TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A TRANSFORMAÇÃO DIGITAL

Por:   •  6/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.572 Palavras (7 Páginas)  •  51 Visualizações

Página 1 de 7

Atividade individual

        

Matriz de análise

Disciplina: TRANSFORMAÇÃO DIGITAL

Módulo: 01,02,03,04

Aluno:

Turma: 2

Tarefa: Escolher uma organização que tenha implementado a transformação digital nos seus processos ou modelo de negócio.

INTRODUÇÃO

Apresente as suas considerações iniciais sobre a empresa escolhida.

     Optei por falar do iFood, pois a considero uma das empresas mais transformadoras da última década.

 A empresa revolucionou o mercado alimentício, juntando tecnologia, inovação, transformou a forma dos clientes pedirem comida se tornando uma Foodtech, saindo de um disk pedido telefônico, com cardápio impresso, para uma plataforma integrada que conecta, clientes, restaurantes e entregadores de forma rápida, levando alimentos, produtos até a casa das pessoas.

Estudando sobre a empresa, é nítido observar como ela veio se modificando, inovando e se enquadra nos vários conceitos e tópicos que aprendemos nas aulas deste módulo

NOME DA ORGANIZAÇÃO

Apresente a organização escolhida e informe se é brasileira ou estrangeira.

 A empresa escolhida é o iFood, uma companhia Brasileira.

DESCRIÇÃO DA ORGANIZAÇÃO

Informe área de atuação, tempo de existência, resumo do processo de transformação digital e a sua forma de implementação.

O iFood é uma empresa brasileira que nasceu em maio de 2011, em um formato nada digital, mais que tinha como objetivo melhorar a experiência do delivery de comida.

A empresa sediada em São Paulo, foi criada pelos sócios Patrick Sigrist, Eduardo Baer, Guilherme Bonifácio e Felipe Fioravante.

 Um ano após sua Fundação a empresa já abandonava o papel e partia para tecnologia, lançando seu site e o aplicativo com versões para Android e IOS.

Em 2013 a empresa que iniciou com 12 mil pedidos mês, passou a receber 113 mil pedidos. O iFood seguiu crescendo e após algumas fusões em 2016 já recebia 2,8 milhões de pedidos mensais, com um modelo logístico consolidado em 2018 chega a marca dos 13 milhões de pedidos transitados em sua plataforma e em 2019 com investimentos em inteligência artificial chega a marca dos 20 milhões pedidos segundo fonte do site institucional da marca (https://institucional.ifood.com.br/ifood/). 

PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DE NOVAS TECNOLOGIAS AOS PROCESSOS INTERNOS

Informe se a organização escolhida é uma nova empresa e indique as tecnologias-chave utilizadas para a transformação digital.

Em uma das aulas, foi abordado o quanto a pandemia impulsionou o processo de transformação digital na maioria das empresas, e o iFood sem dúvida foi uma das empresas que fez esse movimento.

Durante a pandemia, a empresa chegou a ter um aumento de 250% de seus pedidos e não parou por aí, com o isolamento a empresa ampliou seu negócio olhando para seguimento de supermercado. Quando fiz essa pesquisa lembrei de uma frase que o professor citou na aula que diz: “transformação digital é comportamento, é atitude” (Chamovtz, 2022) e o iFood ao longo dos anos, vem demonstrando isso.

 “Na Nova Economia, a inovação é o motor do crescimento” (Henriques,2022).

O iFood possue equipes de profissionais que pensam no futuro, se arriscam em ideias, criam projetos, testam, melhoram até descobrir o caminho, bem alinhado ao conceito de Designer Think, de pensar fora da caixa.

Resultado disso é que a empresa já está em teste com projetos para realizar entregas de comida por Drone, vem desenvolvendo um Robô ADA para transporte de alimento e um IFood Box para armazenamento prévio das entregas nos condomínios.

BENEFÍCIOS E VANTAGENS

Informe os benefícios e as vantagens identificados no novo modelo de negócio. Caso seja uma nova empresa, apresente as vantagens em relação à indústria em que atua.

