TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Sustentabilidade e Gestão de Riscos na Cadeia de Suprimentos

Por:   •  26/11/2023  •  Dissertação  •  1.290 Palavras (6 Páginas)  •  34 Visualizações

Página 1 de 6

Atividade INDIVIDUAL

Sustentabilidade e Gestão de Riscos na Cadeia de Suprimentos

        

Matriz de respostas

Disciplina: Sustentabilidade e Gestão de Riscos na Cadeia de Suprimentos

Módulo:

Estudante: Gabriela Silva de Andrade

Turma: 1023 - 1

Introdução

     

     Dissertarei sobre a empresa brasileira Ambev, fabricante de bebidas.

     A Ambev nasceu em 1999, com a fusão entre a Companhia Antarctica Paulista e a Companhia Cervejaria Brahma. A Ambev é uma empresa de capital aberto, sediada em São Paulo, porém, atualmente a Ambev tem operações em mais de 15 países além do Brasil: Canada, Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai, Uruguai, Guatemala, Republica Dominicana, Cuba, Panamá, Barbados, Nicaragua, Sanit Vicent, Dominica e Antigua.

     Desde 2014 a empresa faz comitês multidisciplinares para decidir programas a longo prazo pensando no meio ambiente, consumo responsável, ética e outros temas aliados a estratégia e conceito ESG - Environmental, Social and Governance (Ambiental, Social e Governança). Trata-se de uma visão estratégica e multi-stakeholder para criação de valor a longo prazo, priorizando o impacto socioambiental positivo e transformador. A Ambev além de ter esse conceito ESG como base, também procura trabalhar sempre de forma sustentável, preservando os recursos naturais e o cuidado com as pessoas e comunidades.

Elos da cadeia de suprimentos

     Segundo POIRIER (2001), a Gestão da Cadeia de Suprimentos abrange todo o movimento desde o planejamento da matéria prima até o ponto de consumo, levando em conta o aumento da competitividade.

     Um dos maiores desafios para atuar no mercado de cerveja é a estratégica de distribuição. Os produtos da Ambev passam por uma operação logística de grande escala antes de chegar ao consumidor final. Para que as bebidas cheguem até as mesas dos bares, prateleiras dos supermercados e casas a empresa utiliza diferentes estratégias de transporte, desde a cabotagem, corredores logísticos e principalmente a terceirização de frotas rodoviárias. Por se tratar de bebidas, para que o produto chegue “gelado”, por vezes a empresa utiliza o modal aéreo para as cargas mais urgentes. A Ambev possui uma frota de caminhões com aproximadamente 3.100 veículos de empresas terceirizadas, uma das maiores do país.

     Centro de Distribuição Direta (CDD) – A primeira e principal estratégia logística da empresa é referente a sua estrutura física de Centro de Distribuição Direta (CDD). A empresa tem mais de 100 centros de distribuição, conhecidos como CDD. Toda essa estrutura faz com que a Ambev esteja próxima de todas as cidades brasileiras fazendo com que seus produtos cheguem de maneira mais ágil ao ponto de consumo. A justificativa da empresa para manter um grande número de centros de distribuição está na garantia da qualidade do produto. Para eles, manter um estoque com grande quantidade pode alterar a qualidade, prejudicando diretamente a satisfação do cliente final. Dessa forma a empresa optou por manter um estoque descentralizado “pulverizando o atendimento” a bares e varejo. Desse modo, a empresa faz com que por toda extensão territorial os clientes possam consumir o mesmo produto o mais “fresco” possível. Com a adoção da estratégia do CDD possibilitou a Ambev uma maior ocupação dos veículos de entrega, aumentou o número de volumes entregues por ponto de venda e otimizou as rotas de transporte.

Gestão estratégica da cadeia de suprimentos

     A Ambev pratica a Logística Reversa, considerada a maior cervejaria do mundo ela tem uma enorme responsabilidade Ambiental quando se trata de resíduos que são gerados através dos seus produtos, principalmente em relação as embalagens de vidro. A criação foi em 2018 Junto a startup Green Mining. As duas juntas criaram um algoritmo que faz o mapeamento de pontos de geração de resíduos pós-consumo. Em todas as areas que são identificados um grande volume de material é instalado um HUB, o material fica armazenado lá até atingir sua capacidade, quando, então, é enviado a usinas e empresas de reciclagem. O trabalho é feito com coletores que percorrem os estabelecimentos cadastrados da região e levam o material para o HUB. De lá, seguirá para a Fábrica de Vidros da Ambev, em Campo Grande, onde tudo será processado e transformado em novas garrafas. Até o momento, a Green Mining coletou mais de 1400 toneladas de embalagens e evitou mais de 240 toneladas de emissões de CO2.

