TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Solução De Prevenção Ao Bullying Dentro Do Ambiente Escolar

Por:   •  12/9/2023  •  Dissertação  •  389 Palavras (2 Páginas)  •  36 Visualizações

Página 1 de 2

Solução de prevenção ao bullying dentro do ambiente escolar como garantia de proteção aos direitos da criança e do adolescente

A palavra bullying originou-se do inglês “bull” que significa “valentão”. Quem o pratica, geralmente, sente-se superior a vítima a qual sofre atos agressivos, que podem causar tanto danos físicos como psicológicos.

No ambiente escolar esse tipo de intimidação, que consiste em violência, ameaças, agressões físicas, verbais ou psicológicas recorrentes, é comum e atinge crianças e adolescentes devido a cor da pele, por possuir algum tipo de deficiência, pela orientação sexual, aparência, hábitos, etc.

As vítimas de bullying tendem a sofrer silenciosamente e podem apresentar mudanças bruscas de comportamento, como perda de apetite, depressão, ansiedade, medo de ir para a escola, isolamento, insônia, pensamentos suicidas, dentre tantos outros.

Em virtude disso, é preciso que o a equipe docente esteja sempre atenta ao comportamento dos alunos para que, caso identifique alguma das situações ora referidas, desenvolva estratégias de resolução do problema.

O espaço escolar deve oferecer condições para que crianças e adolescentes sintam-se seguros e protegidos. Uma das melhores maneiras de propiciar essas garantias é prevenir a ocorrência do bullying dentro das escolas, através de ações focadas no assunto.

Uma boa estratégia e trabalhar com os alunos durante um período de tempo, que pode se estender durante um mês, o tema “diferenças”. Com esse projeto a comunidade escolar pode participar de debates, palestras, sessões de cinema, teatro, dentre outros. O foco central é evitar a pratica do bullying mostrando aos alunos o valor que cada ser humano tem, bem como expondo as consequências desse ato para as vítimas e para os agressores.  

Essas inciativas devem ter como principal objetivo promover a criação de um ambiente positivo, seguro, que respeite as diferenças e crie um espaço de diálogo, uma cultura de paz, empatia e respeito livre de bullying.

REFERÊNCIAS

Bullying: como identificar, combater e prevenir na sala de aula. Disponível em: <https://blog.conexia.com.br › bullying>. Acesso em: 03 de ago. de 2023.

CARTILHA DE PREVENÇÃO E COMBATE AO BULLYING ... Disponível em: <https://educa.campinas.sp.gov.br › sites › files>. Acesso em: 06 ago. de 2023.

Cartilha: Escola Livre de Bullying - Seduc – MT. Disponível em:

<https://www3.seduc.mt.gov.br › documents › E...>. Acesso em 02 de ago. de 2023.

Entenda como resolver e prevenir o bullying na escola. Disponível em: <https://www.proesc.com › Inicio › Gestão Escolar>. Acesso em: 03 de ago.de 2023.

         

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (47.6 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com