TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Redes Sociais nos Negócios

Por:   •  17/10/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.767 Palavras (8 Páginas)  •  131 Visualizações

Página 1 de 8

Centro Paula Souza

Faculdade de Tecnologia - Fatec

Redes Sociais nos Negócios

Aline Laurentino

Bianca Queiroz

Halynne Pereira

Kely Neves

José Gabriel Alves

Maria Reis

Sônia Rech

Praia Grande - SP

2015

Aline Laurentino

Bianca Queiroz

Halynne Pereira

Kely Neves

José Gabriel Alves

Maria Reis

Sônia Rech

Redes Sociais no Trabalho

Trabalho da disciplina de Informática apresentado para

a Fatec (Faculdade de Tecnologia), realizado pelos

alunos do primeiro ciclo de Gestão Empresarial.

Prof.: Fábio Pessôa de Sá

Praia Grande – SP

2015

Introdução

   As redes sociais já foram vistas apenas como uma ferramenta de conhecer pessoas, de relacionamento entre elas. Hoje podemos perceber que os empresários de pequenas, médias e grandes empresas podem utilizar as redes sócias para fazer negócio. Pois é quase certo que o seu cliente está em uma das principais redes do momento, por isso é importante também que a empresa esteja lá. Mas basta estar lá, é preciso que essa presença seja profissional, com os profissionais dedicados ao trabalho de manutenção e planejados de acordo com seus objetivos estratégicos.

   Para grandes empreendimentos, é recomendado que seja criado um setor especialmente para gerenciamento de redes sociais. Os profissionais indicados para cuidar desta área são da área de comunicação (Jornalistas, Publicitários, entre outros) que saibam utilizar as palavras ao seu favor. Vale salientar que nos dias de hoje é comum que empresários busquem a contratação de um gerente de rede social, que é o profissional especializado em utilizar as redes sociais de forma positiva.

   Bom, no decorrer deste trabalho analisaremos os impactos do bom uso das redes sociais no trabalho, ajudando assim a empresa, uma vez que as mídias sociais agem como marketing, muitas vezes decisivo, atraindo o visitante e transformando-o em cliente da empresa.

Redes sociais dentro do traçar de planos da empresa

   A utilização das mídias sociais está estrategicamente posicionada dentro do planejamento de marketing atuando como apoio dentro dos planos do mercado, além de permitir um alcance imenso dentro do mesmo.

   Uma página que não mostra um conteúdo relevante é esquecida rapidamente pela empresa. É preciso garantir que as postagens tenham conteúdo significativo, que chamem a atenção e que tenha relação com o mercado em que a empresa correspondente esteja inclusa. Mas não adianta apenas ter um bom conteúdo, é preciso conhecer o público-alvo, a mensagem que é passada tem que se adequar ao público receptor. É preciso também que o conteúdo seja atualizado com frequência. Logo, fica claro que é essencial que empresas invistam nas redes sociais de modo corporativo como uma forma extremamente eficaz de marketing e divulgação da marca.

   Uma pesquisa realizada pela Revista Business Week constatou que os negócios que apostam nas mídias sociais possuem melhores resultados em suas receitas e lucros, além do crescimento e da popularidade de sua marca.

   Um marketing descontraído e moderno pode divulgar produtos ou serviços de forma prática e eficaz. As chamadas “fan pages” atraem milhões de pessoas quando as postagens são criativas e bem elaboradas, resultando em uma excelente forma de atingir o público-alvo. Vale lembrar que é preciso contratar um profissional da área ou uma empresa especializada em marketing digital para realizar esse tipo de trabalho. A partir do momento que uma empresa investe nas redes sociais, ela adquire um posicionamento do mundo virtual, assim elas permitem o impulsionamento da propaganda, chegando ao maior número de pessoas possíveis.

Trabalhar medindo o seu público em geral abrange seu olhar para o produto e empresa.

 

   Em entrevistas formais o público geralmente não fala seu pensamento, enquanto nas redes sociais os clientes espontaneamente dizem suas opiniões sobre a empresa e seus produtos. Conseguindo visualizar pontos positivos e negativos dos mesmos, ajudando a inserir e percorrer com mais clareza.

As redes sociais atualmente estão servindo como uma central de atendimento ao cliente.

   O social Business tornou-se uma das principais ferramentas estratégicas. Resultando em contratações de profissionais de comunicação e marketing para desempenhar tal função.

Construir uma boa reputação para sua marca

   Para redes sociais atender o objetivo da empresa é de grande importância saber qual será o posicionamento e imagem que deseja transmitir ao seu público alvo, caso contrário não terá retornos vantajosos.

   Existe várias formas de publicidade nas redes, as mais comuns é a compra de mídia direta, onde a empresa coloca um botão, link, banner ou tweet patrocinado.

   Uma das principais vantagens é que conseguimos ver facilmente se está tendo retorno ou não.

   Outra dica, uma empresa que vende alimentos em vez de publicar, “Compre nossa manteiga”, pode criar vários conteúdos ensinando a fazer receitas com esta manteiga e depois indicar onde pode comprá-la.

   O mundo da internet está sempre se reinventando e é muito importante que a sua empresa saiba como seguir tendências.

Empresas têm Dificuldades em Medir Resultados nas Redes Sociais

Cada vez mais as empresa estão usando as redes sociais para fins corporativos, porém muitas companhias têm dificuldades em medir seus resultados.

Harvard Business Review realizou uma pesquisa com 2.100 companhias e descobriu que 69% reconhecem o uso crescente de redes, como Facebook e Twitter, como estratégia de negócios.

Outros dados interessantes também foram divulgados:

  • 46% consideram esses meios fundamentais para as iniciativas de marketing;
  • 42% declaram essenciais para o futuro as mídias sociais
  • 50% afirmam que a estratégia não será levada a sério entre os executivos de liderança até que possam medir os resultados de forma mais eficiente;
  • 61% diz que as próprias companhias precisarão passar por uma curva de aprendizado para melhorar o uso das redes;
  • 75% das empresas não sabem o que os clientes estão falando sobre elas nas redes sociais.

 

[pic 1]

Segundo especialistas, uma das principais dificuldades está em medir quais resultados financeiros os esforços de marketing nas redes sociais trouxeram para as companhias e analisar qual o impacto os comentários dos clientes terão nos negócios futuros.

Redes Sociais Na Comunicação Empresarial

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)   pdf (158.6 Kb)   docx (49.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com