TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO

Por:   •  11/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.137 Palavras (5 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 5

SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO

A saúde e segurança do trabalho correspondem ao conjunto de ciências e tecnologias, que tem por objetivo proteger o trabalhador em seu ambiente de trabalho, buscando minimizar ou evitar acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. Assim, dentre as principais atividades da segurança do trabalho, podemos citar: prevenção de acidentes, promoção da saúde e prevenção de incêndio.

No Brasil, a segurança e saúde ocupacionais estão regulamentadas e descritas como Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho - SESMT, que está regulamentado em uma portaria do Ministério do Trabalho e Emprego - MTE, Norma Regulamentadora nº 4 e na legislação trabalhista brasileira.

A legislação brasileira define acidente do trabalho como todo aquele decorrente do exercício do trabalho e que provoca, direta ou indiretamente, lesão, perturbação funcional ou doença. Tal definição pode ser encontrada no artigo 131 do Regulamento dos Benefícios da Previdência Social, instituído pelo Decreto nº 2172 de 05 de março de 1997.

  PAPEL DO RESPONSÁVEL PELA SEGURANÇA NO LOCAL DE TRABALHO

Na Gerresheimer o papel de um profissional de segurança do trabalho consiste em colaborar de forma proativa, atuando antes que o perigo se transforme num problema, para impedir a exposição dos colaboradores aos perigos no local de trabalho, e com isso ajudar a proteger os colaboradores, reduzindo a frequência das doenças e dos acidentes ocupacionais. São dados treinamentos a seus colaboradores, orientando-os sobre as normas de segurança e medidas de prevenção de acidentes, identificando as práticas de segurança que devem seguir em suas áreas de trabalho, e com isso melhores condições de saúde, segurança e conforto.

O local de trabalho é inspecionado, as instalações, os maquinários, sempre observando as condições de trabalho, observando se existem riscos de acidentes. Se tiver que fazer alguma reparação é feito um relatório e enviado para o departamento responsável.

 ANÁLISE DOS DIFERENTES TIPOS DE RISCO

           Na empresa Gerresheimer é feita uma analise preliminar de risco, onde é verificado todos os possíveis riscos à saúde e integridade física do colaborador e das pessoas ao redor. Quando um risco é identificado, inicia-se uma avaliação começando por analisar se o risco pode ser eliminado.

  PREVENÇÃO E PROTEÇÃO

            Como medida de prevenção a Gerresheimer foca em treinamentos e informações a seus colaboradores. A empresa tem consciência da necessidade de cumprir todas as medidas preventivas contra doenças ocupacionais e acidentes durante todo o processo laboral, e pensando nisso, todo o colaborador antes de assumir suas funções, mesmo que tenha experiência na sua profissão, deve passar por um treinamento admissional ou treinamento de integração, que é ministrado durante o horário de trabalho.

            A prevenção também é dada através dos levantamentos gerados pela Analise Preliminar de Risco (APR) que é uma técnica que visa à prevenção de acidentes de trabalho através da antecipação dos riscos. E através de informações de um boletim de segurança que é entregue mensalmente pelo técnico de segurança, por reivindicações dos colaboradores e por inspeções nas áreas.

Foi criada a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), proporcionando aos seus colaboradores as melhores condições para o desempenho de suas atividades, com segurança, reduzindo o risco de acidentes.  E o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina (SESMT), formada por uma equipe de profissionais da saúde, que fica dentro da empresa para proteger a integridade física dos colaboradores.

Na Gerresheimer uma vez ao ano é realizado a SIPAT – Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho, uma semana de atividades voltadas para a prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. São feitos palestras, gincanas, sorteios de brindes, atividades motivacionais para desenvolver e orientar o colaborador sobre a importância da prevenção de acidentes.

  São utilizados os equipamentos de proteção coletiva (EPC), ex: extintores, lava-olhos, capelas e os equipamentos de proteção individual (EPI), que visa a proteção contras os riscos de acidentes e ou doenças do trabalho, alguns dos EPIs utilizados são: luvas, abafadores, protetores auditivos, botas, máscaras, etc.

LEGISLAÇÃO

A empresa Gerresheimer segue normas estabelecidas por lei, normas técnicas ABNT, as normas regulamentadoras NR, normas do Ministério do Trabalho e Emprego, Consolidação das leis do Trabalho (CLT), as leis municipais, estaduais e federais, nas esferas ambientais, trabalhistas e segurança contra incêndio.

Quando da ausência de normas nacionais a empresa segue também normas internacionais: OHSAS (Série de Avaliação da Segurança e Saúde no Trabalho), Iso 9001, NIOSH (Instituição Nacional de Segurança e Saúde Ocupacional) entre outras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (80.1 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com