Sustentabilidade na cadeia de suprimentos

     Atualmente um dos maiores assuntos tratados nas empresas de grande porte, principalmente é a Sustentabilidade, maneiras de fazer parte e colaborar com o meio ambiente para se tornar melhor vista e contribuir positivamente com o meio ambiente. A Ambev desenvolve várias iniciativas para essa questão. Possui uma plataforma de tecnologia que gerencia todas as etapas da operação, a plataforma oferece aos motoristas diversas ferramentas com soluções para melhorar a alocação de transportes, otimizar as rotas de entrega e reduzir o impacto ambiental da emissão de gases poluentes, o intuito da otimização das rotas de entrega é que os caminhões ficam menos tempo circulando. Um dos grandes projetos que a Ambev implementa e parar gerar mais Sustentabilidade, é com o Projeto Colaborativo ou Frota Compartilhada. É um programa em parceria com outras empresas para otimizar as viagens dos caminhões que distribuem os produtos das companhias e assim diminuir a emissão de CO2. Os veículos depois de abastecer os centros de distribuição passam a fazer os trajetos de volta com as cargas dos parceiros. Isso que engloba a Gestão da Cadeia de Suprimentos, analisar todos os processos e de todas as etapas, otimizar de maneira consciente, seja custos e qualidade de vida e ambiental.

     De acordo com Ambev (2020), rodou-se mais de 2 milhões de km em sinergia com 31 parceiros, evitando a emissão de aproximadamente 2.700 toneladas de CO2.

Objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS)

     Como o compromisso da Ambev é com a construção de um mundo melhor, eles fazem parte do grupo de empresas que integram a Rede do Pacto Global das Nações Unidas (ONU).

 Essa iniciativa reúne companhias que, em parceria com a comunidade internacional, estão dispostas a trabalhar juntas para gerenciar negócios de forma sustentável.

 

     A Ambev criou uma Plataforma chamada Mundo Melhor, que trata diferentes temas como: água, Embalagem circular, Agricultura Sustentável, Mudança Climátiva, Empreendedorismo, Consumo responsável, diversidade e Inclusão, Equidade Racial, AMA e VOA. Com estas frentes, colocam foco em impulsionar o progresso na direção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, usando a escala e parcerias para gerar uma mudança positiva significativa.

Abaixo é possível ver uma das metas da empresa para o ano de 2025, pois, como citado anteriormente, eles trabalham com projetos a longo prazo,

     METAS DE SUSTENTABILIDADE PARA 2025


Nosso compromisso com a sustentabilidade é assumido publicamente por meio das metas que traçamos e divulgamos periodicamente. E, sempre que atingimos ou superamos alguma meta, estipulamos outra ainda mais desafiadora. Assim, seguimos aperfeiçoando continuamente os nossos índices de ecoeficiência para aumentar o nosso impacto positivo na sociedade.
 

[pic 1]

[pic 2]

Riscos na cadeia de suprimentos

     Quando se trata de greenwashing, muitas empresas dizem fazer parte dessa ação, porém, a grande questão é se realmente fazem ou se só usam isso para impactar positivamente o consumidor final. A empresa Ambev trabalha em cima dessa ação e recentemente Ela anunciou a primeira grande cervejaria carbono neutro do Brasil, em Ponta Grossa, no Paraná, além da maltaria de Passo Fundo, no Rio Grande do Sul. Essas duas fábricas atingiram 90% de redução das emissões, e os 10% restantes foram neutralizados pela aquisição de créditos de carbono. A companhia quer zerar as emissões de carbono em sua cadeia até 2040. 

Referências bibliográficas

https://exame.com/esg/metas-esg-ambev/

https://www.ambev.com.br/sustentabilidade

https://www.ambev.com.br/sobre-ambev

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (475.4 Kb)   docx (1.7 Mb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com