meio Ambiente 9

3.3 – Respeito às Leis10

4 – MEDICINA DO TRABALHO 11

4.1 – A Saúde, qualidade de vida dentro e fora da empresa 11

4.2 – Programa Bem Viver 11

4.3 - Campanha de vacinação contra gripe12

4.4 – Hábitos de higiene pessoal 12

5 – CONCLUSÃO13

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 14


1 – INTRODUÇÃO

A Votorantim Metais é uma empresa minero-metalúrgica com sede no Brasil e atuação no mercado global de metais não-ferrosos e mineração. As operações da companhia estão divididas em dois negócios: Alumínio – que contempla produtos primários e transformados – e Polimetálicos – que contempla as frentes de zinco, níquel, químicos e agro.

A atuação deste mercado gera uma grande quantidade de resíduos, onde não tratados de forma adequada, podem ser extremamente prejudicial à saúde humana e do meio ambiente.

A preocupação com o meio ambiente é talvez a pedra-fundamental da discussão hoje em prática sobre o direcionamento do processo produtivo para a gestão responsável dos recursos, e não apenas para a geração de riqueza e consumo. Com diversos exemplos em todo o mundo, é possível afirmar que a evolução dos processos da iniciativa privada em relação à preservação de recursos naturais gera resultados mais favoráveis não somente para a sociedade e para as gerações futuras, mas para as próprias companhias, inclusive com ganhos financeiros.

O estado de saúde e bem-estar dos colaboradores também são de grande importância para a empresa. Por isso todos têm uma participação em programas de higiene pessoal e do ambiente, vacinação, entre outros.

O presente trabalho tem como objetivo descrever um sistema de gestão do meio ambiente e medicina no trabalho. Abordar as estratégias adotadas pela Votorantim Metais – Unidade de Juiz de Fora, para o benefício do meio ambiente e saúde para os colaboradores .

[pic 2]           [pic 3][pic 4]


2 – TOXICOLOGIA AMBIENTAL

2.1 – Disposição dos Resíduos

Na indústria de mineração há uma grande geração de resíduos sólidos, domésticos, estéreis, com risco de contaminação de solos/substratos rochosos, tais como: produtos de limpezas em geral, embalagens de origem industrial, resíduos de serviços de saúde, dejetos humanos, beneficiamento do minério, dentre outros.

Embora sejam totalmente controlados pelas estruturas implantadas para evitar a contaminação ambiental, em caso de negligências normativas, ou acidentes, poderá sim, resultar em contaminação de solos, substratos/aterros, ou material rochoso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.9 Kb)   pdf (403.9 Kb)   docx (813.1 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com