TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ruptura Organizacional

Trabalho Escolar: A Ruptura Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  799 Palavras (4 Páginas)  •  1.682 Visualizações

Página 1 de 4

Debate: A ruptura organizacional

As modernas organizações estão sofrendo uma total ruptura com relação aso velhos padrões tradicionais. A livraria que mais cresce no mundo - a Amazon.com – não tem um metro quadrado de lojas. A maior indústria de tênis e roupas esportivas do mundo – a Nike – não tem fábrica alguma. A Microsoft chegou a valer cerca de cem vezes o seu ativo contábil A Lótus foi vendida à IBM por quinze vezes o seu valor patrimonial tangível. A filial americana da Nokia tem apenas 5 funcionários e fatura 200 milhões de dólares por ano A organização convencional representada pelo organograma tradicional – burocrático e jurássico – está passando por uma verdadeira carpintaria. Já não é mais aquela dos velhos tempos. Cada vez mais, as organizações estão focalizando suas energias, tempos e recursos naquilo que tem mais valor: o seu ativo intangível que lhe proporciona inteligência competitiva.

O capital intelectual está trazendo uma nova maneira de pensar e agir. Contabilizar, administrar, auditar, gerenciar, planejar, organizar, controlar e todos os demais verbos que formava a velha administração tradicional estão destinados a representar apenas 20% do valor real de uma empresa. Os outros 80% fortalecerão as mudanças organizacionais dependem de:

1. As organizações vão operar cada vez mais em redes (networks). Pequenos núcleos de grandes cérebros criarão negócios de grande porte através de sua capacitação de concertação, formação de empresas em rede e desenvolvimento de marca. O ativo intangível dessas redes será uma parcela cada vez menor do valor global do negócio estruturado.

2. O emprego tradicional tende a diminuir drasticamente. O empregado com carteira assinada passa a ser terceirizado junto com mesas, máquinas, tijolos, equipamentos. Tudo isso deixa de ser contabilizado no núcleo central de operações que passa a ser responsabilidade do parceiro que trabalha em rede.

3. A flexibilidade de horários será cada vez maior e o trabalho tradicional será cada vez mais feito em casa. Com o desmonte das grandes empresas e do tradicional conceito de ativo tangível diminuirá cada vez mais o conjunto de bens físicos da organização. Esta está se tornando cada vez menos concreta e cada vez mais virtual.

4. Os serviços serão cada vez mais importantes na formação do PIB de cada país. As previsões apontam que logo mais no Estados Unidos 2% das pessoas estarão produzindo todos os alimentos necessários ao restante da população. Outros 2% estarão produzindo todos os produtos físicos de que a nação necessita. Com isso, o trabalhador do conhecimento aumentará cada vez mais o valor agregado à produção incorporando inteligência e não capital físico aos empreendimentos. Como contabilizar o cérebro de um trabalhador intelectual?

5. Megasoftwares irão revolucionar a organização das empresas. Com isso, a parte tradicional das organizações passará por uma total revolução ficando a atividade burocrática humana praticamente zerada e transferida para a máquina.

6. A competitividade – o paradoxo da melhoria da qualidade com diminuição de preços – será uma preocupação permanente. Funções divisionáveis – como RH, finanças, controladoria, etc. – serão incorporadas às unidades de operação, aumentando o valor agregado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com