TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Saúde e Segurança do Trabalho

Por:   •  12/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.310 Palavras (6 Páginas)  •  376 Visualizações

Página 1 de 6

1. Saúde e Segurança do trabalho

Um serviço de saúde e segurança de trabalho existe para que seus parceiros mais valiosos e representativos sejam preservados e forneçam o melhor de si. Em outras palavras (Dionísio, 2010, p1) assim descreve tais finalidades:

  • Cuidar e proteger o colaborador contra qualquer risco à saúde que se origina do trabalho ou das condições físicas e psicológicas em que o trabalho é executado;
  • Buscar o equilíbrio e o ajustamento mental e físico dos colaboradores, primordialmente voltados para o trabalho e seu direcionamento para empregos por meio dos quais encontrem adequação e sintonia;
  • Estabelecer e manter um alto grau de bem-estar físico e mental dos colaboradores.

O trabalho é tão importante que uma organização internacional existe para regular conceitos, sugerir medidas, proporcionar condições mínimas, dentre outras finalidades. Chamada OIT (Organização Internacional do Trabalho), ela descreve as finalidades de forma mais simplificada; prevenção, ajustamento ao trabalho e tratamento. O ajustamento a trabalho consiste em colocar a pessoa certa no lugar certo, ou seja: destacar um colaborador p/ a execução das tarefas em que ele é melhor.

“A prevenção de doenças ocupacionalmente induzidas é cardinal para o trabalho de um serviço de saúde ocupacional e envolve não somente a proteção contra riscos bem conhecidos, mas também a identificação e a avaliação de novos riscos para saúde” (Waldron 2003, p.173).

Muitas vezes o ajustamento ao trabalho começa já na contratação ao obter-se informações de saúde do novo colaborador e este procedimento é o mais recomendado.

O tratamento é aquele serviço de saúde que vai além do atendimento das emergências que ocorrem mais por exigência da lei do que por cultura da organização. Ex:  Fisioterapia, controle de pressão arterial, índices de glicose etc.

  1. Importância da área no contexto organizacional

Acidentes de trabalho acarretam em perda de capacidade p/ o trabalho. Todo o período que decorre desde o acidente ou o aparecimento de uma doença ocupacional é repleto de conseqüências indesejáveis para ambas as partes: ausências, quedas na produtividade, contratações de temporários, desvios de função etc.

O Brasil ocupa posições sempre muito próximas ao topo em listas de países com acidentes no trabalho e doenças ocupacionais.

As ocorrências de: acidentes, distúrbios, lesões, intoxicações - refletem em problemas sociais, psicológicos, depressão, tensão, estresse, conflitos familiares, alcoolismo etc. Funcionários de algumas áreas costumam ser vítimas mais freqüentes de acidentes como por exemplo: os mineradores.

  1. Origem das áreas de saúde e segurança na organização

Por força de mudança cultural a área de saúde e segurança nasce naturalmente em organizações pequenas por meio da visão de seus fundadores e gestores que utilizam como base suas experiências positivas ou negativas ou até seu estudo pregresso.

Em empresas com muitos funcionários, no entanto, ela se dá até por força de leis e especialmente com a instalação das CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes.

A CIPA é uma comissão formada por representantes do empregador e do empregado que tem a missão de preservar a saúde e a integridade física dos trabalhadores e de todos aqueles que interagem com a organização (Dionísio, 2010).

  1. Implantações das áreas de medicina e de segurança nas empresas.

O número de gestores que desdenha dos benefícios de sistemas de saúde e segurança é muito grande e, desta forma, organizações de classe, organismos internacionais e setores específicos do governo atuam diretamente estimulando  e obrigando a implantação. Dentre as principais, destacam-se:

  • Sociedade Brasileira de Cardiologia (departamento de Hipertensão arterial): organização que implementa planos e ações educativas e de apoio às pessoas em geral, além de profissionais de saúde, com o intuito de mostrar à população como aumentar a qualidade de vida por meio da prevenção contra doenças cardiovasculares.
  • Fundacentro: órgão que tem finalidade a realização de estudos e a pesquisas relativas aos problemas de segurança, higiene, meio ambiente e medicina do trabalho. Esse respectivo organismo está vinculado ao Ministério do Trabalho (MT);
  • Ministério do trabalho e Emprego e Ministério da Saúde: entidades do Governo federal provedoras de políticas, programas e ações de sustentação permanente frente às necessidades e requisitos das suas áreas de atuação;
  • Organização Pan-Americana da Saúde: è um órgão internacional de saúde pública. Seu objetivo é coordenar os esforços estratégicos de colaboração entre os estados-membros e outros parceiros com o intuito de manter o equilíbrio na saúde, combater doenças, elevar a qualidade de vida e a aumentar a expectativa de vida dos povos das Américas;
  • Organização Internacional do Trabalho (OIT): é uma agência multilateral às questões do trabalho, ligada à Organização das Nações Unidas (ONU);

QUESTÕES

1 - De acordo com a OIT, qual a expressão que melhor define o significado do ajustamento ao trabalho?

A) Colocar a pessoa certa no lugar certo;

R: Quando ajusta uma pessoa ao cargo certo

 2 - A prevenção de doenças  ocupacionalmente induzidas, além de envolver a proteção contra os riscos bem conhecidos, envolve:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (102.9 Kb)   docx (18.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com