TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A TECNOLOGIAS E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

Por:   •  28/9/2021  •  Artigo  •  11.267 Palavras (46 Páginas)  •  123 Visualizações

Página 1 de 46

TECNOLOGIAS E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO: uma área científica orientada às necessidades de conhecimento dos profissionais envolvidos na contínua transformação das organizações através das tecnologias da informação

INFORMATION SYSTEMS AND TECHNOLOGY: a scientific area oriented to the knowledge needs of professionals involved in the continuous transformation of organizations through information technology

João Álvaro Carvalho Departamento de Sistemas de Informação e Centro Algoritmi Escola de Engenharia Universidade do Minho, Portugal

jac@dsi.uminho.pt

RESUMO

Tecnologias e sistemas de informação é a área científica de enquadramento para aqueles que se interessam, académica ou profissionalmente, pela adopção e exploração de tecnologias da informação no contexto das organizações ou da sociedade. É uma área que emergiu como consequência da importância que as TI tem vindo a assumir nas actividades humanas que envolvem alguma forma de processamento de informação. Dada a sua forte interligação com outras áreas, as suas fronteiras são de difícil delimitação. As actividades dos profissionais de TSI e as suas necessidades de conhecimento são usadas neste artigo como critério para definir o âmbito da área científica. Assim, após uma caracterização das actividades profissionais de TSI, são apresentados os grandes grupos que constituem o corpo de conhecimento da área e são apresentados os principais métodos de I&D usados na produção de novo conhecimento cientificamente válido.

PALAVRAS-CHAVE: Tecnologia da informação. Sistemas de informação. Perfis profissionais. Organização do conhecimento.

  1. INTRODUÇÃO

Tecnologias e sistemas de informação (TSI) é a designação usada neste artigo para referir a área científica de enquadramento para aqueles que se interessam, académica ou profissionalmente, pela adopção e exploração de tecnologias da informação (TI) no contexto das organizações ou da sociedade. Também designada por sistemas de informação ou sistemas de informação de gestão (management information systems - MIS), esta área científica não é fácil de delimitar. Poderá dizer-se que a área emerge como consequência da importância que as TI tem vindo a assumir nas actividades humanas que envolvem alguma forma de processamento de informação, particularmente no contexto organizacional, mas não só. A área está alicerçada em saberes construídos em áreas da tecnologia (informática), das ciências humanas (cognição, linguagem) e das ciências sociais (informação, comunicação, comportamento organizacional, organização, economia). Ao longo dos anos, vários debates têm posto em evidência a dificuldade em identificar “o” objecto desta área científica e a grande (talvez exagerada) diversidade de métodos de I&D que são usados nas actividades que visam expandir o corpo de conhecimento da área. Por estas razões, a própria identidade da [pic 1] Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.

DOI 10.5007/1518-2924.2010v15nesp2p1

área científica tem sido posta em causa. De qualquer modo são muitos os artigos que se debruçam sobre a sua natureza, problemas e desafios (BANVILLE et al., 1989, KHAZANCHI; MUNKVOLD, 2000, NIEDERMAN, 2007, SIDOROVA et al. 2008, HARDAWAY; MATHIEU; WILL, 2008, NEVO; NEVO; EIN-DOR, 2009)

Para efeitos da caracterização da área científica de TSI, vão ser distinguidos três aspectos complementares: (i) o corpo de conhecimento da área; (ii) os métodos de I&D usados por aqueles que contribuem para o desenvolvimento daquele corpo de conhecimento; (iii) as actividades profissionais cuja capacidade para criar valor dependem daquele corpo de conhecimento.

Assume-se ainda que as actividades dos profissionais de TSI constituem critério adequado para definir o âmbito da área científica. Compreendendo as necessidades de conhecimento destas actividades será possível delimitar o corpo de conhecimento da área. E também compreender a diversidade de fenómenos/objectos de interesse e de métodos de I&D utilizados.

Assim, seguindo aquela perspectiva, apresentam-se e justificam-se as principais actividades profissionais que são da competência dos profissionais de TSI, serão apresentados os grandes grupos que constituem o corpo de conhecimento da área e será apresentada uma justificação para a utilização de uma gama alargada de métodos de I&D usados na produção de novo conhecimento cientificamente válido.

  1. MISSÃO DOS PROFISSIONAIS DE TSI

A utilização das TI não é um fim em si mesmo. As TI são necessárias e úteis nas organizações na medida em que contribuem para a sua eficácia, eficiência e sustentabilidade. As TI são pois instrumentais nas actividades das organizações. É no entanto inegável que os desenvolvimentos e inovações ao nível das TI têm sido o motor de muitas das mudanças a nível das organizações e da sociedade. Do mesmo modo que no século XVIII a máquina a vapor desencadeou a evolução que levou às mudanças hoje em dia designadas por revolução industrial, o computador moderno desencadeou no século XX a evolução que nos trouxe para a sociedade da informação. Se no primeiro caso esteve em causa a amplificação das capacidades físico-motoras dos seres humanos, o que agora está em causa é a amplificação das suas capacidades cognitivas. Justifica-se assim o emergir de uma nova área científica em que as TI são centrais a um conjunto de fenómenos organizacionais e sociais e a um conjunto de intervenções que, em última análise, estão relacionadas com o bem estar das organizações e da sociedade.

As TI estão presentes em situações organizacionais que envolvem informação. Trata-se portanto de situações de natureza humana e social já que a informação é, também ela, um fenómeno humano e social. Lidar com a adopção e exploração das TI nas organizações envolve pois um corpo alargado de conhecimento de natureza multidisciplinar, abrangendo aspectos tais como: as TI; a informação; os fenómenos humanos e sociais associados à produção, processamento e utilização da informação; os fenómenos da adopção e utilização das TI; aspectos comportamentais, ao nível dos indivíduos, dos grupos, das organizações relevantes para os contextos da adopção e utilização das TI e suas aplicações; os métodos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (79.7 Kb)   pdf (390.2 Kb)   docx (177.9 Kb)  
Continuar por mais 45 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com