TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Situação Do Ensino De Gramática Nas Escolas

Por:   •  9/4/2023  •  Resenha  •  684 Palavras (3 Páginas)  •  31 Visualizações

Página 1 de 3

 A situação do ensino de gramática nas escolas

“O estudo de Neves (1990), em pesquisa feita com 170 professores de ensino fundamental (5° à 8° séries) e ensino médio no estado de São Paulo.” –

Segundo Neves o resultado se deu através de pesquisas que foram feitas no estado de São Paulo, ele deixa bem claro que essa situação ocorre em todo país

Por mais que a pesquisa tenha sido realizada apenas no estado de São Paulo, ao analisarem essa mesma questão em outros estados poderá perceber que a situação realmente acontece em outros estados.

Foram levantadas algumas questões relacionadas ao ensino de gramática, em que os resultados não foram satisfatórios, por mais que a maioria dos professores ainda tem a consciência de que o ensino de gramática deve passar por algumas mudanças, não conseguem mudar de estratégia e  continuar seguindo o mesmo padrão utilizado há muitos anos pelas escolas. E com essa situação os alunos apresentam muitas dificuldades em relação a sua aprendizagem, pelo fato de que os professores continuam adotando a gramática normativa, privilegiando o ensino prescritivo da língua e desconsiderando formas que propicia o ato comunicativo, e acaba envolvendo vários motivos para que o aluno não compreenda a gramática, fazendo com que o mesmo termine todo o seu processo escolar básico sem conseguir absorver o que foi ensinado . Nessa mesma pesquisa ele vai aborda sobre “Para que se ensina a gramatica”, onde 50% dos professores falam que é pelo bom desempenho (melhor expressão, comunicação) será se realmente so a gramatica vai ajudar com que o aluno consiga se comunicar e expressar melhor? 30% é sobre a questão normativa do padrão culto, 20% em relação a aquisição das estruturas da língua, e menos de 1% dos professores dão aula apenas para cumprir o programa.

Podemos perceber através dessas pesquisas que a desvalorização da gramática ocorre numa porcentagem maior do que a declarada. 

Para que se usa a gramática que é ensinada?”

“Neves registra que a maioria das indicações se liga ao melhor desempenho linguístico, registrado como “falar e escrever melhor” e ligado ao sucesso na vida prática.”

Não há dúvida de que se deve ensinar a gramatica normativa nas aulas de língua portuguesa, embora sabe-se perfeitamente que ela em si não ensina ninguém a falar, ler e escrever com precisão (Antunes,2007 p.53).

Portanto, para que o aluno saiba falar e escrever melhor, ele precisara de outras informações como leitura, interpretação, compreensão, conhecimento, para que possa ter um bom aproveito, portanto há alguns professores que defendem somente o uso da gramatica normativa, achando que se os alunos aprenderem somente as regras da gramatica , os alunos estariam aptos a produzirem bons textos e sucesso na vida prática, e não é bem assim e também  muitas vezes a gramatica é usada para nada também.

No texto aborda sobre o ensino de gramatica (teoria) aparece como algo desligado, e há uma pergunta. “Porque a insistência nesse tipo de atividade em sala de aula? O professor só está preocupado que os alunos acertem atividades em sala de aula, mas como que os alunos vão aprender se não é ensino a teoria? Ele pode muitas vezes ate acertar, mas não pelo conhecimento que ele tem do conteúdo, mas sim através de respostar da internet dentre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (55.3 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com