TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA – MÓDULO BÁSICO

Por:   •  23/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  772 Palavras (4 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

...............................................................................................................................

TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA – MÓDULO BÁSICO

PORTFÓLIO 01

A Samarco depois do desastre

...............................................................................................................................

Guarulhos

2016

PORTFÓLIO 01

A Samarco depois do desastre

Trabalho apresentado ao Curso Tecnologia em Logística  da Faculdade ENIAC para a disciplina  Modelos de Gestão.

Prof.

Guarulhos

2016

[pic 2]

Respostas

1) Não. Porque os danos ambientais refletirão negativamente não só para o meio ambiente, mas para a comunidade que foi afetada.

Além dos impactos ambientais e a destruição da comunidade, vidas foram  perdidas, a quais não tem como serem reparadas.

2) As empresas, de acordo com a Norma Iso 26000, tem responsabilidades sociais que é definida como:  “Responsabilidade de uma organização pelos impactos de suas decisões e atividades na sociedade e no meio ambiente, por meio de compartamento transparente e ético.

A norma de responsabilidade social é o ponto culminante de um processo de construção de um conceito que visa envolver toda organização em um compromisso de desenvolvimento não só econômico, mas também socioambiental. Constitui uma etapa importante da humanidade na perspectiva de consolidação do desenvolvimento sustentável.” (Livro BUP/Tecnologias da gestão-página 430).

3) Não. Temos vivenciado, mais do que nunca, em nosso país um caso atrás do outro de desvio de verbas públicas gerando “rombos” imensuráveis que estão afetando os cidadãos brasileiros. Porém, sabemos que dificilmente os responsáveis por tais desvios não serão punidos “nos rigores da lei”.

Assim como supra-citado, a mesma resolução se aplicará à Mineiradora Samarco, devido à sua “importância financeira” pagará multas e voltará a atuar normalmente.

4) Não acredito no pagamento total das multas estipuladas. Creio que farão um acordo e sairão ilesos de maiores responsabilidades.

5) A população – principalmente do Distrito de Bento Rodrigues – foi a maior prejudicada pelo desastre ambiental (que foi o maior dentre outros nos últimos 100 anos, de acordo com o “site Terra”).

O rompimento da barragem da Samarco, levou junto com seus rejeitos, moradias da comunidade e ainda mais: roubou a honra, dignidade e no caso de alguns, seus entes queridos, cuja dor nunca será esquecida.

6) Creio que para os que foram prejudicados, não, mas talvez para um parcela dos brasileiros “esquecidos” pode ser que isso aconteça. Assim como alguns esquecem dos políticos corruptos e votam neles novamente pode ser que aconteça uma similaridade em relação à Samarco.

A empresa já tem propagado em rede nacional seu “apoio” às pessoas de Mariana; de repente, se tudo ocorrer como o de habitual em nosso país, em no máximo um ano, a mesma retornará a atuar em Minas Gerais.

7) Ambas têm parcela de culpa. Tanto a empresa quanto o governo sabiam que a quantidade de  somente 4 técnicos não seria suficiente para verificar as 300 barragens existentes.

Conclusão

“Fundada em 1.977, a mineradora Samarco é uma empresa brasileira, é a 10ª maior exportadora do país e fabrica pelotas, matéria-prima para fabricação de minério de ferro. Sua capacidade de produção é de 30,5 milhões de toneladas de pelotas de minério de ferro por ano.

É controlada por duas partes iguais por dois acionistas: BHP Billiton Brasil Ltda. e Vale S.A.

Foi responsabilizada pelo maior desastre ambiental do Brasil, que ocorreu em 05 de novembro de 2015, na cidade de Mariana, Distrito de Bento Rodrigues, Minas Gerais. Calcula-se que o volume dos rejeitos despejados chegam a 50 a 60 milhões de m3, equivalente a 600 km de trajeto seguidos pelo material.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (106.3 Kb)   docx (53.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com