TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Rinite Alérgica

Por:   •  24/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.298 Palavras (6 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

A rinite alérgica vem aumentando nas últimas décadas, tornando-se a quinta doença crônica mais comum no mundo entre as doenças respiratórias crônicas. Ela representa um grande problema, tanto no nível de saúde pública, quanto para os indivíduos acometidos, comprometendo a qualidade de vida. O nariz externo e as cavidades nasais compoêm o nariz que sofre influências ambientais, levando a instalação das rinites. A cavidade nasal é dividida em duas partes pelo septo nasal. Cada uma dispõe de um orifício anterior que é a narina e um posterior denominado coana. As coanas realizam a comunicação da cavidade nasal com a faringe. Os cornetos superiores, médios e inferiores em cada narina são responsáveis pela filtração e regulação da umidade e da temperatura do ar que entra nas vias aéreas nasais. Um epitélio pseudoestratificado colunar ciliado cobre a cavidade nasal e os cornetos. Esse epitélio é recoberto por uma camada fina de muco com partículas a serem depuradas e que se move através da ação dos cílios de modo contínuo. O diagnóstico é clínico e o tratamento correto compreende abordagem educativa, controle ambiental, imunoterapia e farmacoterapia. O objetivo do tratamento é aliviar os sintomas e remover os incômodos para melhorar a qualidade de vida.

CAUSAS

A rinite não tem cura, mas pode interferir na qualidade de vida do paciente. Existe tratamento e controle, quando o diagnóstico for realizado adequadamente. Isto significa identificação correta da gravidade da doença e uma abordagem diagnóstico-terapêutica ampla e eficaz. É definida Rinite Alérgica como a inflamação da mucosa de revestimento nasal, mediada por IgE, após exposição à alérgenos e caracteriza-se por obstrução nasal, rinorreia aquosa, espirros e prurido nasal que podem comprometer a qualidade de vida dos pacientes. O diagnóstico da RA é primariamente clínico. Fundamenta-se em uma história clínica individual e familiar e exame físico. Diagnósticos como testes alérgicos de leitura imediata ou IgE especifica só devem ser solicitados quando o paciente não responde ao tratamento ou para diagnóstico diferencial .

SINTOMAS

As principais manifestações clínicas da rinite alérgica são: rinorreia, obstrução e prurido nasal, espirros, e por vezes, anosmia. São sintomas reversíveis de forma espontânea ou após tratamento. Porém, o impacto na qualidade de vida é grande, contribuindo para a redução do rendimento escolar e falta ao trabalho, prejudicando o sono e agravando a asma. Associadas a RA são apresentadas Comorbidades, complicações da rinite alérgica. Asma brônquica Conjuntivite Sinusite Polipose nasal Otite média Faringite/laringite Classificação e patogênese da RA, na atualidade, tem por base a duração da doença, a gravidade dos sintomas. A classificação com base na duração acontece de duas formas: A) intermitente – quando os sintomas estão presentes menos de 4 dias por semana ou menos de 4 se manas; B) persistente – quando os sintomas estão presentes, pelo menos 4 dias por semana e têm durabilidade de pelo menos 4 semanas. A classificação com base na gravidade da doença pode ser leve, moderada e grave. Estudos transversais observacionais em rinite descobriram que gravidade (leve-moderada a grave). As espécies mais comuns no Brasil são: Cladosporium sp, Aspergillus sp, Alternaria sp e Penicilium notatum. Outros aeroalérgenos são os pólens de gramí- neas, baratas, gatos, cão, cavalo, poeira de madeira, trigo, detergente e látex. Os principais irritantes da mucosa respiratória são a exposição ao fumo e a poluição ambiental. Outros fatores de risco propostos são: a predisposição genética para desenvolver doenças alérgicas, sexo masculino; nascimento durante primavera, uso precoce de antibióticos, dentre outros . Todas as pessoas com rinite podem apresentar uma resposta grave a estímulos físicos ou químicos não especificados. Os anti-inflamatórios não hormonais (AINH), com destaque para o ácido acetilsalicílico, podem desencadear ou agravar rinite alérgica e asma, especialmente em adultos . Quadro Clínico A RA pode ocorrer em qualquer idade e a maioria das pessoas desenvolvem os sintomas na infância ou na idade adulta. Porém, a gravidade dos sintomas da doença é variável (ausente a grave) no decorrer da vida . O quadro clínico da RA é caracterizado por sintomas como os espirros em salva, coriza hialina abundante, congestão nasal e prurido intenso. Geralmente se acompanha de prurido e de lacrimejamento ocular, além de hiperemia conjuntival e lacrimejamento, fotofobia e dor local. Menos frequentemente podemos encontrar prurido no palato e faringe, respiração bucal crônica, descarga pós-nasal e redução do olfato .

TRATAMENTO

Os tratamentos para RA ocorre principalmente através de anti-histamínicos, descongestionantes nasais, modificadores de leucotrienos, cromoglicato nasal, corticosteroides intranasais, imunoterapia e controle ambiental . Este estudo têm por base as seguintes questões problemas: Quais são as formas de tratamento para a rinite alérgica, se tem cura, as consequências do diagnóstico e tratamento incorretos da rinite alérgica? O objetivo geral deste estudo é descrever critérios para diagnosticar e tratar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (84.7 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com