  De acordo com a pesquisa realizada, observamos que o modelo canvas de negócios, do iFood é um modelo multiplo, que beneficia tanto quem quer pedir comida, como os restaurantes que atuam com a modalidade de entrega.

Tudo ao seu alcance, através das APIs, integrações, o iFood é uma plataforma que utiliza essa automatização para conectar, restaurantes, clientes, métodos de pagamento e entregadores em tempo real.

O app é só um dos produtos do iFood, a empresa ainda conta com soluções de mercado, onde o estabelecimento realiza suas realiza suas compras e o entregador leva até sua casa. iFood Shopping, uma loja online com tudo o que a restaurante precisa. iFood Refeição um vale refeição digital e flexível e muito mais, conforme consta em seu site. (https://institucional.ifood.com.br/ifood).

Na figura abaixo apresento a imagem do modelo canvas de negócio do iFood.

[pic 1]

Figura 1: Modelo Canvas de Negócio do iFood

(https://octanage.com/podcast/2020/nubank-ifood-canvas-modelo-negocios/)

CULTURA ORGANIZACIONAL

Informe, de modo sucinto, os aspectos relacionados à inovação e às práticas ágeis de gestão.

Visitando o site do iFood, temos acesso ao Deck da cultura da empresa que aborda que o segredo dos resultados se deve ao fato de promover uma cultura empresarial de valores, inovação e resultados.

“ Vivemos cada um de nossos valores na prática, todos os dias, e construímos juntos e juntas uma cultura com a cara do iFood: pioneira, tecnológica, disruptiva, transparente e apaixonante. ” (https://empresas.ifood.com.br/cultura-do-ifood#).

TRANSFORMAÇÕES NO CORPO GERENCIAL

Apresente alterações como novo perfil de pessoas, novo modelo de liderança, estratégias e ações modificadas. Caso se trate de uma nova organização, informe os modelos de liderança, as ações e as estratégias utilizadas.

Dentre os principais investidores do iFood, estão a Movile que é quem Investe e desenvolve negócios de tecnologia. A prosus Grupo global de internet e uma das maiores investidoras de tecnologia no mundo. A Just Eat Serviço de pedidos e entregas de comida on-line.

Atualmente a empresa tem como CEO, desde o ano de 2019 Fabricio Bloisi.

Com proposito de impulsionar e conectar o ecossistema para gerar novos negócios com startups em outubro de 2021 o iFood criou o portal iFood Labs para buscar projetos de startaps em todo pais, nesse espaço digital o hub de inovação que testa, codesenvolve e investe em nossas soluções para o mercado de delivery.

Mensalmente é realizado o Pitch Day para que novas startups possam apresentar seus projetos para os executivos da empresa avaliarem.

TÉCNICAS E FERRAMENTAS

Informe as técnicas e ferramentas utilizadas no processo de implementação da transformação digital na organização.

Durante as aulas, estudamos sobre as tendências da tecnologia e dentre elas, está o uso da tecnologia para enfrentar os desafios da sustentabilidade.

Destaco o ambicioso projeto iFood Regenera onde a empresa tem como objetivo atuar em duas frentes que são : (I) acabar com a poluição plástica das suas operações de delivery, (II) tornar-se neutra na emissão de carbono até 2025. Para atingir a meta a empresa contas com as seguintes iniciativas: investimento em veículos elétricos, pesquisa e desenvolvimento e embalagens sustentáveis e em cooperativas de reciclagem para ampliar sua capacidade produtiva e melhorar a renda dos cooperados.

“O iFood Regenera chegou com o objetivo de ir além da eliminação do plástico e neutralização do CO2, queremos devolver para o meio ambiente mais do que consumimos dele”, diz o executivo Gustavo Vitti, vice-presidente de Pessoas e Soluções Sustentáveis no iFood.

CONCLUSÃO

Finalize o seu texto destacando os principais pontos da sua reflexão sobre o caso escolhido.

