TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A SOCIALIZAÇÃO DO CONHECIMENTO

Dissertações: A SOCIALIZAÇÃO DO CONHECIMENTO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2014  •  390 Palavras (2 Páginas)  •  710 Visualizações

Página 1 de 2

A Socialização do Conhecimento

Socialização é o ato ou efeito de socializar, ou seja, de se tornar social, de reunir em sociedade. É a extensão de vantagens particulares, por meio de leis e decretos, à sociedade inteira. É o processo de integração dos indivíduos em grupo.

Socialização significa aprendizagem ou educação, no sentido mais amplo d apalavra, aprendizagem essa que começa na infância e só termina com a morte da pessoa.

A socialização implica na adaptação a certos padrões culturais existentes na sociedade, ou seja, é a tendência para viver em sociedade, é a civilidade (conjunto de formalidades, observadas entre si pelos cidadãos, quando bem educados).

Por socialização, escreve o sociólogo pernambucano Gilberto Freire (1900-1987) “É a condição do indivíduo (biológico) desenvolvido, dentro da organização social e da cultura, em pessoa ou homem social, pela aquisição de status ou situação, desenvolvidos como membro de um grupo ou de vários grupos.”

CONHECER

Definição Etimológica da palavra: A palavra conhecer tem a sua origem etimológica no latim cognitivo, cum+gnosco, co+cognoscere que significa captação conjunta, uma compreensão, uma reunião de dados.

A Socialização do Conhecimento Através da Música

A linguagem musical está inserida em nossas vidas desde a infância, com as canções de ninar, posteriormente o ensino infantil se beneficia da linguagem musical para alfabetizar, para melhor memorização, percepção e raciocínio, desperta o lado lúdico, aperfeiçoa o conhecimento e a socialização. Ajuda a desenvolver o potencial criativo, tornando capaz de inventar e reinventar o mundo, para que futuramente sejam pessoas com melhor raciocínio e capaz de resolver suas próprias dificuldades. Estudos recentes mostram que os bebês começam a ouvir e memorizar melodias ainda no útero da mãe. Quando pequenos preferem música da própria cultura, na adolescência, escolhe o tipo específico de música de que vão lembrar e que apreciarão pro resto da vida.

A influência da música varia de pessoa para pessoa, que gosta de música não gosta de todos os estilos musicais, as pessoas se identificam com estilos que causam sentimentos e emoções diferentes em cada um.

A forma em que a música acontece nos grupos sociais é muito diversificada e deve ser vista como uma importante forma de comunicação. Estudos recentes mostram que a música tem sido estudada, não somente por pessoas que desejam fazer música, mas por aqueles que gostariam de saber porque uma música pode influenciar na vida profissional, familiar, em quadros clínicos, no caráter e nas nossas emoções.

Bibliografia

http://socializar-conhecimentos.blogspot.com.br/2008/10/cultura-contracultural-na-forma-de.html

http://www.significados.com.br/socializacao/

http://licoesfilosofia.com.sapo.pt/estrutura.htm

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com