Escolhi o iFood, por ser uma empresa Brasileira que vem se transformando e investindo em tecnologia e inovação ao longo dos últimos anos.

Ao realizar a pesquisa sobre a empresa, percebi o quanto ela é aderente a todos os conceitos e tópicos que estudamos em sala de aula. O iFood tem atuando nos cinco pilares da transformação digital, focando em seus clientes, competição, dados, inovação e valor.

Com investimento em novas tecnologias, inovação e expansão o iFood é uma Foodtech que aplica tecnologia ao universo da alimentação, sendo referência na américa latina, presente no Brasil e na Colômbia.

“Nascemos como uma empresa de delivery, mas nosso futuro será completamente diferente. Seremos ainda mais relevantes na cadeia de alimentação, levando comida mais barata, com mais qualidade e mais eficiência para os brasileiros”. (Henriques,2022)

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

INOVAÇÃO: como o iFood cultiva hoje o crescimento de amanhã: Na Nova Economia, a inovação é o motor do crescimento. Bruno Henriques, VP de Growth do iFood, explica como a foodtech descobre hoje os novos mercados de amanhã. [S. l.]: Bruno Henriques, 8 fev. 2022. Disponível em: https://news.ifood.com.br/inovaca-como-o-ifood-cultiva-hoje-o-crescimento-de-amanha/. Acesso em: 21 maio 2022.

PENSOU iFood, pensou na FoodTech referência na América Latina: Comida é a nossa paixão. Tecnologia, o nosso talento. [S. l.], 1 mar. 2022. Disponível em: https://institucional.ifood.com.br/ifood/. Acesso em: 21 maio 2022.

CONHEÇA a história do iFood, maior especialista em food tech do Brasil. [S. l.], 30 out. 2021. Disponível em: https://www.ibnd.com.br/blog/conheca-a-historia-do-ifood-maior-especialista-em-food-tech-do-brasil.html. Acesso em: 21 maio 2022.

IFOOD cria portal iFood Labs para buscar projetos de startups de todo o país. [S. l.], 5 out. 2021. Disponível em: https://news.ifood.com.br/ifood-cria-portal-ifood-labs-para-buscar-projetos-de-startups-de-todo-o-pais/. Acesso em: 21 maio 2022.

PIAZZA, ANDRE. IFood e Nubank: Entenda o Canvas do Modelo de Negócios. [S. l.], 2 ago. 2020. Disponível em: https://octanage.com/podcast/2020/nubank-ifood-canvas-modelo-negocios/. Acesso em: 21 maio 2022.

DECK de Cultura do iFood: Quer saber qual o segredo do Ifood para transformar o mercado com produtos e soluções inovadoras e ainda crescer mais de 400% em 1 ano? A resposta é uma cultura empresarial que promove valores de inovação e resultados. iFood - a maior Food tech da América Latina, abre as portas para falar sobre seus valores e o perfil dos profissionais que buscam embarcar na missão de Alimentar o Futuro do Mundo. Baixe aqui o Deck de Cultura do iFood e entenda a cultura da maior Food tech da América Latina.. [S. l.]. Disponível em: https://empresas.ifood.com.br/cultura-do-ifood#. Acesso em: 21 maio 2022.

IFOOD Regenera: empresa anuncia programa com metas ambiciosas para ir além do delivery com zero impacto ambiental: Empresa investirá em inovação, pesquisa e desenvolvimento para se tornar referência em operação de delivery sem impacto ambiental. [S. l.], 29 jul. 2021. Disponível em: https://news.ifood.com.br/ifood-regenera-empresa-anuncia-programa-com-metas-ambiciosas-para-ir-alem-do-delivery-com-zero-impacto-ambiental/. Acesso em: 21 maio 2022.

PERFIL DE EXECUTIVOS. [S. l.],. Disponível em: https://news.ifood.com.br/perfil-de-executivos/. Acesso em: 21 maio 2022.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)   pdf (224.9 Kb)   docx (1.4 Mb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com